Publicações Científicas em Serviço Social
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Publicações Científicas em Serviço Social por data de Publicação
A mostrar 1 - 20 de 30
Resultados por página
Opções de ordenação
- ItemA Cidadania e o Serviço Social Autárquico na Região Centro(ISSS coop - Departamento Editorial, 2001-12) Menezes, ManuelCorn este artigo,Joi nossa pretensao apresentar alguns dos marc os bazilares que perpassam a disserta9ao de mestrado, subordinada (L tematica: «Servir;o social Autarquico e Cidadania: A Experiencia da Regiao Centro».
- ItemEl territorio como espacio de solidaridades(Editorial EPPAL, 2003) Menezes, ManuelEste articulo tiene como objetivo desarrollar una reflexión conexa con las nuevas cuestiones que colocan a lo local en la era de la Globalización. Así, haciendo un trayecto que busca aprender las interconexiones existentes entre lo global y lo local, hacemos una aproximación a los diferentes conceptos presentes en el texto – territorio, solidaridad – con el objetivo a partir de allí, de reflexionar sobre las posibilidades que existen de trabajar las solidaridades territoriales, y promover la ciudadanía de los individuos.
- ItemEmpowerment: possível estratégia da prática profissional em direcção à cidadania activa(ISSS coop - Departamento Editorial, 2003-06) Menezes, ManuelCom o presente artigo pretende-se desenvolver uma reflexão sobre a importância que o "empowerment" pode assumir, enquanto estratégia da prática do Trabalho Social, para a promoção da cidadania activa nas condições concretas da experiencia. Deste modo, questionamo-nos sobre as possibilidades que os profissionais possuem de promover o "empowerment" da população com que quotidianamente trabalham, i.e., sobre as possibilidades existentes na experiência que permitam a passagem de cidadãos virtuais a cidadãos reais. Este questionamento, não descurando os condicionalismos que perpassam a prática profissional, procura explicitar algumas vias que, possivelmente, poderão facilitar uma prática promotora da participação, tanto na dimensão imediata que coloca a enfase nas respostas às procuras colocadas aos profissionais, como na dimensão mediata visando contribuir para modificações que, a longo prazo, possam ter lugar na estrutura social.
- ItemMediações Éticas na Prática Quotidiana dos Assistentes Sociais(Cortez Editora Ltda, 2007-11) Menezes, ManuelNeste ensaio procurar-se-á realçar as dificuldades inerentes à fundamentação dos princípios éticos, visto este ser um dilema com que os assistentes sociais diariamente se deparam. Paralelamente, serão oferecidos alguns subsídios para a compreensão da importância que, ciclicamente, as questões éticas têm assumido na profissão. Por último, serão igualmente tomadas em consideração algumas questões conexas com a reavaliação da deontologia profissional, com intuito de as mesmas poderem vir a constituir-se como elementos facilitadores da reavaliação da prática dos assistentes sociais.
- ItemO Estado Actual da Formação em Serviço Social em Portugal: problemas e desafios à organização profissional(ISMT, 2008-03) Martins, Alcina Maria Castro; Tomé, Maria RosaFaz-se uma abordagem preliminar do estado actual da formação em Serviço Social, incidindo sobre três questões que atravessam a actual conjuntura do ensino superior em Portugal: o crescimento e desenvolvimento da formação em Serviço Social nas duas últimas décadas; as relações actuais do ensino público e privado na formação em Serviço Social e por último, a relação entre crescimento, desenvolvimento e qualidade face à desregulamentação que tem pautado esta formação. / A preliminary approach is made to the current state of training in Social Work, focusing on three issues that cross the current situation of higher education in Portugal: the growth and development of training in Social Work in the last two decades; the current relationships between public and private education in training in Social Work and, finally, the relationship between growth, development and quality in face of the deregulation that has guided this training.
