Publicações Científicas J-P-E
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Publicações Científicas J-P-E por autor "Barbosa, Milka Alves Correia"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
- ItemO Papel de Gestor: percepções de professores-gestores de uma Universidade Federal Brasileira(Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 2017-02-20) Barbosa, Milka Alves Correia; Matos, Fátima Regina Ney; Mendonça, José Ricardo Costa; Paiva, Kely César Martins; Cassundé, Fernanda Roda de Souza AraújoEsta investigação teve como objetivo analisar como professores de ensino superior de uma universidade federal percebem o papel de professor-gestor. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo interpretativo básico, cujos participantes foram os professores-gestores da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. A Análise de Conteúdo foi adotada para o tratamento dos dados, com o suporte do software Atlas Ti. Com os relatos dos professores foi possível identificar dimensões compartilhadas por eles ao se referirem ao papel de professor-gestor (faceta convencional), em torno das quais esses sujeitos se agregam e que caracterizaram o papel de professor-gestor como uma categoria social. Como também, foi possível reconhecer as interpretações e significações individuais que constituem a faceta idiossincrática do papel de professor-gestor. A pesquisa de campo mostrou-se frutífera ao aproximar empiricamente os processos de identificação e categorização do papel social, respectivamente oriundos da Teoria da Identidade e da Teoria da Identidade Social, mostrando que a complementaridade entre abordagens tradicionalmente oponentes. Ao situar a temática do papel professor-gestor na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a pesquisa proporcionou a construção de conhecimento sobre os papéis, atividades, desafios e tarefas com os quais mestres e doutores em início de carreira, lotados em universidades federais convivem. | This research aimed to analyze how higher education teachers from a Brazilian federal university perceive the role of academic-manager. For this purpose, it was conducted an interpretive qualitative basic study, whose participants were academic-manager of Federal University of São Francisco Valley (Univasf). Data were collected through semistructured interviews and documentary analysis. Content analysis was adopted for processing data with the software Atlas Ti support. Based on data, it was identified the dimensions shared by them when refer to the academic-manager role (conventional facet), around which these subjects aggregate themselves and that characterized the role of academic-manager as a social category. As well, it was possible to recognize the interpretations and individual meanings which constitute the idiosyncratic facet of academic manager role. Field research proved to be fruitful when approaching empirically the process of identification and categorization of social role, respectively coming from Theory of Identity and Theory of Social Identity, pointing complementarity between approaches traditionally opponents. By situating the issue of academic manager role at the Univasf, the research provided still knowledge about a reality that needs to be better investigated: the roles, activities, challenges with which masters and doctors in early career, crowded in federal universities, have to deal with.