Ciências Sociais
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Ciências Sociais por assunto "Abandono escolar - School dropout"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
- ItemA Dimensão Teórico-Prática da Profissão de Serviço Social no Contexto Insular (R.A.A.)(ISMT, 2013) Freitas, Maria Lorena de Melo Azevedo; Martins, Alcina (Orientadora)Com este trabalho pretende-se fazer uma apresentação e reflexão sobre a actividade desenvolvida pela mestranda, assumindo duas componentes: o exercício da prática profissional e a apresentação de algumas reflexões feitas sobre questões, como o abandono escolar, o abandono escolar e o trabalho infantil, e o abandono escolar e a exclusão social. Este trabalho produzido surgiu no âmbito da frequência do III Curso de Mestrado em Serviço Social, 2005/2006. Apesar das disparidades entre países e regiões, a problemática do trabalho infantil é hoje uma realidade generalizada a nível mundial, com maior incidência nos países sub desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento. Por outro lado, importantes modificações estruturais dos modelos de intervenção têm surgido, exigindo assim uma reflexão sobre as questões do trabalho infantil relacionadas com o abandono escolar, e as implicações que acarretam ao Homem na sua totalidade. Para combater o abandono escolar e o trabalho infantil é necessário actuar-se logo no início do problema, assim, poderá ser mais fácil a sua resolução e, em vez de se recorrer à remediação, poder-se-á recorrer à prevenção. Para que tal aconteça, deve-se começar por trabalhar desde cedo com as famílias que se apresentam, à partida, como mais problemáticas e/ou carenciadas, começando com o combate a estes fenómenos logo desde o ensino préescolar, ou pelo menos desde o 1º ciclo escolar. A complexidade da temática do trabalho infantil e a grande diversidade de situações, faz com que continue a ser necessário o estudo e a investigação para melhor se conhecerem as causas e as consequências que esta forma de exploração tem sobre as crianças. Para além disso, só com base na pesquisa e no aprofundamento da temática é que é possível o surgimento de novas propostas e medidas de eliminação do trabalho infantil. / With this work we intend to present the activity of the social worker and offer a reflection regarding two aspects: the exercise of the professional practice and some considerations on issues such as school dropout, school dropout and child labor, and school dropout and social exclusion. This work was produced during the III Master Degree in Social Work, 2005/2006, by the social worker. Despite the disparities between countries and regions, the problem of child labor is still a globally widespread reality, with the highest incidence in underdeveloped or developing countries. On the other hand, important structural modifications of intervention models have arisen, thus demanding for a reflection on the issues of child labor-related school dropout and its implications in the human as a whole. To combat school dropout and child labor it is necessary to act at the source of the problem, that is, we need to resort to prevention instead of remediation. For this to happen, we must start working early on with families who are more problematic and/or vulnerable, attenuating these conditions right from the pre-school or, at least, during elementary school. Owing to the complexity of child labor and the great diversity of cases, it is necessary to continue its study, to better know the causes and consequences that this form of exploitation has on children. Furthermore, only resorting to research and the deepening of the theme is it possible the emergence of new proposals and measures to eradicate child labor.