Publicações Científicas em Serviço Social
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Entradas recentes
- ItemRights-Based Vision: a portuguese validation of the Human Rights Lens in Social Work scale(Springer, 2025-04-07) Daniel, Fernanda; Moinho, Tatiana; Espirito-Santo, Helena; Menezes, Manuel; McPherson, JaneIntegrating human rights principles into social work practice is essential for advocating and protecting clients’ rights. The Human Rights Lens in Social Work (HRLSW) scale, which measures social workers’ ability to see the human rights dimensions of their work, can be used to promote rights-based practices within social work. Originally developed in the USA, the scale requires validation in different cultural contexts to ensure its applicability and relevance. Therefore, to assess the scale’s reliability and construct validity in Portugal—and to examine its applicability among Portuguese social workers—a study was conducted to validate the HRLSW-PT, the Portuguese version of the HRLSW. The sample consisted of 138 social workers, mostly female (88.4%) with an average age of 31.63 years (SD = 11.94). Principal component analysis and confirmatory factor analysis supported a revised two-factor structure for the HRLSW-PT, consisting of nine items (RMSEA = 0.019; TLI = 0.996; CFI = 0.997). The HRLSW-PT and its two factors, “clients seen as experiencing rights violations” and “social problems seen as rights violations,” demonstrated good internal consistency (Cronbach’s .84, .87, and .69, respectively). The HRLSW-PT is a reliable and valid tool for assessing Portuguese social workers’ perspectives and attitudes towards human rights issues. The HRLSW-PT can now inform educational and professional development programs, enhancing social workers’ capacity to advocate for and protect human rights, thereby promoting social justice and equity in Portugal. The authors argue for similar validations in countries worldwide to facilitate cross-national comparisons and promote rights-based practices among social workers worldwide.
- ItemO Serviço Social em Tempos Atuais: perspetiva de uma prática profissional em Portugal(Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação (REASE), 2025-04-08) Pires, Maria Helena Cunha; Ribeiro, SóniaO contexto social atual, marcado pela crise económica e ambiental, tem levado a profundas alterações na vida dos cidadãos, nas organizações e na sociedade em geral. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a prática profissional e os desafios impostos ao Serviço Social em Portugal, resultantes das várias transformações sociais e económicas, bem como das necessidades de readaptações constantes no exercício da profissão. Utiliza-se a abordagem qualitativa, recorrendo à revisão bibliográfica e á reflexão sobre uma experiência pessoal de uma assistente social a exercer em Portugal. Os resultados indicam que a crescente burocratização e a pressão por respostas imediatas limitam a autonomia profissional e reduzem o tempo disponível para o trabalho direto com as pessoas. O estudo conclui que, para enfrentar esses desafios, é essencial reforçar a formação contínua, a supervisão profissional e a articulação entre serviços. Além disso, destaca-se a importância da valorização da interdisciplinaridade e do investimento em políticas sociais eficazes. A investigação sublinha a necessidade de adaptar a profissão às novas exigências, sem comprometer os seus valores éticos e o compromisso com a justiça social e os direitos humanos. | The current social context, shaped by the economic and environmental crises, has led to significant changes in the lives of citizens, organizations, and society. This paper offers a reflection on professional practice and the challenges faced by Social Work in Portugal, resulting from various social and economic transformations, as well as the ongoing need for adjustments in professional practice. This study adopts a qualitative approach, relying on a literature review and reflection on the personal experience of a social worker practicing in Portugal. The findings suggest that increasing bureaucratization and the demand for immediate responses are restricting professional autonomy and reducing the time available for direct interaction with individuals. The study concludes that, to address these challenges, it is essential to strengthen continuous professional development, supervision, and inter-service coordination. Furthermore, it highlights the importance of fostering interdisciplinarity and investing in effective social policies. The research emphasizes the need to adapt the profession to new demands without compromising its ethical principles or commitment to social justice and human rights. | El contexto social actual, marcado por crisis económicas y ambientales, ha provocado cambios significativos en la vida de los ciudadanos, las organizaciones y la sociedad en su conjunto. Este artículo reflexiona sobre la práctica profesional y los desafíosque enfrenta el Trabajo Social en Portugal, derivados de diversas transformaciones sociales y económicas, así como de la necesidad constante de adaptar la intervención profesional. Este estudio adopta un enfoque cualitativo, sustentado en una revisión bibliográfica y en la reflexión sobre la experiencia personal de una trabajadora social en ejercicio en Portugal. Los resultados indican que la creciente burocratización y la presión por respuestas inmediatas limitan la autonomía profesional y reducen el tiempo disponible para el trabajo directo con las personas. El estudio concluye que, para afrontar estos desafíos, es crucial reforzar la formación continua, la supervisión profesional y la coordinación entre los servicios. Además, subraya la importancia de promover la interdisciplinariedad e invertir en políticas sociales eficaces. La investigación destaca la necesidad de adaptar la profesión a las nuevas demandas sin comprometer sus valores éticos ni su compromiso con la justicia social y los derechos humanos.
- ItemA Escola da Ciência Social de Le Play na Construção do Conhecimento do Serviço Social Português(Universidade Lusíada, 1993-03) Martins, Alcina Maria Castro
- ItemGénese, Emergência e Institucionalização do Serviço Social Português: a Escola Normal Social de Coimbra(Universidade Lusíada, 1995-12) Martins, Alcina Maria CastroTradicionalmente, a tendência das profissões ligadas à prática, ao invés das que estão ligadas a teoria, e para não realizarem investigações. Não sendo uma situação exclusiva do Serviço Social, verifica-se, historicamente, que nas profissões voltadas para a prática são raros os profissionais que desenvolvem trabalhos de investigação. A divisão social do trabalho ao separar produtores de conhecimento e interventores na realidade fez desviar destes últimos a perspetiva de poderem participar na explicação dos fenómenos e problemas sociais com os quais se confrontam no dia a dia, no exercício profissional. Neste sentido, se, por um lado, os Assistentes Sociais não eram solicitados a terem uma intervenção significativa no trabalho de investigação, por outro lado, a formação desenvolvida nas escolas também não reforçava o incremento desta atividade. Os Assistentes Sociais não eram formados de modo a dominar o próprio processo de construção do conhecimento nas ciências sociais, as suas diversas estratégias teórico-metodológicas e os instrumentos analíticos. O ensino dos métodos e técnicas de investigação ficava-se por um objetivo residual e instrumental - o uso de técnicas na intervenção dos Assistentes Sociais (Martins, 1993a: 5, 7 e 12).
- Item70 Anos de Formação em Serviço Social em Tempos de Ditadura e de Democracia: da Escola Normal Social ao Instituto Superior Miguel Torga(ISMT, 2009-10-31) Martins, Alcina Maria CastroO percurso de setenta anos da formação em Serviço Social no Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra (ISMT), desde as épocas da Escola Normal Social de Coimbra e do Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, permite compreender o significado do Serviço Social, na sociedade e no ensino superior em Portugal, ao longo de períodos históricos de ditadura e regime democrático no país. O papel crucial do Instituto Superior Miguel Torga na educação académica em Serviço Social, ao longo de sete décadas, prossegue nos novos desenvolvimentos e desafios do mundo de hoje. | The path of seventy years of Social Work education at the Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), since the epochs of the Escola Normal Social and the Instituto Superior de Serviço Social of Coimbra, lets us understand the meaning of Social Work in Portugal’s society and higher education, throughout historical periods of dictatorial and democratic regimes in the country. The crucial role of the Instituto Superior Miguel Torga in the academic education on Social Work, during seven decades, continues in the new developments and challenges of today’s world.