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Percorrer por autor "Macedo, Esmeralda (Orientadora)"

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    Atitude Terapêutica, Sentimentos Contratransferenciais e Caraterísticas do Paciente: interação e influência recíproca
    (ISMT, 2015) Nunes, Vitor André Melo; Macedo, Esmeralda (Orientadora)
    As variáveis do processo ligadas ao terapeuta têm adquirido progressivo destaque na literatura, em comparação com as variáveis relacionadas com o paciente, aos fatores contextuais ou às variáveis relacionais/interpessoais. Os objetivos do estudo são, efetuar a análise comparativa dos sentimentos contratransferenciais (SCT) dos terapeutas em relação a pacientes em psicoterapia individual, em função da patologia do paciente e do modelo teórico em que a terapia é conduzida e comparar os SCT dos terapeutas em relação a pacientes em psicoterapia individual, em função das variáveis atitude terapêutica e estilo pessoal dos terapeutas e das características pessoais dos pacientes. O presente trabalho é um estudo empírico quantitativo de tipo descritivo-correlacional. Os psicoterapeutas que participaram no estudo preencheram um inquérito online que incluía as versões em língua portuguesa da Feeling Checklist (FC, Holmqvist & Armelius), do Therapeutic Identity Questionnaire (Sandell et al) e do Clinical Data Form (Westen et al.) O estudo permitiu concluir que, quanto maior for o sentimento negativo aborrecido/a, menor é o nível de trabalho terapêutico baseado na terapia familiar/de casal. As pontuações médias dos psicoterapeutas respondentes no fator negativo aborrecido/a são significativamente mais elevadas quando os pacientes beneficiam de medicação e psicoterapia em simultâneo. Concluiu-se que ao nível da variável habilitações literárias, estado civil e idade não existem diferenças estatisticamente significativas entre os pacientes tidos em conta pelos psicoterapeutas respondentes face a qualquer outra dimensão de contratransferência. Embora a pesquisa efetuada tenha tido algumas limitações, os resultados apresentados permitem tirar conclusões importantes acerca das variáveis em estudo. A principal limitação prende-se com o tamanho da amostra. Certamente com um número mais alargado de participantes os resultados da investigação seriam certamente mais enriquecedores. / Therapist related variables have acquired significant prominence in literature in comparison with patient related variables, contextual factors or relationship/interpersonal variables. The aim of this work is to provide a comparative analysis between the therapist’s countertransference feelings (CTF) related to patients on individual psychotherapy, bearing in mind the patient’s pathology and the theoretical model on which the therapy is based upon. It also provides a comparison between the therapists’ CTFs related to patients on individual psychotherapy, based on the following variables: therapeutic attitude, therapist’s personal style and each patient’s distinctive personality traits. Furthermore, this work presents an empirical and quantitative study of a descriptivecorrelational nature. All the psychotherapists involved filled out an online questionnaire which had portuguese versions of Feeling Checklist (FC, Holmqvist & Armelius), Therapeutic Identity Questionnaire (Sandell et al) and Clinical Data Form (Westen et al). Moreover, this study shows that if patients have a higher degree of the “boredom” negative feeling, this type of therapy based on family/couples counselling becomes inefficient. The average scores of all answering psychotherapists on the negative “boredom” factor are significantly higher when the patients benefit from medication as well as psychotherapy. One can also infer that there are no statistically significant differences when it comes to the educational/professional qualifications, age and marital status variables among patients in regard to any other countertransference set of variables. Even though this research had its limitations, the results allowed to draw important conclusions and considerations about the variables. The main limitation had to do with sample size. Certainly, with a larger participant pool, one would have better and more representative results.
