Dissertações de Mestrado em Psicologia
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- ItemPeso, Insatisfação Corporal, Dietas e Patologia Alimentar: um contributo para a sua compreensão(ISMT, 2000) Pocinho, Margarida; Pinto-Gouveia, José (Orientador)
- ItemExperiências de Combate e a sua Relação com a Sintomatologia Associada à Perturbação Pós-Stress Traumático em Veteranos da Guerra Colonial Portuguesa(ISMT, 2009) Regadas, Débora Mónica de Almeida; Cunha, Marina (Orientadora); Carvalho, Teresa (Orientadora)Objectivos: O presente estudo avaliou a relação entre diversos aspectos objectivos e subjectivos inerentes às experiências de combate/guerra e sintomatologia associada à Perturbação Pós-Stress Traumático. Os instrumentos de auto-resposta utilizados na colheita dos dados foram analisados quanto às suas principais propriedades psicométricas. Métodos: A amostra foi composta por 105 combatentes da Guerra Colonial Portuguesa. Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: um questionário sóciodemográfico de auto-resposta para a caracterização da amostra, o Posttraumatic Stress Disorder Checklist (para militares), o Peritraumatic Dissociative Experiences Questionnaire, o Questionário de Experiências de Combate e duas escalas do Deployment Risk and Resilience Inventory, nomeadamente a Difficult Livings and Working Environment Scale e a Perceived Threat Scale. Resultados: O estudo das qualidades psicométricas dos instrumentos apresenta uma consistência interna superior a .86 e uma estabilidade temporal superior a .79. A análise factorial do Peritraumatic Dissociative Experiences Questionnaire apresenta bons valores na medida de Kaiser-Meyer-Olkin e no teste de esfericidade de Bartlett. Na rotação de Varimax é extraído um factor, predizendo a sua unidimensionalidade, que explica cerca de 70% da variância total do questionário. Os resultados relativos à validade divergentediscriminante indicam, por si só, que esta se apresenta de forma clara entre os instrumentos estudados (PCL-M, PDEQ, DLWES e PTS) no subgrupo com PTSD, com excepção da verificada entre o PCL-M e o PDEQ.. Quanto à validade de critério, constatam-se diferenças entre os subgrupos com e sem PTSD. Através do método da regressão linear múltipla, duas das seis variáveis têm, isoladamente, um peso preditivo significativo para a PTSD, nomeadamente a frequência de exposição a situações típicas e objectivas de combate/ guerra e os desconfortos diários durante a(s) comissão(ões). Ao considerarmos as variáveis no seu conjunto, aquelas que mais contribuem são a dissociação peritraumática e os desconfortos diários durante a(s) comissão(ões). Conclusão: Constata-se que os factores peritraumáticos em estudo desempenham um importante papel no desenvolvimento da sintomatologia inerente à PTSD. /
- ItemEspaço Mudança(ISMT, 2009) Pêgo, Andreia Sofia Saimeiro; Guadalupe, Sónia (Orientadora); Macedo, Esmeralda (Orientadora)O “Espaço de Mudança”, projecto gerido pela Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro, tem um Programa de Educação Parental (PEP) que funciona por encaminhamento e sinalização de entidades deste Concelho. Neste sentido, o PEP é construído de forma a responder às características e especificidades da população-alvo que atende, não se baseando em nenhum programa- -modelo. Por este motivo, o presente estudo constituiu-se num estudo de caso com o objectivo de avaliar se o PEP está a responder aos fins para os quais foi construído. Neste sentido, incorpora a caracterização e avaliação familiar de cada participante, a avaliação do seu desempenho no decorrer das sessões, a análise de mudanças significativas ao nível das variáveis adaptabilidade e coesão familiar, recursos familiares, coping familiar e suporte social, e também a análise de mudanças nas dificuldades e/ou nos problemas identificados na sinalização. Através deste estudo foi possível verificar que as mulheres participantes do PEP constituem um grupo com baixas qualificações, com percursos de pobreza, sendo beneficiárias da prestação de Rendimento Social de Inserção (RSI), e com problemáticas que se encadeiam e influenciam várias áreas das suas vidas. Contudo, constituem-se num grupo heterogéneo a nível de competências e necessidades. Tidas no seu conjunto, podemos concluir que 4 das 5 participantes tiveram um bom desempenho, concluindo-se que o PEP foi adequado para esta maioria Ao nível das variáveis adaptabilidade e coesão familiar, recursos familiares, coping familiar e suporte social não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas