Publicações Científicas J-P-E
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Publicações Científicas J-P-E por autor "Almeida, Luís Gomes"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
- ItemA Literacia Financeira: uma revisão da literatura(ISCET, 2021) Tavares, Fernando Oliveira; Almeida, Luís GomesEste artigo tem como objetivo fazer uma revisão da literatura sobre o tema da literacia financeira e perceber quais as linhas de investigação e itens de avaliação referidos nos estudos internacionais sobre o assunto. No início do artigo são compilados os estudos relacionados com a definição de literacia financeira, fazendo a sua distinção para com a educação financeira e com a alfabetização financeira. Posteriormente são referenciados estudos sobre a importância da literacia financeira e o seu impacto nas decisões económico-financeiras das famílias e na melhoria da sua segurança económica e bem-estar financeiro. Finalmente, são apresentados e analisados os itens estudados na literacia financeira. Claramente constata-se que as pessoas com um nível de literacia mais elevada tomam melhores decisões para as suas famílias a nível financeiro e que a ignorância financeira carrega custos significativos. Conclui-se que os países devem implementar medidas para apoiar a formação dos povos a fim de haver uma melhoria na sua literacia financeira. | The purpose of this paper is to review the literature on the topic of financial literacy and to understand which investigation lines and evaluation items are referred to in international studies on the subject. At the article’s beginning, the studies related to the definition of financial literacy are compiled, and a distinction between financial education and financial alphabetization is performed. Posteriorly, studies on the importance of financial literacy and its impact on families’ economic and financial decisions and on improving their economic security and financial well-being are referenced. Finally, the items on financial literacy which were studied are presented and analysed. It is clear that people with a higher literacy level make better financial decisions for their families and that financial ignorance conveys significant costs. It is concluded that countries should implement measures to support citizens’ training, in order to improve their financial literacy.