- ItemO ‘Darwinismo Social’ Perante a Questão da Assistência(Instituto Superior Miguel Torga, 2008-10) Menezes, ManuelTendo como referência o quadro de miséria/ pauperismo do século XIX, o propósito crítico deste ensaio é a influência da teoria darwinista na questão social. Após um breve enquadramento dessas reflexões, no quadro da problemática da pobreza, a ênfase é colocada no pensamento de Herbert Spencer que advogava os aspectos positivos da pobreza enquanto instrumento de selecção dos menos capazes. O que está em causa, para o autor deste artigo, é demonstrar como esses mesmos argumentos spencerianos emergiram em defesa de um posicionamento crítico no quadro de qualquer tipo de intervenção assistencial. / In the context of the 19th century framework of misery/pauperism, the critical purpose of this article is the influence of the Darwinian theory on the social question. After a brief framing of those reflections, the emphasis is placed on the thought of Herbert Spencer about what he considered the positive aspects of poverty as a selection instrument of the less capable. What is at question, for the author of this article, is to demonstrate how the Spencerian thought on poverty defend, in fact, a critical position in the field of any kind of assistance intervention.
- ItemAnotações Cronológicas sobre a Trajetória do Serviço Social no Sistema de Saúde em Portugal(Revista Serviço Social & Saúde. UNICAMP Campinas,, 2011) Guadalupe, SóniaO presente artigo sistematiza em breves notas cronológicas alguns passos do caminho de alargamento e consolidação do espaço profissional do Serviço Social no sistema de saúde em Portugal. As anotações aqui apresentadas pretendem contribuir para organizar os principais marcos históricos e legislativos, do período que decorre entre 1924 e 2010, atravessando um percurso que centramos no Serviço Social em articulação com o contexto sociopolítico nacional e global em que se insere.
- ItemAnalítica da Cidadania e o Serviço Social na Atualidade: da teoria à prática(Universidade Católica Portuguesa - Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais, 2011) Menezes, ManuelEmbora cientes da importância de que se revestem as abordagens teóricas da cidadania, que colocam a ênfase no processo evolutivo de consolidação da cidadania que se inicia nos direitos civis e «termina» nos direitos sociais, no presente ensaio, pretendemos explanar as abordagens que, embora não descurando a perspetiva anterior, defendem a necessidade do debate sobre a cidadania transitar para um nível mais concreto, de modo a considerar as estratégias facilitadoras da concretização efetiva dos direitos, estratégias essas, essenciais para um Serviço Social que se deseja promotor da cidadania ativa. / Although conscious of the importance revealed by the theoretical approaches to citizenship, that put the emphasis on the evolutionary process of consolidation of citizenship, i.e., a process that begins in the civil rights and «ends» in the social rights. In this paper, our main aim is to analyze the approaches that, although recognizing the importance of the previous perspective, sustain the need of the debate on the citizenship to transit for a more concrete level. That is, we want to take into consideration those strategies that can contribute to the effective materialization of rights, strategies those, essential for a social work that can lead to an active citizenship.
- ItemBissaya Barreto e a Política Assistencial da Junta da Província da Beira Litoral(Arquivo da Universidade de Coimbra e Fundação Bissaya Barreto, 2013) Martins, Alcina Maria Castro; Tomé, Maria RosaO contributo para este Catálogo foi um desafio instigante e enriquecedor. Permitiu uma aproximação ao acervo da Assembleia Distrital, que encontrámos no Arquivo da Universidade de Coimbra, à correspondência de Bissaya Barreto, às suas publicações e biblioteca, do Centro de Documentação Bissaya Barreto, bem como à informação relativa à Escola Normal Social, às enfermeiras puericultoras visitadoras de infância e assistentes sociais que integraram as instituições da obra antituberculosa e de proteção à grávida e defesa da criança, existentes no Arquivo do Instituto Superior Miguel Torga. Trata-se de arquivos de grande valor para o incremento da investigação em diferentes áreas de conhecimento. Regista-se ainda a necessidade de salvar o espólio de várias instituições associadas a Bissaya Barreto e espalhadas pela região, muitas delas já desativadas. Revisitando estudos, dissertações, catálogos e outras publicações verificamos que estão abertos caminhos para a compreensão da sua biografia, da relação com os regimes políticos (monarquia, república, ditadura militar e Estado Novo), das múltiplas instituições a que esteve associado e/ou criou enquanto presidente de órgãos de administração distrital e provincial. Constituindo contributos relevantes, são ainda fragmentos para uma História contemporânea de Coimbra e da região, em tempos de República e de Ditadura, para a análise do significado social e político da sua vida e obra, bem como das diversas influências internacionais.
