Ciências do Comportamento
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Esta coleção inclui os trabalhos académicos e científicos dos docentes e investigadores do ISMT na área das Ciências do Comportamento: Psicologia, Psicologia Clínica e Sociopsicologia da Saúde.
No âmbito desta área, estão disponíveis os seguintes trabalhos:
- Artigos em revistas científicas internacionais e nacionais com arbitragem (pré e pós print)
- Livros (Autor) / Books (Author)
- Livros (Editor) / Books (Editor)
- Capítulos de Livros/Book Chapters
- Volumes de Atas/Proceedings
- Textos em volumes de Atas de encontros científicos nacionais e internacionais
- Resumos, postéres em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais
- Teses de Doutoramento / PhD Thesis
- Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations
- Outros documentos relevantes para as Ciências do Comportamento / Other documents relevant to behavioral Sciences
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Percorrer Ciências do Comportamento por autor "Alarcão, Madalena"
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- ItemAssessment System of Narrative Change(2013) Sequeira, Joana; Alarcão, MadalenaThe Assessment System of Narrative Change (ASNC) is a method to evaluate narratives in systemic post-modern therapies. ASNC was conceived to describe narrative changes of the system (families, couples, or/and individuals) and integrates seven main dimensions: (A) singularities, (B) nature of the story, (C) narrative connotation, (D) telling of the story, (E) narrative reflexivity, (F) central themes of the session, and (G) alternative behaviors. This system foresees investigation uses (description of system narratives, identification of relevant changing dimensions), clinical uses (narrative diagnoses and evaluation of changing potential, therapy orientation) and training uses (development of skills in educational systemic post-modern orientated programs for therapists).
- ItemAssessment system of narrative change validation studies(Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2015-02) Sequeira, Joana; Alarcão, MadalenaObjetivos: O Sistema de Avaliação da Mudança Narrativa (SAMN) caracteriza e avalia as narrativas e as suas mudanças na terapia em sete dimensões: singularidades (A), natureza da história (B) conotação narrativa (C), relato da história (D), reflexividade narrativa (E), temas da sessão (F) e comportamentos alternativos (G). Método: O SAMN foi aplicado em 83 sessões para testar a sua fidelidade e validade: 22 sessões em terapia familiar sistémica devido a abuso de substâncias (estudo 1); 15 sessões de terapia familiar e de casal devido a vários problemas (estudo 2) e 46 sessões de terapia familiar devido a negligência parental, com 18 famílias consideradas clientes involuntários. Resultados: A fidelidade estimada do SAMN (Kappa de Cohen) variou entre excelente e satisfatória. A validade do SAMN ficou estabelecida pela deteção e avaliação da narrativa em problemas distintos e modalidades de terapia sistémica (familiar e de casal). Conclusões: As singularidades, reflexividade narrativa e a mudança nos temas da sessão (para temas que não o problema) foram as dimensões que mais sofreram alterações na maioria dos casos de sucesso comparativamente com os insucessos. / Aims: The Assessment System of Narrative Change (ASNC) characterizes and evaluates narratives and their changes in therapy, across seven dimensions: singularities (A), nature of the story (B), narrative connotation (C), telling of the story (D), narrative reflexivity (E), session themes (F) and alternative behaviors (G). Method: The ASNC was applied in 83 sessions to evaluate its reliability and validity: 22 sessions of systemic family therapy related to substance abuse problems (study 1), 15 sessions of couple and family therapy related to several different problems (study 2) and 46 sessions of family therapy related to parental neglect, with 18 non-voluntary families (study 3). Results: The estimated reliability of the ASNC (Cohen’s Kappa) varies between excellent and satisfactory. The validity of the ASNC was established through its accuracy in the narrative evaluation of different problems and therapeutic modalities (family and couple therapy). Conclusions: Singularities, narrative reflexivity and the change in session themes (to nonproblematic themes) were the dimensions that changed the most in cases with good outcomes compared to those with poor outcomes.
