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Título: A Importância da Equoterapia no desenvolvimento de Habilidades Cognitivas de Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
Autores: Mendes, Joana Isabel Ferreira
Macedo, Esmeralda (Orientadora)
Palavras-chave: Equoterapia - Hippotherapy
Habilidades cognitivas - Cognitive abilities
Perturbação de Hiperatividade - Hyperactivity Disorder
Défice de Atenção - Attention-Deficit
Data: 2021
Editora: ISMT
Resumo: Enquadramento: A eficácia das terapias assistidas por animais em algumas patologias tem vindo a ser questionada ao longo dos anos. Apesar de ser uma terapia pouco conhecida em Portugal, hoje em dia existem muitos indivíduos de diferentes faixas etárias a recorrer a este método terapêutico. Esta terapia é benéfica na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e intervindo ao nível físico, social e emocional. Objetivo: Verificar se as terapias assistidas por cavalos são eficazes no desenvolvimento de habilidades cognitivas e comportamentais de crianças diagnosticadas com perturbação de hiperatividade/défice de atenção. Método: A amostra compreende dois sujeitos do sexo feminino, com 6 e 8 anos de idade, pacientes de uma empresa de equitação terapêutica. Neste estudo foram implementados às crianças os subtestes informação, semelhanças, vocabulário, compreensão e memória de dígitos da Escala de Inteligência de Weschler para Crianças – 3º Edição (WISC-III) e aos pais o teste MTA SNAP-IV-pt-PT aplicados em dois momentos, com dois meses de intervalo recorrendo a uma metodologia descritiva decorrida durante dois meses entre os dois momentos de avaliação. Resultados: Verificou-se uma diferença significativa nos resultados do teste-reteste das crianças. A pontuação foi sempre maior ou igual no reteste, exceto no subteste memória de dígitos. Em relação aos problemas comportamentais, os pais referiram a existência duma melhoria significativa. Conclusão: Com esta investigação pode concluir-se que as crianças deste estudo evoluíram de forma positiva, tendo diminuído significativamente os sintomas ligados à hiperatividade e aos problemas comportamentais identificados pelos pais. Apesar de ser um estudo de caso, os nossos resultados apontam para alterações positivas no comportamento das crianças, assim como uma evolução significativa nas habilidades cognitivas evidenciadas pelas crianças. / Background: The effectiveness of animal-assisted therapies in some pathologies has been questioned over the years. Despite being a little-know therapy in Portugal, today there are many individuals of different age groups using this therapeutic method. This therapy is beneficial in improving the quality of life of individuals and intervening at the physical, social and emotional levels. Objective: Verifying whether horses-assisted therapies are effective in developing cognitive skills and reducing symptoms associated to behavioral disorders in children diagnosed with attention deficit/hyperactivity disorder. Method: The sample consisted of 2 girls aged 6 and 8 years, patients of an equine assisted therapy centre. In this study we implemented the subtests information, similarities, vocabulary, understanding and digit memory of the Weschler Intelligence Scale for Children – 3º Edition (WISC-III) to the children and the MTA SNAP-IV-pt-PT test to the parents. Both children and parents were tested twice, two months apart. Were implemented using a descriptive methodology elapsed for two months between the two moments of evaluation. Results: we verified a significant difference in the children’s test-retest results. The scores obtained were always higher or equal in the retest, with the exception of the digit memory subtest. In what regards behavioral disorders, parents reported a significant improvement in their children’s behavior. Conclusion: With this investigation it can be concluded that the children’s in this study evolved positively, having significantly decreased the symptoms associated with attention deficit hyperactivity disorder and behavioral disorders identified by the parents. Despite being a case study, our results point to positive changes in children’s behavior and also a significant evolution in cognitive skills evidenced by children. Evidence by children’s.
URI: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1318
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado Psicologia

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