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    Auto-perceção Física e Autoestima em Atletas: pré-adolescentes e adolescentes de futsal
    (ISMT, 2018) Inácio, Emanuel Vieira; Macedo, Esmeralda (Orientadora)
    Introdução: A pré-adolescência e adolescência são etapas do ciclo vital, pela qual todos passam e onde ocorrem mudanças ao nível físico, social e emocional. É nesta fase que ocorre a formação da identidade. Porém, a prática desportiva pode influenciar o pré-adolescente e adolescente nessas mudanças. Neste sentido, o desenvolvimento deste estudo permite saber se a autoestima e a auto-perceção física estão ligadas entre si. Assim como, saber se existe uma relação entre a autoestima e a auto-perceção física em atletas pré-adolescentes e adolescentes que praticam a modalidade de futsal. Objetivos: O presente estudo teve como objetivo avaliar e caracterizar a auto-perceção física e a autoestima de atletas pré-adolescentes e adolescentes da modalidade de futsal, através da aplicação de diversos questionários e análise dos seus resultados psicométricos. Metodologia: A amostra é composta por 62 indivíduos do sexo masculino, sendo os 62 participantes praticantes da modalidade de Futsal, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, a média de idades é de 14,69 e o desvio padrão igual a 2,45. Todos preencheram um questionário sociodemográfico, Perfil de Auto-perceção Física - Physical Self-Perception Profile (PSPP) de Kenneth R. Fox (1990) – traduzido e adaptado por António Manuel Fonseca (Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto), Kenneth R. Fox e Maria João Almeida (School of Education da Universidade de Exeter, em 1995). Validação efetuada por Fonseca e Fox (2002) e Ferreira e Fox (2002, 2003 e 2004) e Escala de Autoestima (Rosenberg, 1965) - Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES) versão portuguesa de Pechorro, Marôco, e Vieira (2000). Adaptação efetuada por José Leitão Ferreira, (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, 2001). Resultados: Os resultados obtidos mostram-se satisfatórios, onde se destaca a autoconfiança e a condição física que estão quase sempre associados aos resultados significativos ou tendencialmente significativos deste estudo. Conclusão: Os atletas adolescentes ao contrário dos atletas pré-adolescentes preocupam-se com a sua condição física. Os atletas pré-adolescentes que já tiveram reprovações apresentam uma correlação tendencialmente significativa entre a autoestima e a sua auto-perceção física. Relativamente aos atletas que nunca reprovaram, apenas no grupo dos adolescentes se pode estabelecer uma correlação significativa entre a autoestima e a auto-perceção física. Nos atletas adolescentes que querem ingressar no ensino superior existe uma correlação tendencialmente significativa. / Introduction: Pre-adolescence and adolescence are stages of the life cycle through which all pass and where changes occur on a physical, social and emotional level. It is at this stage that identity formation takes place. However, sports practice can influence the pre-adolescent and adolescent in these changes. In this sense, the development of this study allows to know if the self-esteem and the physical self-perception are linked to each other. As well as, to know if there is a relation between the self-esteem and the physical self-perception in relation to the pre-adolescent and adolescent athletes who practice futsal. Objective: The present study aimed to evaluate and characterize the physical self-perception and self-esteem of pre-adolescent and adolescent athletes in futsal, through the application of several questionnaires and analysis of their psychometric results. Methodology: The sample is composed of 62 males, the 62 participants are Futsal practitioners, aged between 10 and 18 years, the mean age is 14,69 and the standard deviation is 2,45. All of them completed a sociodemographic questionnaire, Physical Self-Perception Profile (PSPP) by Kenneth R. Fox (1990) - translated and adapted by António Manuel Fonseca (Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Porto), Kenneth R. Fox and Maria João Almeida (School of Education, University of Exeter, 1995). Validation made by Fonseca and Fox (2002) and Ferreira and Fox (2002, 2003 and 2004) and Self-esteem Scale (Rosenberg, 1965) - Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES) Portuguese version of Pechorro, Marôco, and Vieira (2000). Adapted by José Leitão Ferreira, (Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra, 2001). Results: The results obtained are satisfactory, highlighting the self-confidence and the physical condition that are almost always associated to the significant or tendency significant results of this study. Conclusion: Adolescent athletes unlike pre-adolescent athletes are concerned about their physical condition. Pre-adolescent athletes who have experienced disapprovals have a significant correlation between self-esteem and their physical self-perception. Athletes who have never failed, only in the group of adolescents can establish a significant correlation between self-esteem and physical self-perception. In adolescent athletes who want to enter higher education there is a tendency towards a significant correlation.
