Dissertações de Mestrado em Serviço Social

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    Mapeamento dos Planos de Estudo do 1.º Ciclo de Serviço Social Homologados no Diário da República
    (ISMT, 2023-10) Pinto, António Germano Serra Lopes Leal; Daniel, Fernanda (Orientadora)
    Objetivo: Analisar os planos de estudo de Serviço Social, desde a Escola Normal Social de Coimbra até ao atual Instituto Superior Miguel Torga, identificando as alterações do elenco disciplinar que ocorreram ao longo das décadas. Métodos: Na prossecução desse objetivo, foi utilizada a pesquisa documental. Foram encontrados oito planos de estudos publicados no Diário da República/Governo (Decretos-lei, portarias, despachos e avisos). Posteriormente, procedeu-se a um exame meticuloso do elenco disciplinar que possibilitou uma análise comparativa abrangente das mudanças das áreas científicas e subárea do Serviço Social ao longo do tempo. Resultados: Alterações significativas dos planos de estudo de Serviço Social em diferentes momentos da sociedade portuguesa. Inicialmente, houve uma maior ênfase nas Ciências da Saúde, mas a partir do ano 1956 (Portaria n.º 15 972), ocorreu uma transição para um maior foco nas Ciências Sociais, com destaque para as áreas da Psicologia e Sociologia, mais especificamente, na subárea de Serviço Social. A diversificação das áreas e simplificação curricular após processo de Bolonha também são observadas. Conclusão: Esta análise sublinha tendências como a redução das ciências da saúde, a crescente importância da sociologia, da psicologia e do Serviço Social no currículo e a diversificação dos campos de especialização. | Objective: The main objective of this dissertation was to analyze the historical evolution of social work curriculum from the Escola Normal Social de Coimbra to the current ISMT (Instituto Superior Miguel Torga), identifying the curricular transformations that have occurred over the decades and their impact on the education of social workers. Methods Used: To achieve this goal, documentary research and curriculum analysis were employed. Eight curriculums from the school were found, published through decrees, ordinances, directives, and notices. These plans were subsequently examined meticulously, enabling a comprehensive comparative analysis of changes in the scientific fields and subfields of Social Work over time. Results: The results reveal significant changes of the Social Work curriculum at various moments in Portuguese society. Initially, there was a greater emphasis on Health Sciences, but with the change of the times, there was a transition towards a stronger focus on Social Sciences, with an emphasis on the fields of Psychology and Sociology, specifically in the subfield of Social Work. The diversification of areas and curriculum simplification following the Bologna Process were also observed. Conclusion: This analysis underscores trends such as the reduction of Health Sciences, the increasing importance of Sociology and Psychology in the curriculum, and the diversification of specialized fields within social work.
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    A Integração das Comunidades Asiáticas na Vila de Marinha das Ondas: um local de passagem e de reagrupamento familiar
    (ISMT, 2023) Duarte, Mariana Ruivo; Tomé, Maria Rosa (Orientadora)
    Nas últimas décadas, Portugal tem testemunhado um aumento significativo do número de imigrantes. Este fenómeno tem suscitado debates em torno das problemáticas relacionadas com a integração destes indivíduos na sua nova residência e meio sociocultural. Assim, esta dissertação tem como objetivo principal descrever as dinâmicas de integração da comunidade imigrante que reside na localidade de Marinha das Ondas, uma vila pertencente ao concelho da Figueira da Foz. Para tal, foram entrevistados dez migrantes, distribuídos equitativamente entre homens e mulheres. A abordagem metodológica adotada é de natureza qualitativa, recorrendo à pesquisa documental, entrevistas exploratórias e entrevistas semiestruturadas com a população imigrante, de modo a efetuar a recolha e análise de conteúdo. Através deste processo, foi possível examinar os percursos dos imigrantes até Portugal e, consequentemente, até Marinha das Ondas. Verificou-se que existem diferenças nos discursos e experiências entre os géneros, nomeadamente no que diz respeito às ambições laborais, perspetivas de integração social e expectativas para o futuro. Quanto ao objetivo principal da dissertação, conclui-se que o grupo de imigrantes não se encontra inserido (Horta & Malheiros, 2004), mas sim integrado, embora com algumas dificuldades nos vários domínios estudados. Entre os participantes do sexo masculino, as maiores dificuldades de integração são observadas no domínio institucional, enquanto entre as participantes do sexo feminino são no domínio social e cultural. | In recent decades, Portugal has witnessed a significant increase in the number of immigrants. This phenomenon has sparked debates regarding the challenges related to the integration of these individuals into their new residential and sociocultural environment. Thus, this dissertation aims to describe the integration dynamics of the immigrant community residing in the locality of Marinha das Ondas, a village belonging to the municipality of Figueira da Foz. To achieve this, ten migrants, evenly distributed between men and women, were interviewed. The adopted methodological approach is qualitative, employing documentary research, exploratory interviews, and semi-structured interviews with the immigrant population to collect and analyze content. Through this process, it was possible to examine the immigrants' trajectories to Portugal and, consequently, to Marinha das Ondas. Differences in discourse and experiences between genders were found, particularly concerning labor ambitions, perspectives on social integration, and future expectations. Regarding the main objective of the dissertation, it is concluded that the group of immigrants is not merely inserted (Horta & Malheiros, 2004) but rather integrated, albeit with some difficulties in various domains studied. Among male participants, the greatest integration difficulties are observed in the institutional domain, while among female participants, they are in the social and cultural domains.