ao longo do programa, porém é de realçar que, de forma global, as participantes melhoraram os seus resultados. É ainda possível verificar que o PEP teve um impacte positivo nas mesmas 4 formandas, as quais conseguiram ultrapassar algumas das dificuldades e/ou problemas que motivaram o encaminhamento. Foi possível concluir que o facto de se tratar de um grupo heterogéneo veio trazer ganhos para as participantes, contudo um dos elementos, que tinha uma problemática associada ao alcoolismo, deveria ter sido integrado num grupo com características diferentes, razão pela qual o PEP não se constituiu como uma resposta adequada para este elemento. O estudo revela ainda que o PEP no Espaço Mudança constitui uma mais-valia para colaborar na activação das competências pessoais, sociais e parentais das mães que passam por dificuldades acrescidas, sendo de promover e potenciar este tipo de intervenções construídas a partir das características e necessidades da população-alvo. /
- ItemEstudo de Casos de Mães Toxicodependentes Internadas numa Comunidade Terapêutica(ISMT, 2009) Moura, Paula Cristina Venceslau de; Knoch, Michael (Orientador)Esta investigação encontrou a sua fundamentação numa crescente preocupação sobre a questão da toxicodependência, uma problemática complexa, que até aos nossos dias não tem encontrado uma resposta segura para a sua resolução. O fenómeno da toxicodependência é um problema que acontece em toda a dimensão social. Nos últimos anos a incidência do consumo de drogas ilícitas tem aumentado de forma preocupante na nossa sociedade e em particular nas mulheres. Toda esta problemática da toxicodependência adquire dimensões ainda mais complexas e preocupantes nas situações de gravidez e de maternidade. Esta investigação tem como objectivo conhecer e analisar a experiência de vida e os sentimentos de mães toxicodependentes internadas numa comunidade terapêutica. A opção metodológica do estudo incide numa abordagem qualitativa, de natureza descritiva e de orientação fenomenológica, procurando deste modo conhecer melhor a globalidade dos fenómenos e a sua compreensão como experiência, tal como ela é vivida e tal como esta é definida pelas utentes. Entre outras conclusões, destacamos, a emergência de significações existenciais para a mulher a partir da experiência vivida no mundo da droga, assim como os sentimentos e emoções vividos pela experiência da maternidade. O internamento na comunidade terapêutica é vivido como positivo, ressaltando o crescimento pessoal uma vez que esta experiência proporcionou uma reflexão sobre a sua própria vida, perspectivando assim um projecto vida, um recomeçar.
- ItemExperiências Dissociativas e Traumáticas em Mulheres Internadas com Perturbações de Humor(ISMT, 2009) Marques, Paula Rocha; Espirito-Santo, Helena (Orientadora); Sandra Oliveira (orientadora)Esta investigação pretendeu averiguar se mulheres internadas com Perturbações de Humor dissociam e se o trauma se relaciona com os sintomas dissociativos. Seleccionámos consecutivamente 41 mulheres em regime de internamento, com idades compreendidas entre os 22 e 77 anos. A amostra foi dividida em subamostras: doentes com Perturbação Depressiva (n = 25), Perturbação Bipolar (n = 6), e Outras Perturbações de Humor (n = 10). Para a confirmação dos diagnósticos psicopatológicos, recorremos a uma entrevista estruturada, a Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI). Na recolha dos dados usámos a Dissociative Experiences Scale (DES) e o Traumatic Experiencies Checklist (TEC) para avaliar as experiências dissociativas e traumáticas. Para controlar os sintomas depressivos e psicopatológicos aplicámos o Beck Depression Inventory (BDI) e o Brief Symptom Inventory (BSI) respectivamente. Os doentes com perturbações de humor, no seu todo, pontuam mais alto no factor distractibilidade do DES e tiveram experiências traumáticas particularmente elevadas dos 0 aos 6 anos e na família de origem. Não se verificaram diferenças significativas entre as subamostras, nem na dissociação, nem no trauma. Não observámos relação significativa entre as experiências dissociativas e traumáticas. Todavia, estas variáveis associaram-se com o BDI e BSI. Por fim, verificámos que o sintoma de hostilidade prediz a dissociação. O nosso estudo é o primeiro a investigar as experiências traumáticas em doentes com Perturbações de Humor e a obter estes resultados. A nossa amostra não foi equilibrada nos três tipos de patologia, pelo que os nossos resultados deveriam ser confirmados num estudo futuro.