- ItemServiço Social português e brasileiro em diálogo: internacionalização da formação profissional(Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014) Martins, Alcina Maria Castro; Carrara, Virgínia AlvesO ensino superior, nos quatro cantos do mundo, tem na atualidade a temática e realidade do processo de internacionalização que vem intensificando a circulação de alunos, professores e pesquisadores a realizarem estudos e investigações no estrangeiro. Este artigo é uma aproximação, através de estudo bibliográfico e análise documental, do diálogo estabelecido entre o Serviço Social português e brasileiro a partir dos anos 1960, a fim de identificar as relações internacionais no âmbito da qualificação profissional e da formação de quadros docentes e investigadores em Serviço Social, no contexto das transformações da educação e da internacionalização do ensino superior. / Higher education, in all four corners of the world, has nowadays the theme and reality of the internationalization process that has intensified the circulation of students, teachers and researchers to conduct studies and research abroad. This article is an approximation, through literature research and document analysis, of the dialogue established between the Portuguese and Brazilian Social Work from 1960 on, to identify international relations within the qualification and training of teaching staff and researchers in Social Work in the context of the transformation of education and internationalization of higher education.
- ItemA Emigração dos Assistentes Sociais Portugueses: faces do trabalho e do desemprego em tempos de crise e austeridade(2015) Martins, Alcina Maria Castro; Tomé, Maria Rosa; Carrara, Virgínia AlvesA atual crise do capital imprimiu um ciclo de emigração aos diplomados portugueses. Não encontrando possibilidades de trabalho, licenciados, mestres e doutores buscam emprego, impelidos pela ideia de livre circulação dos cidadãos da União Europeia e pela internacionalização da formação superior com o Processo de Bolonha. A emigração dos diplomados portugueses é refletida como uma estratégia do capital no recrutamento de força de trabalho qualificada e excedente e por parte dos trabalhadores no enfrentamento ao desemprego, em determinados países. / The current economical crisis triggered a cycle of emigration among Portuguese graduates. Unable to find job opportunities, graduates, masters and doctors apply for jobs, impelled by the freedom of movement for citizens of the European Union and the internationalization of higher education with the Bologna Process. The Portuguese emigration of graduates is reflected as a capital strategy in recruiting skilled workforce and surplus work and by workers in facing with unemployment in some countries.