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    Necessidades e Desafios das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo na Figueira da Foz e Estratégias Profissionais para a Inclusão Social
    (ISMT, 2023-10) Bonansea, Ilka de Oliveira Moriya; Tomé, Maria Rosa (Orientadora)
    Contexto: A questão das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (PSSA) é um grande desafio, com défices de políticas públicas adaptadas a essa população. Em Portugal, de acordo com osos dados do Inquérito de Caracterização das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo divulgado em 31 de dezembro de 2021, foram identificadas 9.604 pessoas em situação de sem-abrigo em Portugal Continental, das quais 4.873 estavam sem teto e 4.731 estavam sem casa. Objetivo: Este estudo tem como objetivo verificar como as estratégias profissionais de intervenção podem abordar as necessidades e os desafios enfrentados pelas PSSA na busca da inclusão social. Materiais e Métodos: A pesquisa utiliza abordagens quantitativas e qualitativas, incluindo questionários direcionados às PSSA e entrevistas com profissionais que trabalham com essa população. A coleta de dados abrange informações sociodemográficas, necessidades humanas, estratégias de intervenção e a relação entre sem-abrigo e cidadania. Resultados: As necessidades humanas mais mencionadas são habitação (77,7%), emprego (74%) e tratamentos de saúde (33,3%). A invisibilidade de muitos casos contribui para a exclusão e isolamento social e o agravamento da situação (E2, E3, E4, E5, E6). A habitação é crucial para a segurança, identidade e cidadania das PSSA (E1, E2, E3, E4, E5, E6). A reintegração de PSSA que se encontram em situações crónicas é desafiadora (E1, E3, E4, E5). A discriminação social persiste e afeta as relações sociais das PSSA, sendo que a maioria da amostra se sente socialmente isolada (59,3%). As políticas públicas e a ENIPSSA enfrentam desafios, como descontinuação de projetos (E1, E2, E3, E4, E5, E6). Sendo que uma minoria (37%) sente que as respostas socias são suficientes para conduzi-los a sair da situação atual. Conclusão: A habitação desempenha um papel fundamental para a inclusão social do sujeito, e esta condicionada a outras necessidades essenciais como saúde e emprego. A reintegração é desafiadora, e políticas públicas mais abrangentes são necessárias, enfatizando o papel fundamental das equipes técnicas na promoção da inclusão social e na mudança societária, uma vez que se trata de um fenómeno multidimensional enraizado nas desigualdades sociais das relações capitalistas. | Context: The issue of People Experiencing Homelessness (PEH) poses a significant challenge, with deficits in public policies adapted to this population. In Portugal, according to the data from the Survey of Characterization of People Experiencing Homelessness released on December 31, 2021, 9,604 individuals were identified as homeless in Continental Portugal, with 4,873 without shelter and 4,731 without a home. Objective: This study aims to examine how professional intervention strategies can address the needs and challenges faced by PEH in the pursuit of social inclusion. Materials and Methods: The research employs quantitative and qualitative approaches, including targeted questionnaires for PEH and interviews with professionals working with this population. Data collection encompasses sociodemographic information, human needs, intervention strategies, and the relationship between homelessness and citizenship. Results: The most mentioned human needs are housing (77.7%), employment (74%), and healthcare (33.3%). The invisibility of many cases contributes to social exclusion and isolation, worsening the situation (E2, E3, E4, E5, E6). Housing is crucial for the security, identity, and citizenship of PEH (E1, E2, E3, E4, E5, E6). The reintegration of PEH in chronic situations is challenging (E1, E3, E4, E5). Social discrimination persists and affects the social relationships of PEH, with the majority of the sample feeling socially isolated (59.3%). Public policies and the National Strategy for the Integration of People Experiencing Homelessness (ENIPSSA) face challenges, such as project discontinuation (E1, E2, E3, E4, E5, E6). A minority (37%) feels that social responses are sufficient to lead them out of the current situation. Conclusion: Housing plays a fundamental role in the social inclusion of individuals, conditioned by other essential needs such as health and employment. Reintegration is challenging, requiring more comprehensive public policies, emphasizing the crucial role of technical teams in promoting social inclusion and societal change, as it is a multidimensional phenomenon rooted in the social inequalities of capitalist relationships.