- ItemEstudo dos Sintomas Psicopatológicos nas Forças Policiais Portuguesas: estudo comparativo na GNR, PSP e PJ(ISMT, 2009) Rainho, Marli Sofia Lourenço; Esteves, Maria de Fátima Lapa (Orientadora)O presente estudo exploratório visa analisar a possibilidade de existência de Sintomas Psicopatológicos nas Forças Policiais Portuguesas GNR, PSP e PJ. Por se verificar um aumento do suicídio, nestes profissionais, com uma taxa quatro vezes superior no ano de 2008. O objectivo é essencialmente o de prevenção, conhecendo as causas, poder-se-ia intervir em tempo próprio diminuindo a taxa de suicídio. Para atingir o objectivo enunciado vamos proceder à revisão da literatura e à descrição do estudo. Foram utilizados o questionário sócio-demográfico e o BSI (Brief Symptoms Inventory) na recolha dos dados de 45 polícias (15 GNR, 15 PSP e 15 PJ) que exercem funções na Zona Centro do País e que voluntariamente colaboraram. Uma vez recolhidos os dados, estes foram introduzidos e processados no SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 13.0. Os resultados obtidos permitiram concluir que não existem diferenças estatisticamente significativas nas diferentes Forças policiais, relativamente aos sintomas Psicopatológicos. / This present exploratory study pretends to analyze the existence of psicopatologic symptoms in the Portuguese Policies Forces, Republican National Guard, Public Security Police and Judicial Police. By the constatation of the increase of the suicidal tendence in this professionals, with a four time superior tax when compared with 2008. The essential objective is the prevention of suicide, well known their causes, we will can act in the own an favorable timing diminishing the tax of suicidal tentative. To obtain the pronounced objective, we will proceed to a reading revision over the behaviour characteristics as the subjects that commit suicide and the role of the police activities that have over the happenings. After, that we will describe the used metodology that involve a social demographic enquire and the BSI that (Brief Symptoms Inventory) over a sample of 45 police man (15 GNR, 15 PSP and 15 PJ) wich activities are situated in the center of Portugal that have been voluntary to this experience. Once data is collected, it was entered into a computerized database and processed in the statistical program SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). The obtained results will allow to conclude if exist significant statistical differences in the various Policies Forces, related with the psicopatologic symptoms.
- ItemA Metamorfose do Estudante: análise das relações entre o locus de controlo e a adaptação dos estudantes de primeiro ano do ensino superior(ISMT, 2009) Domingues, Marie Cécile Gomes; Oliveira, Sandra (Orientadora)O fenómeno de massificação do Ensino Superior que surgiu décadas atrás, tem colocado em relevância o tema da adaptação dos estudantes ao novo contexto universitário. As instituições de Ensino vêem-se confrontadas em se adaptar as exigências de uma população estudantil heterogénea. Por outro lado, os estudantes deparam-se com inúmeros desafios que apelam a uma maior autonomia no sentido de uma melhor adaptação à mudança. No presente estudo, pretende-se essencialmente analisar a influência do locus de controlo na adaptação dos alunos do primeiro ano de Ensino Superior do Instituto Superior Miguel Torga. Noventa e três alunos concordaram em participar no preenchimento de dois questionários, o Questionário de Vivências Académicas (versão reduzida), QVA-r (Almeida, Soares & Ferreira, 1999) e a escala I-E de Rotter (1966). Os resultados apontam para a existência de uma correlação negativa entre o locus de controlo externo e a adaptação, sugerindo que quanto mais externo é o tipo de locus de controlo menor é a adaptação do indivíduo. Ademais, também foram encontradas relações entre algumas variáveis sócio-demográficas na adaptação dos alunos do primeiro ano. / The massification phenomena of Higher Education, appeared decades ago, it has emphasized the theme of students adaptation to the new college context. The Teaching institutions are confronted with new demands of a more and more heterogeneous student population. On another hand, students come across with countless challenges, urging to a greater autonomy towards a better changing adaptation. At the present study, it is essentially intended to analyze the locus of control influence in the adaptation of Higher Education first year students, in Instituto Superior Miguel Torga. Ninety three students agreed to participate and fill in two questionnaires, Questionário de Vivências Académicas (short version) (Almeida, Soares & Ferreira, 1999) and Rotter´s I-E scale (1966). The results, point to the existence of a negative correlation between external locus of control and adaptation, suggesting the more external is the locus of control, the less is individual adaptation. Furthermore, it has also been found relations between some socio-demographic variables in first year student’s adaptation.
