Dissertações de Mestrado em Psicologia

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    Conformidade com as Normas Masculinas Tradicionais e Associações com Ansiedade, Depressão e Qualidade Relacional: estudo exploratório
    (ISMT, 2025-01) Santos, Sara Catarina Troia; Fonseca, Gabriela (Orientadora)
    O presente estudo exploratório pretendeu contribuir para o estudo da influência da conformidade com as normas masculinas tradicionais na saúde mental e nos relacionamentos conjugais de homens em Portugal. Os dados foram recolhidos através do preenchimento de um protocolo de investigação online que incluiu os seguintes instrumentos: Inventário de Conformidade com as Normas Masculinas – versão reduzida de 22 itens (CMNI; Mahalik et al., 2003; versão portuguesa de Leitão, 2015); Inventário de Componentes de Qualidade Relacional Percebida (PRQC; Fletcher et al., 2000; Crespo et al., 2008) e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (DASS; Lovibond & Lovibond, 1995; Pais-Ribeiro et al., 2004). Participaram nesta investigação 60 homens heterossexuais portugueses (Midade = 43,75; DP = 11,63) que se encontravam em relações de coabitação com as suas parceiras. Os resultados obtidos indicaram a existência de associações entre a conformidade com as normas masculinas tradicionais e as variáveis ansiedade e qualidade relacional. Mais especificamente, a adesão a normas masculinas que preconizavam a homofobia que se mostrou negativamente associada à ansiedade, e a adesão a normas relativas às dimensões violência e playboy que se mostraram negativamente associadas à qualidade relacional. Este estudo reforça a importância de abordar a complexidade das normas masculinas tradicionais na prática e investigação clínica, de modo a promover masculinidades mais saudáveis que beneficiem a saúde mental e a qualidade das relações de homens e de mulheres. | This exploratory study aimed to contribute to the study of the influence of conformity to traditional masculine norms on the mental health and marital relationships of men in Portugal. Data was collected by completing an online research protocol that included the following measures: Conformity to Masculine Norms Inventory - short version of 22 items (CMNI; Mahalik et al., 2003; Portuguese version by Leitão, 2015); Inventory of Perceived Relational Quality Components (PRQC; Fletcher et al., 2000; Crespo et al., 2004) and the Depression Anxiety Stress Scales (DASS; Lovibond & Lovibond, 1995; Pais-Ribeiro et al., 2004). Sixty Portuguese heterosexual men (Mage = 43,75; SD = 11,63) who were in cohabiting relationships with their partners took part in this research. The results showed associations between conformity to traditional masculine norms and the variables anxiety and relationship quality. More specifically, adherence to masculine norms that advocated homophobia was negatively associated with anxiety, and adherence to norms relating to the dimensions of violence and playboyism was negatively associated with relationship quality. This study reinforces the importance of addressing the complexity of traditional masculine norms in clinical practice and research, to promote healthier masculinities that benefit men's and women's mental health and relationship quality.
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    Relatório de Equivalência ao Mestrado em Psicologia Clínica
    (ISMT, 2025-01) Costa, Adelaide Ferreira Dias da; Fernandes, Daniela (Orientadora)
    O presente relatório é elaborado com o objetivo de obtenção da equivalência ao grau de Mestre em Psicologia Clínica, na área de especialização em Terapias Cognitivo Comportamentais, de acordo com o regime especial de acreditação da formação académica e da experiência profissional, previsto no Regulamento Geral de Avaliação e Procedimentos Académicos do Instituto Superior Miguel Torga para os cursos de 2º ciclo. O objetivo deste documento é descrever as atividades profissionais e formativas relevantes realizadas na área da Psicologia, desde a conclusão da Licenciatura em Psicologia em 2005 até o presente. O relatório está estruturado em três partes principais. Na primeira parte, apresenta-se uma exposição detalhada do currículo, destacando o percurso formativo e profissional no domínio da psicologia. A segunda parte apresenta a experiência profissional mais significativa, nomeadamente a atividade desenvolvida ao nível da prevenção de comportamentos aditivos e dependências bem como a intervenção psicológica desenvolvida junto de estudantes do ensino superior. De referir ainda a apresentação de uma história clínica sobre um caso clínico com o diagnóstico de perturbação de ansiedade social, acompanhada de uma proposta de intervenção e de uma reflexão crítica. Por fim, a terceira parte oferece uma reflexão conclusiva sobre o percurso profissional descrito, discutindo as principais linhas de atuação que emergem desta área de especialização. | This report has been drawn up with the aim of obtaining the equivalent of a Master's degree in Clinical Psychology, in the area of specialization of Cognitive Behavioural Therapies, in accordance with the special system for accrediting academic training and professional experience, provided for in the General Regulations for Assessment and Academic Procedures of the Miguel Torga Higher Institute for 2nd cycle courses. The aim of this document is to describe the relevant professional and training activities carried out in the field of Psychology, from the conclusion of the Psychology degree in 2005 to the present day. The report is structured in three main parts. The first part gives a detailed account of the curriculum, highlighting the training and professional career in the field of psychology. The second part presents the most significant professional experience, namely the activity developed in the prevention of addictive behaviors and dependencies, as well as the psychological intervention developed with higher education students. It is also worth mentioning the presentation of a clinical case with a diagnosis of social anxiety disorder, accompanied by a proposal for intervention and a critical reflection. Finally, the third part offers a concluding reflection on the professional path described, discussing the main lines of action that emerge from this area of specialization.