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    Formação de Base dos Assistentes Sociais em Intervenção Precoce na Infância: conteúdos recomendados para uma formação eficaz
    (ISMT, 2023-09) Cruz, Patrícia Isabel Henriques da; Menezes, Manuel (Orientador)
    No contexto português o enquadramento legal da participação dos assistentes sociais em serviços de IP iniciou-se através do Despacho Conjunto n.º 891/99, de 19 de outubro que se salientou o caráter fundamental da integração do assistente social como membro das equipas multidisciplinares dos serviços de Intervenção Precoce na Infância. Foi através desta integração que se começou a questionar se a formação de base dos assistentes sociais seria suficiente e com competências facilitadoras para uma prática centrada na família, segundo o modelo preconizado pela Intervenção Precoce. Tendo-se esta formação inicial revelado insuficiente, foi necessário suprir possíveis lacunas nos contextos de intervenção, e neste sentido, os profissionais tiveram que recorrer à formação em serviço, para se sentirem mais aptos e para responderem de forma segura e responsável às necessidades das crianças/famílias que intervêm no âmbito da Intervenção Precoce na Infância. Os novos papéis requeridos ao profissional de intervenção precoce, exigem competências que não estão presentes nos seus programas de formação, o que pode requerer uma reestruturação nos programas de formação que se adeque aos princípios práticos preconizados na abordagem centrada na família. Segundo Gonçalves (2005), apesar de existirem Universidades Públicas e Escolas Superiores que trabalham com conteúdos promotores da intervenção precoce, estes não são suficientes para assegurar uma resposta satisfatória às competências legais requeridas aos profissionais. Neste sentido e por forma a identificar competências na formação de base de Serviço Social para a intervenção precoce na infância, foi necessário refletir acerca das práticas e sobre a análise do processo de formação, tendo em vista uma intervenção qualificada. Pensamos ser necessário a introdução de conteúdos que permitam aos futuros profissionais de Serviço Social responder aos desafios colocados quotidianamente pela intervenção precoce, designadamente com o modelo centrado na família. Assim, consideramos que seria importante revermos todas as unidades curriculares (UCs), das universidades, escolas e politécnicos, com intuito de perceber os conteúdos abordados na formação de base nos cursos de Serviço Social, tendo como intuito conhecer a formação inicial dos cursos de Serviço Social, na área de IPI, visando analisar os possíveis défices tendo em vista uma intervenção qualificada e eficaz, tentando ainda perceber a possível existência de lacunas ao nível da sua formação de base, bem como possíveis estratégias delineadas tendo em vista aquisição de conhecimentos que promovam o desempenho qualificado em intervenção precoce. O estudo empírico desta investigação, incidiu numa abordagem qualitativa, por recolha de dados, através da entrevista, assim, procedemos à circunscrição do universo à zona centro e posteriormente, o critério para a seleção da amostra foi a área de abrangência da ANIP. Assim, a nossa amostra engloba as ELIs dos distritos de Coimbra e Aveiro, compreendendo os cinco assistentes sociais que integram as equipas ANIP. Os resultados empíricos apresentados demonstram que apesar de existirem opiniões divergentes em algumas questões, os assistentes sociais, envolvidos neste estudo apresentam questões já levantadas pelos diversos autores, reforçando a ideia da necessidade de se rever ou reforçar conteúdos que ajudem os assistentes sociais a serem integrados na intervenção precoce de forma responsiva e mais qualificados. | In the Portuguese context, the legal framework for the participation of social workers in EI services began with Joint Dispatch No. 891/99, of October 19, which highlighted the fundamental character of the social worker's integration as a member of the multidisciplinary teams of the Early Childhood Intervention services. It was through this integration that it began to question whether the basic training of social workers would be sufficient and with facilitating skills for a practice centered on the family, according to the model advocated by Early Intervention. As this initial training proved to be insufficient, it was necessary to fill possible gaps in the intervention contexts, and in this sense, professionals had to resort to in-service training, to feel more able and to respond safely and responsibly to the needs of children/families that intervene in the context of Early Intervention in Childhood. The new roles required of the early intervention professional require skills that