- ItemExperiências Dissociativas e Traumáticas em Doentes com Perturbações do Comportamento Alimentar(ISMT, 2009) Gonçalves, Liliane Pinto; Espirito-Santo, Helena (Orientadora); Marina Cunha (orientadora)Contexto: Várias investigações mostraram que as experiências dissociativas e as experiências traumáticas se relacionam com as perturbações do comportamento alimentar. Objectivo: A presente investigação tem como objectivo investigar as experiências dissociativas e traumáticas em doentes com perturbação do comportamento alimentar. Quisemos saber se as experiências dissociativas e traumáticas são comuns em doentes com patologia alimentar, verificar se há associação entre o trauma e a dissociação nestas doentes e, também quais são os factores que predizem a dissociação. Método: Utilizámos a Mini International Neuropsychiatric Interview (versão portuguesa 5.0.0), como meio de diagnóstico das perturbações do comportamento alimentar; utilizámos também a Dissociative Experiences Scale (DES), a Adolescent Dissociative Scale (A‐DES), o Somatoform Dissociation Questionnaire (SDQ‐20) e a Traumatic Events Checklist (TEC). Para avaliar os sintomas psicopatológicos e a depressão, administrámos, respectivamente, o Brief Symptom Inventory (BSI) e o Beck Depression Inventory (BDI). A nossa amostra é constituída por mulheres com perturbações alimentares (N = 38), incluindo mulheres com anorexia nervosa (n = 20) e com bulimia nervosa (n = 18). A média total de idade da nossa amostra é de 23,92. Resultados: Há diferenças estatisticamente significativas entre as subamostras na dissociação psicoforme (p = 0,02) e na dissociação somatoforme (p = 0,00). No total de presenças traumáticas, há diferenças estatisticamente significativas entre as duas subamostras. O trauma e os sintomas psicopatológicos correlacionam‐se com a dissociação psicoforme e somatoforme. Nesta correlação destacamos especificamente o trauma ocorrido até aos 6 anos e o que ocorre na família de origem. Os sintomas de fobia e o ter uma relação são preditores de dissociação psicoforme; e os sintomas de ansiedade são preditores da dissociação somatoforme. Conclusão: Os nossos resultados devem ser vistos a título de ensaio e como preliminares. A serem confirmados no futuro, as implicações terapêuticas são importantes. Na intervenção terapêutica com doentes com perturbação alimentar, a avaliação da dissociação e do trauma devia fazer parte da anamnese de rotina. /
- ItemNeuropsicologia das Funções Executivas na Depressão: estudo de caso de 6 mulheres com perturbação de depressão major(ISMT, 2009) Gordo, Sara Maria de Oliveira; Cunha, Marina (Orientadora); Espírito-Santo, Helena (Coorientadora)
- ItemMotivação para a Mudança em Doentes Alcoólicos(ISMT, 2009) Casquilho, Inês Sofia Pina; Esteves, Maria de Fátima Lapa (Orientadora)Este estudo tem como objectivo identificar os estádios de motivação em que se encontram os indivíduos com problemas relacionados com o álcool, quando se encontram internados para tratamento. Pretende-se ainda verificar se existe correlação entre o grau de dependência e o estádio em que se encontra o indivíduo. A população em estudo é composta por 40 indivíduos do sexo masculino, encontrando-se todos na primeira semana de tratamento. Para analisar a amostra, os instrumentos utilizados foram um questionário sóciodemográfico, o questionário AUDIT que avalia o grau de dependência alcoólica, e os questionários RCQ e o EEM que avalia os estádios de motivação para a mudança. Este é um estudo quantitativo descritivo correlacional. Os resultados obtidos foram de que os indivíduos se encontravam no estádio de contemplação e que o grau dependência influenciava o estádio de mudança dos mesmos. / The main goal of this study is to identify the motivation stage in which the individuals with alcohol related problems are, while they were hospitalized. We also aim to verify if there is a correlation between the dependency level and the individual’s stage. Our sample has 40 male individuals that were in the first week of treatment. In order to analyze this sample, we have used a socio-demographic questionnaire, the AUDIT, as a tool that assesses the level of alcohol dependency, the RCQ e o EEM that evaluates the motivation stages to change. This is a quantitative descriptive correlational study. As results were obtained that individuals were in the contemplation stage and the dependence level influenced the stage of change of the individuals.