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    Avaliação do Risco em Violência Doméstica
    (ISMT, 2025-01) Oliveira, Jorge Alexandre; Pimentel, Inês (Orientadora)
    A presente investigação tem como objetivo central estudar, analisar e comparar as respostas de vítimas de Violência Doméstica, atendidas numa estrutura de apoio à Vítima, a dois instrumentos de avaliação de risco em utilização em Portugal. Em questão, a Ficha RVD-1L, que é utilizado pelas forças de segurança em Portugal (Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública) e o Danger Assessment, que é utilizado pelas estruturas de apoio à vítima de Violência Doméstica. Para além disso, é feita uma análise de conteúdo comparativa entre as duas escalas. | The main objective of this research is to study, analyze and compare the responses of victims of Domestic Violence, assisted in a Victim Support Structure, to two risk assessment instruments in use in Portugal. These are the RVD-1L Form, which is used by the security forces in Portugal (National Republican Guard and Public Security Police) and the Danger Assessment, which is used by support structures for victims of Domestic Violence. In addition, a comparative content analysis is carried out between the two scales.
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    Estilo Terapêutico, Vinculação e Personalidade em Psicoterapeutas: estudo exploratório
    (ISMT, 2024-11) Figueira, Sofia Medeiros Araújo Pacheco e; Vicente, Henrique (Orientador); Lemos, Laura (Coorientadora)
    A relação da vinculação e da personalidade no estilo terapêutico é um tema pouco explorado, especialmente na perspetiva do psicoterapeuta. Investigar como esses elementos se interligam é fundamental para entender como os terapeutas interagem com os seus pacientes conforme as suas características pessoais, permitindo aprimorar a prática terapêutica e atender às necessidades individuais. Este estudo analisa a relação entre traços de personalidade, vinculação e estilo terapêutico em psicólogos clínicos. Participaram 53 psicólogos de Portugal e Brasil, com formação em psicoterapia. Os resultados indicaram que a personalidade do psicoterapeuta se relaciona com o estilo de vinculação, com destaque para neuroticismo, extroversão e amabilidade. O estilo de vinculação também se relaciona com o estilo terapêutico: psicólogos com vinculação segura usam técnicas de insight e apoio/suporte. Psicoterapeutas com maiores níveis de amabilidade preferem simpatia e insight, enquanto os que têm maior abertura à experiência optam por apoio e ajustamento. Os que têm maiores níveis de neuroticismo utilizam o insight e percecionam a sua prática como duvidosa, enquanto os extrovertidos encaram a psicoterapia como uma forma de arte. Quanto à orientação teórica, terapeutas com vinculação segura têm formação em abordagens experienciais e sistémicas, enquanto os que têm mais amabilidade inclinam-se para a psicanálise. Por fim, psicoterapeutas psicanalíticos usam técnicas como insight e neutralidade, tendo uma visão da natureza humana que enfatiza a falta de controlo consciente e os cognitivo-comportamentais baseiam-se no apoio e ajustamento, percecionando a psicoterapia como uma forma de arte. Estes resultados confirmam que a vinculação e a personalidade do terapeuta se relacionam com o seu estilo terapêutico e têm um impacto mútuo. Assim, foi possível concluir que a vinculação e a personalidade associam-se ao estilo terapêutico do psicoterapeuta podendo esta influência ser bidirecional. Implicações deste estudo podem incluir num maior investimento na supervisão e terapia pessoal, de modo a tornar estas características em pontos fortes e únicos a serem utilizados pelo psicoterapeuta, bem como a desmistificação do psicólogo como uma entidade quase “robotizada” e clivada ainda percecionada pela sociedade atual. | The relationship between attachment and personality in therapeutic style is a topic that hasn´t been thoroughly explored, especially from the psychotherapist's perspective. Investigating how these elements interconnect is fundamental to understanding how therapists interact with their patients according to their personal characteristics, allowing them to improve their therapeutic practice and meet individual needs. This study analyzes the relationship between personality traits, attachment and therapeutic style in clinical psychologists. Fifty-three psychologists from Portugal and Brazil, trained in psychotherapy, took part in this