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    Bonding e Psicopatologia na Toxicodependência
    (ISMT, 2016) Sousa, Maria do Carmo da Costa Rodrigues; Macedo, Esmeralda (Orientadora)
    Introdução: A investigação científica efetuada nos últimos anos no âmbito da problemática da toxicodependência parece confirmar que a qualidade das experiências emocionais vividas na infância e na adolescência com os progenitores é um dos principais fatores de prevenção ou de risco. A perceção de uma ligação (bonding) parental disfuncional, em particular, o padrão que se caracteriza pelo “controlo sem afeto” parece estar associada ao desenvolvimento da toxicodependência e da psicopatologia. Objetivo: Este estudo pretende contribuir para o estudo do bonding parental em toxicodependentes e definir associações entre bonding parental e sintomatologia psicopatológica. Metodologia: Para a avaliação das variáveis em estudo foi utilizado um questionário sociodemográfico, o Parental Bonding Instrument (Parker, Tupling, & Brown, 1979; versão portuguesa de Ramos, Leal e Maroco, 2007) e o Brief Symptom Inventory (Derogatis, 1982; versão portuguesa de Canavarro, 1995). A amostra deste estudo abrangeu 33 sujeitos, 27 homens e 6 mulheres, com idades compreendidas entre os 36 e os 69 anos (M=47.73%, DP=6.87). Resultados: Verificou-se que a perceção do bonding parental difere consoante a composição do agregado familiar na infância e na adolescência. Relativamente à análise da influência do bonding parental na seleção da substância psicoativa de experimentação, encontraram-se duas associações significativas: entre o “Cuidar Contingente Materno” e o consumo de tranquilizantes e entre a “Autonomia Instrumental Paterna” e o consumo de cocaína. Por último, verificaram-se correlações entre o bonding parental e a sintomatologia psicopatológica. Discussão/Conclusão: Observou-se que a perceção dos participantes face às experiências emocionais vividas precocemente com o pai e com a mãe é marcada pelas expressões de afeto, calor emocional e proximidade. Embora, esta conclusão geral não seja congruente com a literatura consultada, é de salientar a perceção de uma elevada “Negação da Autonomia Psicológica Materna” na infância dos participantes oriundos de famílias compostas por um só progenitor. / Introduction: Scientific research performed in recent years within the scope of the substance dependence problem seems to confirm that the quality of emotional experiences lived throughout childhood and adolescence with parents is one of the main factors for either prevention or risk. The perception of a dysfunctional parental bonding, particularly the patterns characterized as “affectionless control”, seems to be associated with the development of substance dependence and psychopathology. Objective: This study intends to contribute to the research on parental bonding in substance-dependent individuals and to define associations between parental bonding and psychopathological symptoms. Methodology: For assessment of the study variables, the socio-demographic survey Parental Bonding Instrument (Parker, Tupling, & Brown, 1979; Portuguese version by Ramos, Leal e Maroco, 2007) was used together with the Brief Symptom Inventory (Derogatis, 1982; Portuguese version by Canavarro, 1995). The study sample included 33 individuals, 27 men and 6 women, aged between 36 and 69 (M = 47.73%, SD = 6.87). Results: The study showed that the perception of parental bonding was different according to the household’s composition during childhood and adolescence. In regards to the analysis on parental bonding influence over the choice of first psychoactive substance, two relevant associations were found: between “Contingent maternal care” and the use of tranquilizers, and “Fatherly Instrumental Autonomy” and the use of cocaine. Lastly, correlations were found between parental bonding and psychopathological symptoms. Debate/Conclusion: It was considered that the participant’s perception concerning emotional experiences lived at an early age with the father and the mother is marked by expressions of affection, emotional warmth and closeness. Although this general conclusion is not in line with the referenced literature, it is important to highlight the perception of an elevated “Nenial of the maternal’s psychological Autonomy” during the childhood of participants from single-parent families.