- ItemRedes Sociais da Família Multiproblemática ou Família Multidesafios(ISMT, 2009) Correia, Cristiana Sofia Fernandes; Esteves, Maria de Fátima Lapa (Orientadora); Sequeira, Joana (Coorientadora)Esta investigação surge no âmbito do Mestrado de Psicologia Clínica – Família e Intervenção Sistémica, da Escola Superior de Altos Estudos, do Instituto Superior Miguel Torga. A dissertação de mestrado intitulada As Rede Sociais da Família Multiproblemática ou Família Multidesafios – Estudo Exploratório, trata-se de um estudo exploratório e versa sobre as principais características das redes sociais destas famílias, seus principais problemas e particularidades, contemplando uma leitura macrosistémica (Bronfenbrenner, 1986; Fuster & Ochoa, 2000; Navarro, 2004; Rojano, 2004; Rosello, 2004). Foram exploradas as características estruturais, as características funcionais e os atributos do vínculo das redes sociais (Guay, 1984; Guédon, 1984; Barrón, 1996; Sluzki, 1996, 2000, 2007; Guadalupe, 2003, 2009; Alarcão & Sousa, 2007) das famílias multiproblemáticas ou multidesafios, concluindo-se que estas possuem maioritariamente redes de tamanho reduzido, de densidade média (redes fragmentadas). Os quadrantes das relações familiares, das relações institucionais e das relações de amizade assumem um peso significativo. As redes sociais demonstram ser localizadas, nos quadrantes anteriormente mencionados e no quadrante das relações de trabalho ou estudo constatamos uma ausência de relações. Foram analisadas as características funcionais, como o apoio emocional, o apoio informativo, e o apoio material e instrumental, concluindo-se que o apoio é reconhecido de forma positiva, pelas famílias. Relativamente, aos atributos do vínculo, a totalidade da amostra percepciona trocas equitativas do apoio (reciprocidade) e ao nível da frequência de contactos, as famílias referem contactos frequentes. Ao tentarmos identificar os principais problemas das famílias (Costa, 1998; Sousa, Hespanha, Rodrigues & Grilo, 2007) concluímos que se encontram em diferentes áreas e são percepcionados de forma diferente por famílias e profissionais.
- ItemAdaptar-se ou Impor-se? As Respostas Emocionais dos Adolescentes em Risco de Abandono Escolar: uma abordagem fenomenológica(ISMT, 2009) Carrola, Filipa Isabel da Silva Dinis; Knoch, Michael (Orientador)Sem resumo disponível.
- ItemAnsiedade a Exames no Contexto do Ensino Secundário: o papel da ansiedade social, auto-criticismo e competências de mindfulness e aceitação(ISMT, 2009) Paiva, Maria Jacinta Apolinário Ferreira de Almeida; Cunha, Marina (Orientadora)No presente trabalho, estudamos a Ansiedade aos Testes, entre a população estudantil adolescente. Queremos estudá-la enquanto traço comum da Perturbação de Ansiedade Social; simultaneamente, desejamos captar o papel desempenhado por outras variáveis psicológicas, como o auto-criticismo, e as competências de aceitação e consciência de si (minfulness). A amostra do estudo consiste em 449 estudantes de uma escola secundária de Coimbra, que responderam a um conjunto de 5 questionários. Adoptámos como medidas da ansiedade aos testes a versão portuguesa do Test Anxiety Inventory (TAI) (Ponciano, 1980) e a Escala de Cognições e Comportamentos na Ansiedade aos Exames (ECCAE) (Pinto-Gouveia, Melo e Pereira, 2005); da Ansiedade Social a EAESSA (Escala de Ansiedade e Evitamento de Situações Sociais para Adolescentes – Cunha, Pinto-Gouveia e Salvador, 2002); como medida da auto-complacência e consciência de si a versão portuguesa ad hoc da CAMM (Child Acceptance and Mindfulness Measure - Greco, Smith & Baer, 2008); do auto-criticismo a adaptação portuguesa do FRSC (Forms of Self-Criticizing/Attacking and Self-Reassuring Scale, Gilbert et al., 2004, Castilho e Pinto-Gouveia, 2005). De maneira geral, os resultados desta investigação coadunam-se com a literatura, no que diz respeito ao efeito de género e da preponderância do componente cognitivo na ansiedade face aos exames (frequência de cognições ansiosas); por outro lado, indicam que determinados construtos psicológicos, como o auto-criticismo (selfcriticism) e as competências de aceitação e consciência de si (acceptance e mindfulness), se encontram associadas à ansiedade aos exames. Os estudos futuros devem esclarecer a arquitectura funcional desta relação.