- ItemAssessment system of narrative change validation studies(2015-02) Sequeira, Joana; Alarcão, MadalenaObjetivos: O Sistema de Avaliação da Mudança Narrativa (SAMN) caracteriza e avalia as narrativas e as suas mudanças na terapia em sete dimensões: singularidades (A), natureza da história (B) conotação narrativa (C), relato da história (D), reflexividade narrativa (E), temas da sessão (F) e comportamentos alternativos (G). Método: O SAMN foi aplicado em 83 sessões para testar a sua fidelidade e validade: 22 sessões em terapia familiar sistémica devido a abuso de substâncias (estudo 1); 15 sessões de terapia familiar e de casal devido a vários problemas (estudo 2) e 46 sessões de terapia familiar devido a negligência parental, com 18 famílias consideradas clientes involuntários. Resultados: A fidelidade estimada do SAMN (Kappa de Cohen) variou entre excelente e satisfatória. A validade do SAMN ficou estabelecida pela deteção e avaliação da narrativa em problemas distintos e modalidades de terapia sistémica (familiar e de casal). Conclusões: As singularidades, reflexividade narrativa e a mudança nos temas da sessão (para temas que não o problema) foram as dimensões que mais sofreram alterações na maioria dos casos de sucesso comparativamente com os insucessos.
- ItemAssessment System of Narrative Change Validation Studies(Departamento de Investigação & Desenvolvimento, 2015-02-27) Sequeira, Joana; Alarcão, MadalenaObjetivos: O Sistema de Avaliação da Mudança Narrativa (SAMN) caracteriza e avalia as narrativas e as suas mudanças na terapia em sete dimensões: singularidades (A), natureza da história (B) conotação narrativa (C), relato da história (D), reflexividade narrativa (E), temas da sessão (F) e comportamentos alternativos (G). Método: O SAMN foi aplicado em 83 sessões para testar a sua fidelidade e validade: 22 sessões em terapia familiar sistémica devido a abuso de substâncias (estudo 1); 15 sessões de terapia familiar e de casal devido a vários problemas (estudo 2) e 46 sessões de terapia familiar devido a negligência parental, com 18 famílias consideradas clientes involuntários. Resultados: A fidelidade estimada do SAMN (Kappa de Cohen) variou entre excelente e satisfatória. A validade do SAMN ficou estabelecida pela deteção e avaliação da narrativa em problemas distintos e modalidades de terapia sistémica (familiar e de casal). Conclusões: As singularidades, reflexividade narrativa e a mudança nos temas da sessão (para temas que não o problema) foram as dimensões que mais sofreram alterações na maioria dos casos de sucesso comparativamente com os insucessos.
- ItemPorquê Não Mudam as Famílias? Narrativas de Terapias Familiares de Insucesso(2013) Sequeira, Joana; Alarcão, MadalenaA terapia familiar sistêmica de enfoque narrativo procura promover a mudança terapêutica através da perturbação das histórias dominantes sobre o problema e da construção de novas histórias para signifi car os eventos de vida. O objetivo deste estudo consistiu em compreender os aspetos que bloqueiam a mudança narrativa, partindo de uma metodologia de estudo de caso. Para o efeito, foram analisados 2 processos completos de terapia familiar, considerados insucessos por clientes e terapeutas. Foram visualizadas e intensivamente analisadas 16 sessões terapêuticas, através do Sistema de Avaliação da Mudança Narrativa (SAMN). Os resultados mostram que: (a) as narrativas permanecem estáticas, centradas no presente ou no passado, com total ausência de perspectiva de futuro; (b) a família explica as suas difi culdades ou problemas com base em relações diretas de causa-efeito (causalidade linear); (c) a emergência de singularidades e de refl exividade narrativa é pontual, incapaz de perturbar a narrativa dominante e de ser amplifi cada pelo sistema terapêutico. Com base num modelo de organização da narrativa em três níveis lógicos distintos, as autoras discutem os resultados obtidos realçando a necessidade de identifi car e trabalhar o nível em que a narrativa está bloqueada para potenciar a mudança terapêutica ou de 2ª ordem. || Systemic narrative family therapy promotes change through disruption of the dominant stories about the problem and construction of new stories to signify life events. The aim of this study was to understand the aspects that block the narrative change. In this case study we analyzed two concluded family therapies, considered failures by clients and therapists. Sixteen family therapy sessions were intensively viewed and analyzed through the Assessment System of Narrative Change (SAMN). The results showed that: (a) the narratives remain static, centered in the present or in the past, with total absence of future perspectives, (b) the families explain their problems based on direct relations between causes and effects (linear causality) and (c) the emergence of singularities and narrative refl exivity are punctual and unable to disrupt the dominant narrative and to be amplifi ed by therapeutic system. Based on a model of narrative organization into three distinct logical levels, the authors discuss the results of this study highlighting the need to identify and work on the level where the narrative is blocked to enhance therapeutic change or 2nd order change.