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    Caracterização dos Agregados Familiares das Crianças e Jovens Sinalizados na CPCJ de Leiria nos anos de 2012 e 2013
    (ISMT, 2015) Guilherme, Mónica Fernandes; Macedo, Esmeralda (Orientadora)
    É através da família que as crianças e jovens encontram as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento, mas quando as condições para que isso aconteça não são encontradas, compete às entidades competentes em matérias de infância e juventude proporcionar um meio de proteção para que estas se desenvolvam de forma adequada. Mas só conhecendo as necessidades da população fragilizada é que se torna possível a execução de uma intervenção eficaz. Neste sentido, o presente trabalho de investigação tem como principal objetivo a caracterização da população sinalizada na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Leiria. Este trabalho caracteriza os agregados dos menores sinalizados na CPCJ, nos anos de 2012 e 2013. São tidas em conta as características demográficas e de saúde do menor sinalizado e dos seus representantes legais e/ou elementos que sejam responsáveis pelo mesmo. Para cumprir este objetivo é tida em conta a informação recolhida até à fase de conclusão da avaliação diagnóstica dos processos de promoção e proteção. Os resultados salientam o progenitor como principal fonte de perigo, sendo que, das diversas problemáticas, a mais incidente no concelho é a violência doméstica e os menores vítimas dessas problemáticas têm na sua maioria menos de cinco anos de idade. A investigação acerca da população sinalizada pela CPCJ de Leiria serve para averiguar algumas das singularidades acerca da mesma que podem auxiliar a futuras intervenções. / It is within the family that children find the necessary tools for their development, but when the necessary conditions in order for that to happen are not found, the competent authorities in the field of youth and child protection have to provide means of protection so that they can develop adequately. However, only by knowing the needs of the specific population is it possible to execute an effective intervention. In this regard, this research aims to provide a characterization the population signaled at Leiria’s children protection services (CPCJ- Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Leiria). This work characterizes the households flagged in CPCJ, between the years 2012 and 2013. It is taken into account the demographic and health characteristics of the children and their legal guardian, representatives and /or the person responsible for them. To achieve this goal it has been taken into account the information gathered until the completion of the diagnosis evaluation of the promotion and protection processes. The results highlight the parent as the main source of danger, also that within the various issues, the most observed is domestic violence and finally, that the victims of these issues are mostly children under five years old. Investigating and characterizing the population signaled by the CPCJ Leiria serves to determine some of its singularities in the prospect of assisting in future interventions.
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    Conhecimento Emocional e Perturbação do Espetro do Autismo: um estudo exploratório com crianças em idade escolar
    (ISMT, 2011) Lemos, Rita Maria Morgado; Macedo, Esmeralda (Orientadora)
    Introdução: Vários estudos associam a Pertubação do Espetro do Autismo a um défice no processamento social e informação emocional, na reações às emoções dos outros e reconhecimento emocional. O presente estudo, de cariz exploratório, pretende analisar a relação entre o conhecimento emocional e esta perturbação em crianças em idade escolar, não se limitanto à identificação das emoções do outro através da visualização de fotografias, mas também através de apresentação de vinhetas com contextos situacionais e comportamentais. Metodologia: A amostra inclui 40 crianças entre os 6 e os 14 anos: 20 com PEA (média de idade, M = 9,8; desvio padrão, DP = 2,48), 20 sem PEA (média de idade, M = 10,3; desvio padrão, DP = 2,43). Foi aplicada a Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional (EACE), traduzida e adaptada à população portuguesa por Alves (2006) do original Assessment of Children’s Emotion Skills (ACES; Schultz, Izard & Bear, 2002), através da qual obtemos a Perceção Emocional Correta (PEC). Resultados: As crianças com PEA pontuam mais baixo (PEC = 27,9; desvio padrão; DP = 3,9), do que as crianças sem PEA (PEC = 33,6; desvio padrão; DP = 2,2). A análise por sub-escalas verifica que as crianças com PEA pontuam mais baixo quando são dadas as vinhetas com contextos situacionais ou comportamentais do que na identificação da emoção utilizando fotografias. Não há evolução no valor de PEC consoante a idade das crianças com PEA. Existem diferenças significativas na média de acertos em todos os sentimentos identificáveis entre as crianças com PEA e sem PEA. Conclusão: O conhecimento emocional contribui para o ajuste psicossocial da criança, sendo necessário a aplicação de programas de ensino de competências sociais e emocionais às crianças com Pertubação do Espetro do Autismo.