- ItemTrauma e psicopatologia na dor somatoforme(ISMT, 2009) Martins, Lara Sofia de Jesus; Espirito-Santo, Helena (Orientadora)Objectivo: Esta investigação pretendeu averiguar as experiências traumáticas e o seu impacto em doentes com perturbação de dor somatoforme e investigar a associação entre tipos de trauma e localizações da dor. Como objectivos secundários, quisemos perceber se a depressão e outros sintomas psicopatológicos estariam ligados a este quadro de dor, se a intensidade da dor era diferente pelo sexo e pelo tipo de diagnóstico de dor somatoforme e, finalmente, se o sexo tinha influência sobre o tipo de diagnóstico. Método: Para a confirmação do diagnóstico de dor somatoforme, recorremos a uma entrevista estruturada, a versão actualizada da Mini International Neuropsychiatric Interview (M.I.N.I.), a M.I.N.I. Plus. Para registar objectivamente a localização anatómica da dor utilizámos a nossa adaptação do Pain Drawing Instrument, que denominámos de Mapa Corporal da Dor (MCD). Para avaliar as experiências traumáticas usámos o Traumatic Experiencies Checklist (TEC). Para avaliar os sintomas depressivos e os sintomas psicopatológicos, aplicámos o Beck Depression Inventory (BDI) e o Brief Symptom Inventory (BSI) respectivamente. A nossa amostra ficou constituída por um grupo de doentes com dor somatoforme (n = 30) e um grupo de comparação que incluiu doentes sem patologia de dor (n = 30). As idades ficaram compreendidas entre os 26 e os 68 anos. Resultados: Os doentes com dor somatoforme têm significativamente mais experiências traumáticas emocionais, de abuso sexual e de ameaça corporal do que os doentes sem dor. Essas experiências foram todas registadas com impacto máximo. A localização da dor correlaciona-se moderadamente com o local do trauma no corpo. Os doentes do grupo com dor têm valores elevados na depressão e a diferença das pontuações médias entre os dois grupos é altamente significativa. O grupo de doentes com dor apresenta valores significativamente mais elevados em todos os sintomas psicopatológicos. Observamos ainda que a intensidade da dor nas mulheres é significativamente mais alta do que nos homens. Não encontramos diferenças na intensidade da dor quando comparamos os dois diagnósticos de dor somatoforme. Verificámos que o sexo feminino prediz o tipo de diagnóstico de dor. Conclusão: Ficou clara a relação entre trauma e dor somatoforme, no entanto os nossos resultados devem ser vistos como preliminares e replicados em amostras maiores e representativas.
- ItemFactores de Vida e a Intensidade da Sintomatologia Depressiva no Pósparto(ISMT, 2009) Agra, Sandra Cristina Mendes; Macedo, Esmeralda (Orientadora); Feliciano, Fátima (Coorientadora)A depressão refere-se a uma sensação de mal-estar relacionada com sintomas como tristeza e angústia, mas também contrariedade, labilidade e frustração, em consequência de algum acontecimento negativo. Em relação à depressão pós-parto, este diagnóstico é feito mediante a presença e ocorrência de sintomas num período de quatro semanas após o parto. Os primeiros sintomas costumam ser uma mistura de tristeza e de diminuição do humor, havendo uma rejeição do bebé por vezes associada a sentimentos de incapacidade em a mãe se imaginar com o seu bebé no futuro. Perante o facto de esta situação acarretar dificuldades acrescidas para a relação mãe/bebé e consequente desenvolvimento da criança, torna-se pertinente perceber que factores estão associados à ocorrência de sintomatologia depressiva materna no pós-parto a fim de delinear intervenções preventivas. Na presente investigação pretendemos caracterizar e avaliar o tipo de associação existente entre alguns factores sociodemográficos, ginecológicos e obstétricos, sociais e psico-sociais e a intensidade de sintomatologia depressiva presente em mães, nos dois primeiros meses pós-parto, junto de uma amostra de 40 mulheres, recrutadas na Unidade de Intervenção Precoce da Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, solicitámos o preenchimento de uma ficha de identificação construída para o efeito, a Escala de Depressão do Centro de Estudos Epidemiológicos e o teste dos Recursos Familiares. Os resultados obtidos em relação aos factores como a idade, a escolaridade, o estado civil, o número de pessoas que vivem no agregado familiar, o número de gravidezes, o planeamento da gravidez e as preocupações com o estado de saúde do bebé não apresentam valores que permitam afirmar da existência de associação com a intensidade de sintomatologia depressiva no nosso estudo. Em relação aos recursos familiares verificou-se que à medida que estes aumentam, diminui então a sintomatologia depressiva. É de esperar que no período pré-natal ocorra um despiste de situações de risco para a grávida e para o bebé.