- ItemApoio Social e Solidão: reflexos na população idosa em contexto institucional e comunitário(Departamento de Investigação & Desenvolvimento, 2015-09-29) Luz, Maria Helena Reis Amaro da; Miguel, IsabelObjetivos: O apoio proveniente das redes sociais reflete, junto dos idoso, níveis de satisfação diferenciados, os quais se associam a variáveis contextuais, facultando, de igual modo, leituras explicativas sobre a predição da solidão. Deste modo, pretende-se, neste estudo, distinguir as redes sociais dos idosos que constituem a amostra, discutir os níveis de satisfação que apresentam com as redes de apoio social e a percepção que evidenciam relativa a sentimentos de solidão, tendo por base a influência da variável residência. A par, será retida a percepção subjetiva da solidão, para analisar os modelos explicativos que lhe estão hierarquicamente subjacentes. Método: A amostra deste estudo envolveu 221 idosos, dos quais 99 (44, 8%) vivem na comunidade e 122 (55,2%) residem em instituição. O protocolo foi composto por: Questionário Sociodemográfico; Escala de Redes Sociais de Lubben; Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) e Escala de Solidão da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Resultados: A comparação nas redes de apoio social entre os participantes revela, a partir dos testes univariados, a existência de diferenças estatisticamente significativas em todas as dimensões consideradas: os residentes na comunidade apresentam uma rede de suporte familiar, de amigos e de confidentes mais alargada do que os residentes em estrutura residencial para idosos. Os testes subsequentes relativos à satisfação com a rede de apoio revelam diferenças estatisticamente significativas nas dimensões relativas à satisfação com os amigos, família e apoio social, sendo os participantes residentes na comunidade os mais satisfeitos. A regressão hierárquica múltipla revela acréscimos na variância explicada da solidão, evidenciando o modelo final que a satisfação com a família, a existência de confidentes e de uma rede de amigos se revelam bons preditores negativos da solidão. Conclusões: Os idosos a residir na comunidade reportam, comparativamente aos participantes em lar, níveis mais elevados de suporte social ativo ou recebido, bem como de suporte social percebido como disponível em caso de necessidade. Por si só, a variável residência não influi na percepção subjetiva da solidão dos grupos em análise. No entanto quando se focalizam as vivências em lar, o apoio recebido e a satisfação com o suporte social revelam ser contributos importantes para minimizar a solidão destes idosos.
- ItemInternacionalização do Serviço Social: diálogos entre Brasil, Portugal e Espanha(XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), 2016) Ortiz, Fátima da Silva Grave; Carrara, Virgínia Alves; Xavier, Marinêz de Oliveira; Tomé, Maria Rosa; Martins, Alcina Maria CastroA crise contemporânea do capitalismo em todo o globo tem incidido na profissão, tanto no nível do exercício profissional, dada a reestruturação dos sistemas de proteção social; quanto no âmbito da formação, tendo em vista as inflexões produzidas pela adoção das orientações do Processo de Bolonha, notadamente no ensino superior dos países europeus. O objetivo deste artigo é apresentar os principais resultados das pesquisas desenvolvidas nesses países destacando os pontos de interseção entre eles: as tendências europeias no exercício e na formação profissional dos Assistentes Sociais e as interfaces com o Serviço Social brasileiro, em tempos de internacionalização do ensino superior. / The current crisis of capitalism worldwide has focused on the profession, both in the level of professional practice, taking into account the restructuring of social protection systems; and training in order inflections produced by the adoption of the guidelines of the Bologna Process, especially in higher education of the European countries. The aim of this paper is to present the main results of the research carried out in these countries highlight the points of intersection between them: European trends in exercise and training of social workers and interfaces with Social Work in Brazil, in times of internationalization of higher education.
