Publicações Científicas de Psicologia
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Percorrer Publicações Científicas de Psicologia por assunto "Adolescência - Adolescence"
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- ItemO Corpo Adolescente: contributos para a compreensão da sua representação(Psychologica, 2010) Daniel, Fernanda; Filipe, AnabelaSaber como os jovens representam o corpo e o corpo ideal, enquanto realidades significativas, foi o nosso objectivo. Iniciámos o processo de investigação empírico através da recolha dos dados por associação livre de palavras inquirindo 278 jovens estudantes. Concomitantemente, efectuámos 30 entrevistas complementares. Em resultado do percurso efectuado, e tal como havia sido esperado, deparámo-nos com a representação de um corpo adolescente de existência ambígua. Reunindo em si o positivo e o negativo, o saber e o não saber, o querer e o não querer revelou-se um importante espaço de identidade e metamorfose, em permanente devir. Deste modo, as diferenças evocadas contribuíram para a construção de uma significação simbólica virtualmente “desancorada” das tautologias, das distorções, dos medos, tensões, paradoxos e estigmas, em que habitualmente o corpo adolescente se vê enredado.
- ItemDepressão e ideação suicida na adolescência: implementação e avaliação de um programa de intervenção(Universidad de Murcia, 2020-07-01) Amaral, Ana Paula; Sampaio, Josiane Uchoa; Matos, Fátima Regina Ney; Pocinho, Margarida Tenente Santos; Mesquita, Rafael Fernandes de; Sousa, Laelson Rochelle MilanêsObjetivo: Analisar os resultados do desenvolvimento e implementação de um programa de prevenção do suicidio dirigido a adolescentes. Materiais e Métodos: Estudo quase experimental, do tipo antes e depois, com adolescentes de uma Instituição de Ensino em São Luís, Maranhão, Brasil. O estudo seguiu as etapas de desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de intervenção direcionado a prevenção do suicídio. Foram administrados três instrumentos de avaliação, antes e após a intervenção: a Escala de Ideação Suicida de Beck; o Inventário de Depressão de Beck e a Escala de Desesperança de Beck. Resultados: Antes da intervenção participaram 102 adolescentes, 30 (29,4%) apresentaram ideação suicida e sintomatologia depressiva. Após a intervenção os instrumentos foram aplicados para os 30 adolescentes selecionados, 12 (40,0%) continuaram com ideação. Antes da intervenção a média do Inventário de Depressão foi de 23,83 e depois 7,17 (p<0,0001). Quanto à desesperança, a média obtida antes foi 7.23 e depois 2,17 (p<0,0001); No que diz respeito à ideação suicida, a média obtida antes foi 10,50 e depois foi 2,57 (p<0,0001). Conclusão: Ocorreu uma diminuição da sintomatologia depressiva, da desesperança e da ideação suicida após a implementação do programa de intervenção elaborado. / Objetivo: Desarrollar, implementar y evaluar un programa de prevención del suicidio dirigido a adolescentes. Materiales y Métodos: Estudio cuasi experimental, del tipo antes y después, con adolescentes de una institución educativa en São Luís, Maranhão, Brasil. El estudio siguió las etapas de desarrollo, implementación y evaluación de un programa de intervención para la prevención del suicidio. Se administraron tres instrumentos de evaluación antes y después de la intervención: la escala de ideación suicida de Beck; el Inventario de Depresión de Beck y la Escala de Desesperanza de Beck. Resultados: Antes de la intervención, participaron 102 adolescentes, 30 (29.4%) tenían ideación suicida y síntomas depresivos. Después de la intervención, los instrumentos se aplicaron a los 30 adolescentes seleccionados, 12 (40.0%) continuaron con la ideación. Antes de la intervención, el Inventario de depresión promedio fue de 23.83 y luego de 7.17 (p <0.0001). En cuanto a la desesperanza, el promedio obtenido antes fue 7.23 y luego 2.17 (p <0.0001); Con respecto a la ideación suicida, el promedio obtenido antes fue de 10.50 y luego de 2.57 (p <0.0001). Conclusión: Hubo una disminución en los síntomas depresivos, la desesperanza y la ideación suicida después de la implementación del elaborado programa de intervención. / Objective: To develop, implement and evaluate a suicide prevention program aimed at adolescents. Material and Methods: A quasi-experimental study, before and after, with adolescents from an educational institution in São Luís, Maranhão, Brazil. The study followed the stages of development, implementation and evaluation of a suicide prevention intervention program. Three assessment instruments were administered before and after the intervention: Beck's Suicidal Ideation Scale; Beck's Depression Inventory and Beck's Hopelessness Scale. Results: Before the intervention, 102 adolescents participated, 30 (29.4%) had suicidal ideation and depressive symptoms. After the intervention the instruments were applied to the 30 selected adolescents, 12 (40.0%) continued with ideation. Prior to intervention, the average Depression Inventory was 23.83 and then 7.17 (p <0.0001). As for hopelessness, the average obtained before was 7.23 and then 2.17 (p <0.0001); Regarding suicidal ideation, the average obtained before was 10.50 and then 2.57 (p <0.0001). Conclusion: There was a decrease in depressive symptoms, hopelessness and suicidal ideation after the implementation of the elaborated intervention program.