are not present in their training programs, which may require a restructuring of training programs that fit the practical principles advocated in the family-centered approach. According to Gonçalves (2005) who concluded that, although there are Public Universities and Higher Schools that work with content that promotes early intervention, these are not sufficient to ensure a satisfactory response to the legal skills required of professionals. In this sense, and in order to identify competences in the basic training of Social Work for early intervention in childhood, it was necessary to reflect on the practices and on the analysis of the training process, with a view to a qualified intervention, we believe that it is necessary to introduce contents that allow future Social Work professionals to respond to the daily challenges posed by early intervention, namely with the model centered on families. Thus, we believe that it would be important to review all curricular units (UCs), from universities, schools and polytechnics, with the aim of perceiving the contents addressed in basic training in Social Service courses, with the aim of knowing the initial training of Social Service courses, in the field of ECI, aiming to analyze the possible deficits with a view to a qualified and effective intervention, trying to understand the possible existence of gaps in terms of their basic training, as well as possible strategies outlined with a view to acquiring knowledge that promote the qualified performance in early intervention. The empirical study of this investigation, focused on a qualitative approach, by data collection, through the interview, thus, we proceeded to circumscribe the universe to the central zone and later, the criterion for the selection of the sample was the area covered by the ANIP. Thus, our sample encompasses the ELIs in the districts of Coimbra and Aveiro, in which the universe of the sample comprises the five social workers who form an integral part of the ANIP teams. The empirical results presented demonstrate that despite the existence of divergent opinions on some issues, the social workers involved in this study present questions already raised by the various authors, reinforcing the idea that there is a need to review or reinforce content that helps social workers. to be integrated into early intervention in a responsive and more qualified way.
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    Contemporaneidade no Exercício Profissional do Serviço Social: reflexão de uma prática profissional
    (ISMT, 2023) Pires, Maria Helena Cunha; Ribeiro, Sónia (Orientadora)
    O contexto social atual, com a crise económica e ambiental, tem conduzido a profundas alterações na vida dos cidadãos, nas organizações e na sociedade em geral. Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre a prática profissional e os desafios impostos ao Serviço Social, resultante das várias alterações sociais e económicas, e da necessidade de readaptações constantes no desempenho profissional. As reflexões apontam para a necessidade de uma avaliação ponderada, formação e supervisão, no sentido de dar uma resposta mais eficaz e acertada às problemáticas emergentes, ao agravamento dos problemas sociais e à ausência ou insuficiência de respostas institucionais adequadas. Face aos novos desafios sociais que se apresentam, num período que se prevê durar e impactar a sociedade a médio e a longo prazo, esta dissertação apresenta alguns constrangimentos à prática do Serviço Social que avaliados e corrigidos poderão redefinir-se como contributos positivos no âmbito da intervenção social e no domínio das Políticas Sociais. | The current social context, with the economic and environmental crises, has been leading to profound changes in citizen’s lives, in organizations and in society in general. This Dissertation presents a reflection about the professional practice and the challenges imposed on Social Work, which result from various social and economical alterations, and from the need to constantly readapt professional performance. These reflections point to the necessity of a thoughtful evaluation, formation and work supervision, aiming to effectively and accurately answer to emerging issues, to the worsening of social problems, and to the absence or failure of adequate institutional responses. Considering the emergence of novel social challenges, in a period that is predicted to last in time and to have a significant medium and long term social impact, this Dissertation refers some constraints to Social Work. When properly evaluated and adjusted, these constraints can be redefined as positive contributions in the field of Social Intervention and in the domain of Social Policies.