Ciências Sociais
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Percorrer Ciências Sociais por assunto "Abordagem qualitativa - Qualitative approach"
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- ItemO Modelo Metodológico Quadripolar de Bruyne, Herman e Schoutheete e as Pesquisas Qualitativas de Fenômenos Sociais(Congresso Ibero-americano de Investigação Qualitativa 2016, 2016-07-07) Machado, Diego de Queiroz; Matos, Fátima Regina Ney; Sena, Augusto Marcos Carvalho de; Baptista, Maria ManuelEste ensaio tem como objetivo a exploração do modelo metodológico quadripolar de Bruyne, Herman e Schoutheete (1977), ressaltando sua importância em pesquisas no âmbito qualitativo. Isso é conduzido em reconhecimento do desafio de se investigar fenômenos sociais sem cair na objetivação do que é subjetivo e sem reduzir a atividade de pesquisa a uma simples busca por leis e variáveis que regem os fenômenos sociais. Os autores apontam que a prática científica somente pode ter início após a ruptura com o senso comum. A abordagem qualitativa, por ser eminentemente indutiva, aproxima-‐se perigosamente do senso comum e a utilização de modelos como o quadripolar pode evitar que o senso comum interfira no processo de construção do conhecimento científico, principalmente em virtude da clareza de definição dos polos com seus respectivos métodos, e da elaboração dos quadros de referência, quadros de análise e modos de investigação. / This essay aims to explore the quarter-‐polar methodological model by Bruyne, Herman & Schoutheete (1977), emphasizing its importance to support qualitative research. This is done in recognition of the challenge of investigating social phenomena without falling in the objective perception of what it is subjective, and without reducing research activity to a simple search for laws and variables that rule social phenomena. The authors point out that scientific practice can only be started-‐up after a rupture with common sense. Qualitative approach, due to its eminently inductive feature, approaches dangerously to common sense, and application of a sound model such as the quarter-‐polar just mentioned may avoid that common sense interferes in the building up process of scientific knowledge, mainly by unambiguously defining its poles with their respective methods, frames of references and analyses, and modes of investigation.