Promoting Mental Wellbeing: young adults’ experience on TikTok during the COVID-19 pandemic lockdown in Nigeria

A carregar...
Miniatura
Data
2021-06-30
Autores
Udenze, Silas
Uzochukwu, Chinwe Elizabeth
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
ISMT
Resumo
A partir do último trimestre de 2019, o mundo testemunhou o surgimento do vírus COVID -19 que o atingiu brutalmente, e a Nigéria não foi uma exceção. Enquanto os países lutavam para encontrar estratégias para controlar o vírus, a opção de confinamento tornou-se fundamental. Durante o período de confinamento na Nigéria, a maioria das pessoas, especialmente os jovens, não puderam visitar os lugares que quisessem. Consequentemente, os média sociais tornaram-se a sua fonte de consolo. Este estudo examina as experiências de jovens adultos na utilização do TikTok para minimizar o efeito negativo do isolamento durante o bloqueio COVID -19 na Nigéria. Foram entrevistados dez jovens com idades entre 19 e 31 anos. Uma análise temática das entrevistas usando as etapas de Braun e Clark (2006) para conduzir a análise temática revelou quatro temas abrangentes que descrevem as experiências dos participantes no TikTok durante o bloqueio. Proeminente entre os temas, o estudo revelou como os vídeos curtos do TikTok se destacaram em impactar terapeuticamente os participantes da pesquisa, aliviar o tédio e impactar positivamente na sua saúde mental. O presente estudo sugere que os vídeos curtos do TikTok podem ser um fenómeno que pode ser adotado por indivíduos ou mesmo por profissionais de saúde, especialmente psicoterapeutas no manuseamento ou tratamento de pacientes em situações semelhantes, como o confinamento obrigatório do COVID -19. / From the last quarter of 2019, the world witnessed the emergence of the COVID -19 virus that shook it to its knees, and Nigeria is not an exception. While countries were struggling with strategies on how to manage the virus, the lockdown option became paramount. During the period of the lockdown in Nigeria, most people, especially young people, could not visit places of their choice. Hence, social media became their source of solace. This study examines the experiences of young adults in using TikTok to minimise the negative effect of isolation during the COVID-19 lockdown in Nigeria. The authors interviewed ten young people between the ages of 19 to 31. A thematic analysis of the interviews using Braun and Clark (2006) steps for conducting thematic analysis revealed four overarching themes that describe the participants’ experiences on TikTok during the lockdown. Prominent among the themes, the study uncovered how TikTok short videos excelled in impacting the research participants therapeutically; easing boredom, and impacting positively on their mental health. The present study suggests that TikTok short videos could be a phenomenon that could be adopted by individuals or even health professionals, especially psychotherapists in managing or treating patients in similar situations like the COVID-19 compulsory lockdown.
Descrição
Palavras-chave
Mídia social - Social media, TikTok - TikTok, Vídeos curtos - Short videos, Isolamento - Isolation, Covid-19 - Covid-19
Citação
Udenze, S., & Uzochukwu, C. (2021). Promoting Mental Wellbeing: Young Adults’ Experience on TikTok during the COVID-19 Pandemic Lockdown in Nigeria. Interações: Sociedade E As Novas Modernidades, (40), 9-28. https://doi.org/10.31211/interacoes.n40.2021.a1