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    COVID-19 e o Impacto Imediato Sentido pela População Portuguesa
    (ISMT, 2021) Santos, Cristina Isabel Oliveira; Macedo, Esmeralda (Orientadora)
    A COVID-19, para além de um vírus respiratório, é motor de várias mudanças a nível global e em diversas esferas, tanto a curto, quanto a médio e longo prazo. Por esse motivo, é importante para os profissionais de saúde mental avaliarem de que forma as mudanças em curso impactam a população e quais os grupos mais vulneráveis, por forma a adotar estratégias de intervenção que possam dar resposta às dificuldades. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto sentido pela população portuguesa à pandemia. Para isso, através do Google Forms foi partilhado através de redes sociais um questionário com dados sociodemográficos, preocupações gerais e comportamentos salutogênicos e as escalas DASS21 e IES-R. Entre 19 e 13 de abril, participaram no estudo 217 pessoas, 166 do género feminino e 51 do género masculino com idades dos 18 aos 74 anos (M = 40 anos, DP = 11, 67). 72,4% apresentou níveis normais de stress e 70,5% níveis normais de depressão. 53,9% reportava níveis de moderado a severo de ansiedade. Quanto a IES-R, 68,7% não apresentou nenhum impacto psicológico. As mulheres apresentaram níveis mais elevados do que os homens em stress, ansiedade e depressão. Quanto à situação profissional atual, verificou-se que os níveis mais elevados pertencem às categorias “Reformado”, “Estudante”, “Desempregado(a)” e “Trabalho suspenso”, com os estudantes com maiores níveis de IES-R e stress e desempregados com maior ansiedade e depressão. Pessoas com doenças crónicas também apresentaram resultados superiores nas quatro medidas. A perceção de estado de saúde geral bom ou muito bom contribui para menores níveis de ansiedade, depressão, stress e impacto psicológico. As horas de confinamento mostraram impacto negativo sobre os níveis de stress, ansiedade e depressão e mais ainda sobre o impacto psicológico sentido. Relativamente à informação disponível, verificou-se que quem mais tem necessidade de informação adicional apresenta também níveis superiores de stress, ansiedade e depressão. / COVID-19, in addition to a respiratory virus, is the engine of several global changes in several domains, both in the short, medium and long term. For this reason, it is important for mental health professionals to assess how the changes underway impact the population and which groups are the most vulnerable, in order to design interventions that can respond to difficulties. The aim of the study was to assess the pandemic impact on portuguese population. A Google Forms questionnaire was created and shared through social networks, to collect sociodemographic data, general concerns and salutogenic behaviours, DASS21 and IES-R scales. Between 19 and 13 April, 217 people participated in the study, 166 females and 51 males aged 18 to 74 years (M = 40 years, SD = 11, 67). 72.4% showed normal levels of stress and 70.5% normal levels of depression. 53.9% reported moderate to severe levels of anxiety. As for IES-R, 68.7% had no psychological impact. Women levels higher than men in stress, anxiety, and depression. As for the current professional situation, the categories “Retired”, “Student”, “Unemployed” and “Suspended work” got the higher scores, with “Student” being the highest on IES-R and Stress, and “Unemployed” being the highest in Anxiety and Depression. People with chronic illnesses also outperform the four measures. The perception of good or very good general health contributes to lower levels of anxiety, depression, stress and psychological impact. As hours of confinement negative impact on the levels of stress, anxiety and depression and even more on the psychological impact felt. Regarding the available information, it was found that those who most need additional information also have higher levels of stress, anxiety and depression.