study, the results indicating that the psychotherapist's personality is related to attachment style, with neuroticism, extroversion and agreeableness standing out. Attachment style is also related to therapeutic style: psychologists with secure attachment use insight and supportive techniques. Psychotherapists with higher levels of agreeableness prefer sympathy and insight, while those who are more open to experience opt for support and adjustment. Those with higher levels of neuroticism use insight and perceive their practice as dubious, while extroverts see psychotherapy as an art form. As for theoretical orientation, therapists with secure attachment are trained in experiential and systemic approaches, while those with more agreeableness lean towards psychoanalysis. Finally, psychoanalytic psychotherapists use techniques such as insight and neutrality, having a view of human nature that emphasizes the lack of conscious control, and cognitive-behavioral therapists are based on support and adjustment, perceiving psychotherapy as an art form. These results confirm that the therapist's attachment and personality are related to their therapeutic style and have a mutual impact. Thus, it was possible to conclude that attachment and personality are associated with the psychotherapist's therapeutic style and that this influence can be bidirectional. Implications of this study may include greater investment in supervision and personal therapy, in order to turn these characteristics into unique strengths to be used by the psychotherapist, as well as demystifying the psychologist as an almost “robotic” and cleaved entity still perceived by today's society.
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    Parentalidade Mindful durante o Período Pós-parto: o papel preditor da autocompaixão e da ligação mãe-bebé
    (ISMT, 2025-01) Bastos, Ana Rita Brás de Almeida; Fernandes, Daniela (Orientadora)
    Objetivos: O objetivo deste estudo foi compreender a contribuição de variáveis sociodemográficas e clínicas, autocompaixão e ligação mãe-bebé, na parentalidade mindful, numa amostra de mães durante o período pós-parto. Também foram exploradas as diferenças entre mães de nacionalidade portuguesa e nacionalidade brasileira nas variáveis de estudo. Método: Os participantes deste estudo foram 105 mães de bebés (0-12 meses) de nacionalidade portuguesa (83.8%) e brasileira (16.2%). O protocolo foi constituído por questionários de autorresposta (Escala de Autocompaixão – versão breve, Questionário de Ligação ao Bebé após o Nascimento e Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade – Versão Bebé respondidos online, e os dados analisados através do SPSS. Resultados: Os resultados demonstraram que a idade do bebé, a autocompaixão materna e a ligação mãe-bebé estão significativamente associados à parentalidade mindful, confirmando a hipótese de que as mães com níveis mais elevados de autocompaixão e uma ligação mãe-bebé mais funcional apresentam níveis superiores de parentalidade mindful. Conclusão: Intervenções clínicas focadas na promoção autocompaixão materna e uma ligação mãe-bebé funcional são importantes para promover a parentalidade mindful, durante o período pós-parto, particularmente nos primeiros meses. | Objectives: The aim of this study was to understand the contribution of sociodemographic and clinical variables, self-compassion, and mother-infant bonding to mindful parenting in a sample of mothers during the postpartum period. Additionally, differences between Portuguese and Brazilian mothers were explored across the study variables. Method: The study sample consisted of 105 mothers of infants (0-12 months), of Portuguese (83.8%) and Brazilian (16.2%) nationality. The protocol included self-report questionnaires (Self-Compassion Scale – Short Form, Postpartum Bonding Questionnaire, and Interpersonal Mindfulness in Parenting Scale – Infant Version) completed online, and data were analyzed using SPSS. Results: The results showed that the baby's age, maternal self-compassion and mother-baby bonding are significantly associated with mindful parenting, confirming the hypothesis that mothers with higher levels of self-compassion and a more functional mother-baby bond have higher levels of mindful parenting. Conclusion: Clinical interventions focused on promoting maternal self-compassion and a functional mother-baby bond are important for promoting mindful parenting during the postpartum period, particularly in the first few months.