- ItemSupervisão Clínica em Promoção e Proteção de Crianças e Jovens: uma revisão narrativa(Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2023-03-24) Coelho, Carolina; Pereira, Dora; Alarcão, MadalenaContexto: As especificidades dos sistemas de promoção e proteção de crianças e jovens exercem um grande impacto no profissional e, consequentemente, no trabalho com as famílias, pelo que a supervisão clínica se constitui como um forte aliado na promoção do bem-estar e proficiência dos profissionais. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo principal realizar uma revisão da literatura sobre a adequabilidade dos modelos de supervisão às especificidades do contexto de promoção e proteção de crianças e jovens, tendo em conta as funções de supervisão, modelos de supervisão e desafios do contexto. Métodos: Foi realizada uma revisão narrativa através da pesquisa de palavras-chave, leitura dos resumos de artigos encontrados e posterior leitura na integra dos artigos que se adequaram ao tema definido. Foram analisados artigos sobre supervisão e supervisão clínica em contextos sociais e de promoção e proteção de crianças e jovens. Resultados: Predomina a utilização de um modelo de supervisão de abordagem única ou de modelos ecléticos com abordagens teóricas divergentes entre si e que não atendem à complexidade dos sistemas familiares sinalizados. Conclusões: Defende-se um modelo com um referencial de leitura integrativo, mas, fundamentalmente, apoiado numa visão ecossistémica do mal trato da criança e do funcionamento familiar, que tenha conhecimento dos procedimentos da instituição e que promova um apoio efetivo ao profissional. Mais estudos devem ser realizados tendo em vista avaliar a influência efetiva da supervisão na prática do profissional com as famílias e a identificação das caraterísticas dos modelos que os tornam eficazes em promoção e proteção. / Background and Aim: The specificities of child welfare and protection systems have a major impact on professionals and, consequently, on the work with families. Clinical supervision is a strong ally in promoting the well-being and proficiency of professionals. Objective: The main purpose of this study was to conduct a literature review on the appropriateness of supervision models to the specificities of the context of welfare and protection of children and young people, considering the roles of supervision, the supervision models, and the challenges of the context. Method: A narrative review was conducted by searching for keywords, reading the abstracts of the articles found, and reading in full the articles that fit the defined theme. Articles on supervision and clinical supervision in social and child and youth promotion and protection contexts were analyzed. Results: A single-approach supervision model or eclectic models with divergent theoretical approaches that do not address the complexity of the family systems identified predominates. Conclusions: We advocate a model with an integrative reading frame but fundamentally supported by an eco-systemic view of child maltreatment and family functioning, which is aware of the institution's procedures and promotes effective support to the professional. Further studies should be conducted to evaluate the effective influence of supervision on the practice of professionals with families and to identify the characteristics of the models that make them effective in promotion and protection.