Comunicações de Sociologia
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Comunicações de Sociologia por título
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
- ItemIdentity, Resilience and Power in Self-Determination Conflicts(Kings College of London, 2014-09) Barata, Maria JoãoSem resumo disponível.
- ItemLes PRSI (Processus de Requalification Socio-Identitaire) de migrantes portugaises au Pays Basque. Analyse sociologique: interpréter l’oralité d’acteurs qui deviennent sujets(ISCTE-IULisboa, 2012) Toscano, Maria de Fátima
- ItemPobreza e Requalificação Sócio-Identitária: uma leitura sociológica crítica da tradição de estudos sobre ‘A pobreza’(2012) Toscano, Maria de FátimaResumo: Com este texto visa-se contribuir para a crítica construtiva à tradição analítica ‘da pobreza’, fundamentando a persistência, naquela, de 7 grandes obstáculos epistemológicos às Ciências Sociais: etno(socio)centrismo; moralismos; individualismo; utilitarismo; miserabilismopopulismo; positivismo e androcentrismo. Reconhecendo que estes são obstáculos e dicotomias de difícil superação, associa-se ainda, aos mesmos, a dominância de um olhar ‘negativo’, centrado nos processos e factores de empobrecimento, ao qual se pretende contrapor um olhar ‘positivo’, centrado nos modos de construção social da ‘saída’ de condições ditas pobres. Defende-se que, se os obstáculos epistemológicos e a focalização na queda têm atravessado o estudo de fenómenos designados por ‘pobreza’, uma das tarefas dos cientistas sociais neste campo é a de co-construir (outros) conceito e problemática que potenciem o reelaborar da visão, da observação, da pequisa e da intervenção relativas aos fenómenos, processos e condições socialmente desqualificados. Este argumento insere-se na pesquisa, pela autora, dos Processos de Requalificação Sócio-Identitária (desde a sua experiência de intervenção em contextos de pobreza em finais dos anos 80), mediante a análise em emergência de casos exemplares da ‘saída’ de vivências ditas de pobreza — partindo da proposta de Georg Simmel e da sua actualização por Serge Paugam, bem como da análise sociológica das identidades por Claude Dubar e François Dubet, entre outros.
- ItemRacionalidades Complexas, Trajectórias, Reinclusão Social: Esmeralda - um processo social de reconstrução identitária(2002) Toscano, Maria de FátimaDa análise do testemunho da cigana Esmeralda ( E. ) relativo à sua Trajectória Identitária (TI) passada ressaltam quatro Momentos Marcantes: um primeiro Momento... da vida de E. enquanto solteira, até aos 14 anos; o do primeiro ano de casada; o do Processo Social de Desinserção-Desqualificação(/Reinclusão) - PSD(/R); e o quarto Momento Marcante de Ruptura com o PSD - a Reinclusão. Subjacentes a estes quatro Momentos... da experiência social (DUBET,1996) vivenciada por E. emergem - pela análise do seu discurso de reconstrução biográfica -, distintas, e aparentemente paradoxais, Lógicas e Estratégias de Acção. É neste sentido que se fará de seguida uma abordagem cruzada daqueles Momentos Marcantes e das Lógicas Estratégicas da TI de Esmeralda. Parte-se, nesta abordagem, da sistematização dos Factores e dos Territórios da Experiência Identitária feita para cada Momento Marcante.