- ItemSentimentos Face ao Futuro, Necessidades Percebidas e Redes de Suporte Social de Cuidadores Informais de Pessoas Adultas com Deficiência(Departamento de Investigação & Desenvolvimento, 2016-02-29) Guadalupe, Sónia; Costa, Élia; Daniel, FernandaObjetivo: O aumento da esperança de vida das pessoas com deficiência e o envelhecimento dos seus cuidadores informais convocam a refletir sobre os desafios que se perspetivam no presente e futuro em torno da provisão dos cuidados. O objetivo é caracterizar os sentimentos face ao futuro, necessidades de apoio e rede de suporte social de cuidadores informais de adultos com deficiência. Participantes: Participaram 40 cuidadores informais, na sua maioria pais (67,5%) de adultos com paralisia cerebral, deficiência intelectual e multideficiência; média de idades de 67,83 (DP = 11,47), tendo 72,5% 65 anos ou mais; maioritariamente do sexo feminino (77,5%), casados (50%), reformadas/os (65%), e a maior parte integra famílias monoparentais (40%). Métodos: Utilizou-se inquérito por questionário e o Instrumento de Análise da Rede Social Pessoal para avaliar as dimensões das redes. Resultados: A conciliação entre trabalho e cuidar é feita com alguma dificuldade (40%), tendo 17,5% deixado de trabalhar, percebendo um nível de sobrecarga moderado (32,5%) e elevado (30%). A incerteza e tristeza são os sentimentos negativos mais frequentes face ao futuro, sendo o positivo, a esperança. O apoio necessitado mais referido atual é o económico, e no futuro o apoio residencial. Estruturalmente, a rede social pessoal tem um tamanho médio de 6 membros, compõe-se maioritariamente por familiares (M = 74%) e densidade muito elevada. Funcionalmente, o apoio percebido como mais elevado é o emocional, sendo os restantes moderados, revelando reciprocidade e satisfação com a rede. A frequência de contactos entre os membros é elevada e há proximidade geográfica. Conclusões: Emerge da realidade do envelhecimento nas famílias e cuidadores de pessoas com deficiência um conjunto de necessidades, dificuldades, restrições no apoio e riscos de vulnerabilização que merecem aprofundamento. A mobilização da provisão informal exige sincronização com provisão formal e coletiva que favoreça os direitos e bem-estar dos cidadãos que cuidam.
- ItemRede Social de Pessoas com Consumos Aditivos e Dependências(Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2017-02) Caetano, Ana Paula; Guadalupe, SóniaObjetivos: As redes sociais desempenham um papel central na qualidade de vida da pessoa com comportamentos aditivos, determinantes, tanto na manutenção como na compensação e na reabilitação destes comportamentos. Este estudo tem como objetivo caracterizar as redes sociais de pessoas com consumos aditivos e dependências em situação ou risco de exclusão social. Métodos: Participaram no estudo 30 sujeitos consumidores de substâncias psicoativas, com idades compreendidas entre os 24 e os 65 anos (M ± DP = 43,03 ± 10,10), a maioria do sexo masculino (80,0%), não tendo fonte de rendimentos na maior parte (46,7%) ou sendo apoiados por medidas de política social (53,3%). A maioria tem como substância principal de consumo a heroína (63,3%). Avaliámos as dimensões estrutural, funcional e relacional-contextual das suas redes com o Instrumento de Análise da Rede Social Pessoal. Resultados: As redes dos inquiridos são constituídas, em média, por 7 elementos, predominando as relações familiares; são fragmentadas, constituídas essencialmente por membros das redes primárias, ainda que as secundárias representem cerca de ¼ dos membros. A reciprocidade e o nível de apoio social percebido são elevados, assim como o apoio emocional e informativo. Os indivíduos inquiridos, na sua maioria, refere ter membros na rede com CAD na rede social (77,0%), relações que ocupam mais de 20,0% do tamanho das redes. Analisámos comparativamente as redes segundo privação material e de abrigo, não tendo emergido diferenças significativas (p > 0,05), ainda que os perfis de rede sugiram diferentes estratégias de ativação do suporte. Conclusões: O estudo confirma a importância da avaliação da rede social em pessoas com comportamentos aditivos e dependências. A planificação da intervenção social deve integrar as características da rede pertinentes para o suporte na redução do uso abusivo de substâncias e dos riscos associados, assim como para a promoção do bem-estar social e da cidadania. / Aims: Social networks play a central role in the quality of the life of persons with additive behaviors, being determinant both in the maintenance, compensation or rehabilitation of these behaviors. This study aims to characterize the social personal networks of people with additive behavior and dependencies at risk of social exclusion or excluded. Method: Participated in this study 30 individuals with psychoactive substances use, aged between 24 and 65 years (M ± DP = 43,03 ± 10,10), most of them male (80,0%), with no source of income (46.7%) or supported by social policy measures (53.3%). The main substance of use is heroin (63.3%). We assessed the structural, functional and contextual-relational dimensions of their networks with the Social Personal Networks Analysis Tool. Results: The social networks of the participants are composed by 7 elements, in average, predominating the family members; they are fragmented, consisting essentially by members of the primary networks, although, the secondary networks represent about ¼ of the members. Reciprocity and the level of perceived social support are high, such as emotional and informational support. Most individuals report having members in the social network with drug abuse (77,0%), relationships that occupy more than 20,0% of the network size. We analyzed comparatively the networks according to material and shelter deprivation, and no significant differences emerged (p > 0,05), although the networks’ profiles suggest different strategies of support. Conclusions: The study confirms the relevance of social networks assessment in the population with addictive behaviors and dependencies. Social intervention planning should integrate the network characteristics that are relevant to support the reduction of substance abuse and associated risks, as well as the promotion of social well-being and citizenship.