- ItemMedos associados à imagem corporal na adolescência: desenvolvimento e validação da Escala de Ansiedade e Evitamento de Situações devido ao Peso e Aparência Física(Departamento de Investigação & Desenvolvimento, 2018-10-01) Costa, Rita; Cunha, Marina; Palmeira, Lara; Couto, Margarida; Galhardo, AnaObjetivo: O presente trabalho teve como objetivo fundamental o desenvolvimento e validação de um novo instrumento para adolescentes: a Escala de Ansiedade e Evitamento de Situações devido ao Peso e Aparência Física (EAESPAF). Métodos: A amostra incluiu 357 adolescentes, 195 do sexo masculino e 162 do sexo feminino, com idades entre os 12 e os 18 anos, a frequentarem o 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário. Para além do instrumento citado, os jovens preencheram um conjunto de questionários de auto resposta que avaliam sintomas de depressão, ansiedade, stress, experiências de bullying e sentimentos de vergonha relacionados com a aparência física e peso. Resultados: Os resultados mostraram que as duas subescalas (ansiedade/desconforto e evitamento) da EAESPAF apresentam uma estrutura fatorial constituída por dois fatores. Ambas as subescalas revelaram uma excelente consistência interna (α de Cronbach = 0,91), com uma boa qualidade dos itens e uma adequada estabilidade temporal. Foram encontradas correlações positivas significativas entre as subescalas da EAESPAF e os sentimentos de vergonha, as experiências de vitimização, e sintomas psicopatológicos (depressão, ansiedade e stress). O sexo feminino revelou valores significativamente mais elevados que o sexo masculino no total da subescala de ansiedade e no Fator 2 (de ambas as subescalas de ansiedade e de evitamento), o qual se relaciona sobretudo com uma maior exposição na interação com os outros. Conclusões: Na generalidade a EAESPAF é um instrumento fidedigno e válido para a avaliação de medos relacionados com a aparência física e peso durante a adolescência. / Aims: The main goal was to develop and validate the Anxiety and Avoidance of Situations due to Weight and Physical Appearance Scale (AASWPAS) in a sample of adolescents. Methods: The sample comprised 357 adolescents, 195 males and 162 females, with ages between 12 and 18 years old, attending secondary schools. Besides the AASWPAS participants also completed a sociodemographic data sheet and a set of self-reported measures that evaluate anxiety, stress and depressive symptoms, bullying experiences, and body-image shame feelings. Results: Both AASWPAS subscales (anxiety/discomfort and avoidance) revealed a two-factor structure and showed good internal consistency (Cronbach’s α = 0.91), good item quality and excellent temporal stability. The subscales of the AASWPAS were significantly and positively associated with feelings of shame, victimization experiences, and psychopathological symptoms (anxiety, stress, and depression). Females showed higher levels than males in the anxiety subscale and Factor 2 (for both subscales, anxiety, and avoidance). Conclusions: The AASWPAS is a reliable and valid instrument to assess anxiety and avoidance due to physical appearance and weight during adolescence.