- ItemEstudo do Impacto da Desinstitucionalização de Doentes e /ou Deficientes Mentais no seu Bem-estar Psicológico: uma experiência de reabilitação psicossocial – “Quinta Pedagógica das Romãzeiras”(ISMT, 2009) Almeida, Ana Carolina Cordeiro de; Oliveira, Sandra (Orientadora); Santos, Paulo (Coorientador)O presente estudo analisa uma experiência de desinstitucionalização de pacientes que se encontravam internadas na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, em Condeixa-a- Nova, visando a sua inserção socio-comunitária, através da integração num projecto, que tem por nome “Quinta Pedagógica das Romãzeiras” apoiado num programa de reabilitação psicossocial (THS – Treino de Habilidades Sociais) e de Actividades de Vida Diária (AVDs). O universo do estudo compreendeu um grupo de vinte pacientes que foram acompanhados na sua trajectória de desinstitucionalização e avaliados em dois momentos com um intervalo de oito meses. A primeira avaliação foi feita antes da desinstitucionalização de modo a obter os valores relativos ao estado psicológico e psicopatológico das utentes internadas. A segunda avaliação foi feita após a desinstitucionalização e a intervenção da equipa técnica através do respectivo projecto de reabilitação psicossocial. As duas áreas avaliadas foram: O índice Geral de Sintomas Psicopatológicos (Sintomatologia Psiquiátrica) e o nível de Bem-Estar Psicológico. Os resultados deste estudo apontam no sentido, globalmente, existirem mudanças positivas consideradas estatisticamente significativas nos índices de sintomatologia, entre os dois momentos de avaliação. No que diz respeito à área de Bem-Estar Psicológico, os resultados revelam igualmente diferenças consideradas muito significativas entre os dois momentos de avaliação. O factor que se destacou mais foi o factor da Felicidade e da Auto-estima. O factor que menos se destacou foi o da sociabilidade. Estes resultados traduzem o impacto importante do processo de desinstitucionalização no aumento do Bem-estar Psicológico das pessoas com deficiência e/ou doença mental, institucionalizadas em internamento de longo termo. Os resultados também perspectivam uma mudança na qualidade de vida assim como na redução da sintomatologia, influenciando positivamente e de forma indirecta os resultados do impacto do processo de desinstitucionalização.
- ItemEnvolvimento Parental e Nível Sociocultural das Famílias(ISMT, 2009) Rodrigues, Marco Sérgio Gorgulho; Farate, Carlos (Orientador)O envolvimento parental refere-se a todas as actividades realizadas pelos pais na educação dos filhos. Os pais desempenham um papel fundamental no processo de escolaridade dos filhos. Um dos aspectos que mais influencia a qualidade do envolvimento parental na escolarização dos filhos é o nível sociocultural dos pais. Entende-se por nível sociocultural todo o tipo de experiências sociais e culturais que a criança tem acesso na família. O objectivo principal deste estudo é avaliar a relação entre o nível sociocultural das famílias e o envolvimento parental na escolaridade dos filhos. São objectivos complementares desta investigação, verificar quais os factores socioculturais que estão mais significativamente associados ao envolvimento parental na escolarização dos filhos e quais as dimensões comportamentais deste envolvimento que mais contribuem para adaptação escolar dos filhos. Para concretizar estes objectivos, foi realizado um estudo epidemiológico descritivo, em corte transversal, a fim de avaliar uma amostra de 92 pais de alunos do 1º Ciclo do ensino básico pertencentes ao agrupamento de escolas do concelho de Coimbra. O protocolo de investigação é constituído pelo questionário de envolvimento parental na escola, versão para pais (QEPE, Pereira, 2002), e a escala de Graffar adaptada à população portuguesa, para avaliar o nível sociocultural das famílias dos alunos. Os resultados obtidos revelam que as famílias com um nível sociocultural mais elevado apresentam um maior envolvimento na escolaridade dos filhos. Verificamos que os factores socioculturais mais significativamente associados à qualidade do envolvimento dos pais são a profissão e o nível de instrução do chefe de família. Verificámos, ainda, que as dimensões comportamentais mais privilegiadas pelos pais na escolaridade dos filhos são as actividades de aprendizagem em casa, comunicação escola-família e actividades na escola e reuniões de pais. Concluímos que o nível sociocultural influencia a qualidade do envolvimento parental. O nível de escolaridade e a profissão dos pais são factores determinantes para a qualidade desse envolvimento. /
- ItemAnsiedade Social no Contexto: a influência das experiências de bullying, dos estilos de coping e das estratégias de regulação emocional(ISMT, 2009) Azenha, Ana Raquel Ferreira; Cunha, Marina (Orientadora)O presente trabalho pretende contribuir para o enriquecimento do conhecimento da ansiedade social em adultos. Neste sentido, procurou-se investigar a influência e a relação existente entre as vivências de experiências de bullying, os estilos de coping e as estratégias de regulação emocional utilizadas pelos indivíduos, assim como a aceitação das experiências vividas pelos mesmos, com a ansiedade social. Foi também nossa intenção averiguar de que forma os indivíduos com ansiedade social alta se distinguem dos indivíduos com ansiedade social baixa. O nosso trabalho permitiu, também, apurar quais as variáveis com maior valor preditivo de ansiedade social. A amostra foi constituída por 283 estudantes do ensino superior (55 homens, 228 mulheres), com uma média de idades de 22.95 anos (DP=5.72). Os resultados obtidos mostram que a ansiedade social (avaliada pela EAESDIS) se correlaciona positivamente com o estilo de coping negativo (evitamento), com as experiências de bullying e com a estratégia disfuncional de auto-regulação referente à atenção. Por sua vez, está associada de forma negativa aos estilos de coping adaptativos (emocional e racional), às estratégias adequadas de auto-regulação, como a clareza, reparação e aceitação. A comparação entre os dois grupos de ansiedade social mostra que os indivíduos classificados com ansiedade social elevada se diferenciam dos indivíduos com ansiedade social baixa em todas as variáveis estudadas. Já quanto ao conjunto de variáveis que melhor prediz a ansiedade social, foram os estilos de coping que revelaram valores mais elevados, sugerindo, assim, desempenhar um papel importante na compreensão e na predição da ansiedade social. Não obstante o carácter exploratório e as limitações deste estudo, os resultados encontrados poderão dar um contributo para o conhecimento da ansiedade social, com implicações ao nível da avaliação e intervenção clínica.