- ItemRede Social de Pessoas com Consumos Aditivos e Dependências(Departamento de Investigação & Desenvolvimento, 2017-02-28) Caetano, Ana Paula; Guadalupe, SóniaContexto & Objetivos: As redes sociais desempenham um papel central na qualidade de vida da pessoa com comportamentos aditivos, determinantes, tanto na manutenção como na compensação e na reabilitação destes comportamentos. Este estudo tem como objetivo caracterizar as redes sociais de pessoas com consumos aditivos e dependências em situação ou risco de exclusão social. Métodos: Participaram 30 sujeitos consumidores de substâncias psicoativas, com idades compreendidas entre os 24 e os 65 anos (M ± DP = 43,03 ± 10,10), a maioria do sexo masculino (80,0%), não tendo fonte de rendimentos na maior parte (46,7%) ou sendo apoiados por medidas de política social (53,3%). A maioria tem como substância principal de consumo a heroína (63,3%). Avaliámos as dimensões estrutural, funcional e relacional-contextual das suas redes com o Instrumento de Análise da Rede Social Pessoal. Resultados: As redes dos inquiridos são constituídas, em média, por 7 elementos, predominando as relações familiares; são fragmentadas, constituídas essencialmente por membros das redes primárias, ainda que as secundárias representem cerca de ¼ dos membros. A reciprocidade e o nível de apoio social percebido são elevados, assim como o apoio emocional e informativo. Os indivíduos inquiridos, na sua maioria, refere ter membros na rede com CAD na rede social (77,0%), relações que ocupam mais de 20,0% do tamanho das redes. Analisámos comparativamente as redes segundo privação material e de abrigo, não tendo emergido diferenças significativas (p > 0,05), ainda que os perfis de rede sugiram diferentes estratégias de ativação do suporte. Conclusões: O estudo confirma a importância da avaliação da rede social em pessoas com comportamentos aditivos e dependências. A planificação da intervenção social deve integrar as características da rede pertinentes para o suporte na redução do uso abusivo de substâncias e dos riscos associados, assim como para a promoção do bem-estar social e da cidadania.
