A Mudança Narrativa num Grupo de Educação Parental: Tempo, Causalidade, Forma de Relato e Temas da Narrativa

A carregar...
Miniatura
Data
2015
Autores
Costa, Diana Isabel da Fonseca Prata Baptista da
Sequeira, Joana (Orientadora)
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
ISMT
Resumo
Objetivo: O presente estudo pretende investigar a mudança narrativa nas famílias que participaram num grupo clínico de Educação Parental. Participantes: Participaram neste estudo 10 elementos, pertencendo a 7 famílias integradas no Incredible Years Basic Parent Program. As referidas famílias foram identificadas por letras A, B, C, D, E, F e G. As famílias A, B, C, F e G são famílias nucleares intactas. A família E corresponde a uma família monoparental e a família D corresponde a uma família alargada. As famílias E e F encontram-se na fase do ciclo vital família com filhos pequenos, as famílias A, C, D, G na fase família com filhos na escola e, por fim, a família B na fase família com filhos adolescentes. Instrumentos: Foi aplicado o Sistema da Avaliação da Mudança Narrativa (SAMN). Este instrumento integra sete dimensões que avaliam a mudança narrativa dos clientes em processos terapêuticos de orientação sistémica pós-moderna. Na presente investigação foram estudados o tempo, a causalidade, forma de relato da história e temas centrais da sessão. O sucesso obtido por cada família no grupo de educação parental foi aferido através da comparação de três medidas - SQD, BDI, Inventario de práticas educativas - relativamente às evoluções ocorridas entre o pré-teste e pós-teste. Resultados: Cinco famílias (B, D, E, F e G) foram consideradas de sucesso e duas famílias (A e C) foram consideradas como casos de insucesso no final do Programa Parental. Através da avaliação com o SAMN, verificou-se que ocorreram mais alterações e flexibilizações no tempo, causalidade, forma de relato da história e temas da sessão nos casos de maior sucesso. Nos casos de menor sucesso as dimensões mantiveram-se mais próximas do seu formato inicial, não se verificando alterações significativas. / Aim: This study aims to investigate the narrative change in the families who participated in a clinical group of Parental Education. Participants: Ten elements belonging to seven families integrated into the Incredible Years Basic Parent Program participated in the study. These families were identified by the letters A, B, C, D, E, F and G. Families A, B, C, F and G are intact nuclear families. The family E corresponds to single-parent family and family D corresponds to an extended family. Families E and F are at the stage of family life cycle with young children. Families A, C, D, G are included in the family phase with children in school and, finally, the B family on the family stage with teenage children. Instruments: The Assessment System of Narrative Change (ASNC) was applied. This instrument contains seven dimensions that evaluate the narrative change of clients in therapeutic processes of postmodern systemic orientation. In the present investigation time, causality, telling of the story and the themes of the session were studied. The success achieved by each family was determined by comparing three measures - SQD, BDI, Inventory of educational practices relative to the evolutions between the pre-test and post-test. Results: At the end of the Parent Program, five families (B, D, E, F and G) were considered successful cases and two families (A and C) were considered unsuccessful cases. In the most successful cases, what concerns to the narratives, more changes and flexibility occurred in the time, causality, telling of the story and session themes, In cases of less success the referred dimensions remained closer to its original format and significant changes were not observed.
Descrição
Palavras-chave
Narrativa - Narrative, Mudança - Change, Educação Parental - Parental Education, Sistema de Avaliação da Mudança Narrativa - Assessment System of Narrative Change, Tempo - Time, Causalidade - Causality, Forma de relato das histórias - Telling of the story, Temas centrais da sessão - Themes of the session
Citação