- ItemA Importância da Avaliação dos Pais na Consulta Prévia à Psicoterapia Infantil(ISMT, 2009) Santos, Laurentina Maria Malheiro dos; Farate, Carlos (Orientador); Pereira, Isabel Margarida (Coorientadora)O trabalho com os pais é reconhecido como parte determinante do processo psicoterapêutico da criança. A avaliação inicial permite colocar hipóteses terapêuticas, que devem incluir os resultados de uma avaliação dos pais, quanto à sua capacidade para se implicarem no processo psicoterapêutico do filho. Este trabalho tem como objectivo propor e testar uma metodologia clínica, que inclui os pais na avaliação inicial da psicoterapia infantil. É um estudo exploratório e qualitativo, em que se utilizaram três casos clínicos, com situações diferentes quanto ao resultado do processo psicoterapêutico: processo concluído, interrupção prematura e um caso misto que desiste após a avaliação, retoma o pedido e termina, após melhoria da sintomatologia. Foi construída uma grelha de avaliação da motivação, expectativas e funcionamento reflexivo dos pais, a qual foi aplicada ao conteúdo das entrevistas iniciais. Os resultados apontam para a cotação significativa das dimensões da grelha, nos casos de interrupção prematura e no caso misto, quando comparado com as cotações do caso cujo processo terminou com alta. Estes resultados apoiam a qualidade discriminativa das dimensões da grelha, na avaliação dos pais, para esta amostra. Sugerem-se linhas de investigação que permitam validar e generalizar estes resultados.
- ItemAnsiedade, Stress, Depressão e Lapsos de Memória(ISMT, 2009) Vaz, Alexandra Marante; Knoch, Michael (Orientador); Daniel, Fernanda (Coorientadora)Apesar de todos nós nos esquecermos, é comum atribuir-se os lapsos de memória às pessoas com idades avançadas. A evidência científica tem, no entanto, demonstrado que o esquecimento advém de uma multiplicidade de factores, como por exemplo, o excesso de trabalho, falta de descanso, entre outros. Neste estudo pretende-se saber se existe associação entre a tríade conceptual ansiedade, stress e depressão e os lapsos de memória, numa população em idade activa e com habilitações académicas de nível superior. A amostra é constituída por 68 professores que exercem a sua actividade profissional na Escola E.B. 2,3 de Cantanhede. A recolha dos dados foi efectuada recorrendo a: um questionário elaborado por nós, constituído por questões abertas e fechadas, uma Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21) e um Questionário de lapsos de memória (QLM). As análises estatísticas dos questionários foram efectuadas recorrendo ao programa informático SPSS (versão 15). As análises tiveram com objectivo final a testagem das hipóteses e tomaram em consideração a natureza métrica das variáveis. / In spite of all of we forget ourselves, it is common the lapses of memory are attributed to the persons with advanced ages. The scientific evidence has, however, when that the oblivion results from a multiplicity of factors was demonstrated, I eat for example, the excess of work, rest lack, between others. In this study one intends to know if there is association between the conceptual triad anxiety, stress and depression and the lapses of memory, in a population in active age and with academic competences of superior level. The sample is constituted by 68 teachers who practice his professional activity in the School E.B. 2,3 of Cantanhede. The gathering of the data was effectuated resorting to: a questionnaire prepared by us, constituted by questions open and shut, a Scale of Anxiety, Depression and Stress (EADS-21) and a Questionnaire of lapses of memory (QLM). The statistical analyses of the questionnaires were effectuated when there is resorting to the program informatics SPSS (version 15). The analyses had with final objective the testate of the hypotheses and took in consideration the metric nature of the variables.