- ItemTreino e Reforço de Competências em Doentes Renais Crónicos em Hemodiálise: o programa “Acredita+ e Segue” - resultados preliminares(Departamento de Investigação & Desenvolvimento, 2017-09-29) Olim, Marta Freitas; Carrasco, Luis; Pimenta, Joana; Silva, Filipa; Torres, Susana; Duarte, JoanaContexto e Objetivo: O presente estudo apresenta os resultados preliminares e descreve a estrutura de um programa de treino e reforço de competências assente numa metodologia de Serviço Social de grupo, realizado a partir das necessidades de doentes renais crónicos em tratamento de hemodiálise. O objetivo do programa é promover a integração da doença e do seu tratamento, de forma positiva, bem como a promoção de hábitos de vida saudáveis com impacte favorável no projeto de vida dos doentes, nomeadamente no estado atual da sua ocupação. Participantes: Trinta pessoas participaram voluntariamente no programa (16 homens e 14 mulheres), com idades compreendidas entre os 26 anos e os 77 anos (M = 49,6; DP ± 14,88), sem qualquer tipo de ocupação. Procedimentos: Foram realizadas quatro edições em diferentes zonas do país. Cada edição contemplou um grupo heterogéneo, de entre sete a nove doentes renais crónicos, a realizar tratamento de hemodiálise em clínicas em Portugal. Cada edição contemplou seis sessões bissemanais. Nestas foram avaliados o nível de participação, a permanência no programa, e a eficácia na alteração da situação ocupacional pós-programa, tendo-se monitorizado a adesão à resposta ocupacional durante um ano. Resultados: No final desta fase preliminar do programa, 50% dos participantes integraram resposta ocupacional. Constatou-se uma adesão total dos participantes às sessões de forma ativa e continuada, não se registando desistências. A formação é a resposta ocupacional com maior número de adesões, cerca de 27%, em detrimento das outras alternativas, como o emprego, voluntariado ou atividade física formalizada. Conclusão: Este programa enfatiza a ocupação como fator primordial na reabilitação clínica e inserção social desta população na sociedade, com benefícios psicossociais claros para os participantes. Pretendemos com este programa contribuir com uma metodologia de intervenção inovadora e com impacte a utilizar nesta população, introduzindo novos desafios à prática do Serviço Social.
- ItemAs redes de suporte social informal como fontes de provisão social em Portugal: o caso da população idosa(Universidade de Brasília, 2018-01) Guadalupe, Sónia; Cardoso, JúliaOs indicadores de envelhecimento na população portuguesa colocam Portugal como um dos países mais envelhecidos do mundo, sendo os idosos um grupo populacional socialmente vulnerável. A vulnerabilidade, resultante de trajetórias ao longo da vida com acúmulo progressivo de desvantagens, tem como determinantes os fortes níveis de perda de autonomia com o avançar da idade, o risco de isolamento social, o elevado risco de exclusão e de pobreza, colmatado pelo forte impacte das transferências sociais no rendimento, a par das transformações na sociedade portuguesa, particularmente na morfologia das famílias e na relação com o trabalho. Este quadro de vulnerabilidade tem encontrado resposta na expansão de políticas de bem-estar no contexto do desenvolvimento do Estado-providência, mas também na provisão informal, sobretudo das famílias. Em tempos recentes, assistimos a uma inversão na trajetória providencial por parte do Estado português, cada vez mais recuado, agudizando-se a responsabilidade familiar. O artigo apresenta uma reflexão sobre a relevância do suporte social informal na proteção social em Portugal no que concerne à população idosa, problematizando particularmente o papel providencial das famílias num contexto de austeridade, a partir de documentação e literatura produzida no e sobre o contexto social português. / Aging indicators in the Portuguese population, places Portugal as one of the most aged countries in the world, being the elderly a socially vulnerable group. The vulnerability, resulting from lifelong trajectories of progressive accumulation of disadvantages, has as determinants the strong levels of loss of autonomy with advancing age, the risk of social isolation and the high risk of social exclusion and poverty, compensated by the strong impact of social transfers on income, together with the changes in Portuguese society, particularly in the morphology of families and in labor. This vulnerability framework has been adressed with the expansion of welfare public policies, but also trough informal provision, especially by families. In more recent times, we witnessed a reversal in the providencial trajectory by the Portuguese state, increasingly retreated, accentuating the family responsibility. The article presents a reflection on the relevance of informal social support in social welfare in Portugal regarding the elderly population, particularly problematizing the providential role of families in an austerity context, based on documentation and literature produced in and about the Portuguese social context.
