Comunicações J-P-E
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Comunicações J-P-E por assunto "coaching"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
- ItemGESTÃO DE EMOÇÕES: COACHING NO ÂMBITO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL(2012) Silva, Maria do CarmoEsta comunicação aborda a temática da gestão das emoções centrada no papel do coaching enquanto recurso da gestão organizacional. O objetivo é discutir a importância da competência emocional, da gestão de recursos humanos e do processo de coaching para a excelência do desenvolvimento organizacional. A metodologia usada baseia-se na reflexão pessoal e na revisão bibliográfica sobre esta temática. Como principais conclusões destacamos as seguintes: (1) a gestão organizacional implica a gestão das pessoas enquanto recurso (na sua vertente mais técnica e economicista) sem todavia se esgotar nela, sendo essencial, também, considerar as pessoas enquanto indivíduo (ser humano) com os seus valores, crenças, identidades, atitudes e comportamentos; (2) o coaching, como uma das ferramentas de desenvolvimento organizacional e individual, trabalha as competências da inteligência emocional como um todo; (3) o controlo positivo das emoções é uma competência a desenvolver com a finalidade de alcançar a satisfação de todos os atores (colaboradores) das organizações como caminho para o bom desempenho organizacional.