- ItemSocial Work in Public Schools: ratios of students per social worker in Portugal(Departamento de Investigação & Desenvolvimento, 2019-02-28) Mendes, Sara; Guadalupe, SóniaObjetivo: O presente estudo estima o rácio de estudantes por assistente social nas escolas públicas de Portugal. Métodos: A análise documental foi utilizada para a recolha de dados, seguindo três etapas com critérios específicos: 1) partimos de fontes documentais oficiais para identificar as escolas que permitem a contratação de assistentes sociais; 2) foram recolhidas evidências de empregabilidade de assistentes sociais na página institucional de cada escola; 3) foi construída uma base de dados, a nível nacional e regional, para o território continental de Portugal. Resultados: Foram identificados 112 assistentes sociais no universo de 811 escolas públicas (escolas agrupadas e não agrupadas). O rácio a nível nacional de assistente social/estudantes em todas as escolas de Portugal continental foi de 1:12.086, variando entre 1:8.753 e 1:22.237. O rácio nas escolas que têm assistentes sociais foi de 1:1.394, variando entre 1:1.210 e 1:1.768, dependendo da região do país. Conclusões: Os assistentes sociais são profissionais muito residuais na escola pública, destacando-se os rácios alarmantes e desiguais territorialmente de assistentes sociais/estudantes. Tal evidencia o desinvestimento na profissão e nos seus objetivos no campo da educação. Estes resultados interpelam as organizações nacionais e europeias de assistentes sociais a definir recomendações de rácios de estudantes por assistente social, exigindo um maior investimento nesta área crucial de intervenção social.
- ItemCaracterísticas das redes sociais de pessoas idosas em Portugal(Egolab-GRAFO, 2019-12-20) Guadalupe, Sónia; Vicente, Henrique; Daniel, FernandaEste estudo descreve as redes sociais pessoais de idosos em Portugal, nas suas características estruturais, funcionais e relacionais-contextuais. Participaram 612 idosos com 65+ anos de idade (M=76; DP=7,6), na sua maioria mulheres (63%), com filhos (88,2%), e que não vivem sós (78,8%). Estruturalmente as redes apresentam um tamanho médio para a faixa etária (M=7,9), são centradas nas relações familiares e muito coesas. São compostas dominantemente por laços familiares (76%), seguindo-se os laços de amizade (13%) e os de vizinhança (8%). Funcionalmente são percebidas como suportativas e recíprocas, associando-se aos laços familiares níveis mais elevados de suporte emocional, tangível e informativo (p<0,01). Relacional-contextualmente são estáveis temporalmente, heterogéneas quanto ao sexo e ao grupo etário. A frequência de contactos é plurisemanal e há proximidade geográfica com os membros da rede, vivendo mais próximos e tendo contactos mais frequentes com membros extrafamiliares (p<0,01; p<0,05). O perfil das redes sociais pessoais tem interesse epidemiológico para profissionais e atores que interferem organizacional e politicamente na intervenção com população idosa, para compreenderem as condições de provisão social das redes informais e equacionarem a promoção do bem-estar individual e social desta população. / This study describes the personal social networks of the elderly in Portugal, in their structural, functional and relational-contextual characteristics. 612 elderly people aged 65+ (M=76, SD=7.6) participated, mostly women (63%), with offspring (88.2%) and not living alone (78.8%). Structurally, networks have a medium size for this population (M=7.9), are centered in family relations and have high leves of cohesiveness. They are composed mainly of family ties (76%), followed by friendship ties (13%) and neighborhood ties (8%). Functionally they are perceived as supportative and reciprocal, with family ties associated to higher levels of emotional, tangible and informative support (p<0.01). Regarding relational-contextual variables, they are temporally stable and heterogeneous in gender and age. They are also characterized by multiple contacts per week and geographic proximity with network members. Extrafamilial members live closer to the focal person and engage in more frequent contacts (p<0.01, p<0.05). The profile definition of personal social networks has epidemiological interest for professionals, key actors and stakeholders that are involved, organizationally and politically, in elderly directed interventions, mainly to understand the conditions of social provision of informal networks and to equate the promotion of individual and social well-being in this population.