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    O Efeito da Terapia Cognitivo Comportamental na Anorexia Nervosa: uma meta-análise
    (ISMT, 2014) Dias, Flávio de Jesus Grilo; Macedo, Esmeralda (Orientadora)
    Introdução: A Anorexia Nervosa (AN) é a perturbação do comportamento alimentar (PCA) com a maior taxa de mortalidade de todos os transtornos psiquiátricos. Carateriza-se pela recusa em manter um peso corporal normal mínimo, pela distorção da imagem corporal e por um obsessivo medo de ganhar peso. Os comportamentos patológicos a ela associados podem levar a uma semi-inanição que necessita de cuidados médicos pluridisciplinares, muitas vezes, em regime de internamento. Vários ensais clínicos avaliaram a eficácia da Terapia Cognitivo- Comportamental (TCC), indicando que ela favorece a remissão ou a diminuição da frequência de episódios de compulsão alimentar, dos comportamentos purgativos e da restrição alimentar. Objetivo: Combinar os resultados da melhor evidência científica de forma a avaliar a eficácia da TCC em comparação com outras terapias utilizadas no tratamento da AN. Métodos: A pesquisa realizou-se nas bases de dados eletrónicas da MEDLINE, Psyc-Info, Embase, CCTR e de forma manual, incluindo ensaios clínicos controlados randomizados que comparam a TCC com qualquer outro tipo de intervenção no tratamento da AN. Resultados: Foram incluídos 10 estudos que envolveram 957 pacientes: dos quais 571 (59,7%) foram submetidos a tratamento com Terapia cognitivo comportamental e 556 (49,3%) a outras terapias. Não se registaram diferenças significativas nos resultados obtidos em diversos outcomes, exceto nas subescalas Restrições (z=3,03; p=0,02), Preocupações alimentares (z=2,98; p=0,002) e Preocupações com a forma (z=1,71; p=0,09) do EDE e nos scores da escala GAF (z=1,87; p=0,06). Registaram-se diferenças estatisticamente significativas no número de episódios bulímicos (z=2,61; p=0,009), número de episódios de indução de vómito (z=2,11; p=0,03) e no número de episódios de uso indevido de laxantes (z=3,04; p=0,002). Conclusão: A utilização da Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento de doentes com AN parece melhorar bastante os sintomas da doença, revelando-se particularmente eficaz nos resultados obtidos na Eating Disorder Examination Scale. A sua utilização parece levar a uma melhoria no scores da GAF, evidenciando uma melhoria geral do estado de saúde dos pacientes (redução dos episódios de vómito, bulimia e uso de laxantes). / Página | viii ABSTRACT Background: Anorexia Nervosa is an eating disorder with the highest mortality rate of all psychiatric disorders. It is characterized by refusal to maintain a minimally normal body weight, the distortion of body image and obsessive fear of gaining weight. The pathological behaviors associated with it can lead to semi-starvation, requiring medical treatment and multidisciplinary inpatient care. Several clinical trials evaluated the efficacy of Cognitive Behavioral Therapy (CBT) in lead to remission or reduction of the frequency of bingue eating episodes, purgative behaviors and food restriction. Objective: Combining the results of the best scientific evidence to assess the efficacy of CBT in comparison with other therapies used in the treatment of AN. Methods: The research was carried out in electronic databases of MEDLINE, Psyc- Info, Embase, CCTR and manually, including randomized controlled trials that compared CBT with any other type of intervention in the treatment of AN. Results: Of which 571 (59.7%) were treated with cognitive behavioral therapy and 556 (49.3%) to other therapies: 10 studies involving 957 patients were included. No significant differences in the results obtained in different outcomes, except subscales Restrictions (z = 3.03, p = 0.02), Eating Concerns (z = 2.98, p = 0.002) and Shape Concerns (z = 1.71, p = 0.09) in the scores of EDE and the GAF scale (z = 1.87, p = 0.06). There were statistically significant differences in the number of bulimic episodes (z = 2.61, p = 0.009), number of episodes of induced vomiting (z = 2.11, p = 0.03) and the number of occurrences of use misuse of laxatives (z = 3.04, p = 0.002). Conclusion: The use of cognitive-behavioral therapy in the treatment of patients with AN seems to greatly improve the symptoms of the disease, revealing particularly effective results in the Eating Disorder Examination Scale. Its use seems to lead to an improvement in the GAF scores, showing a general improvement of the health status of patients (reduction of episodes of vomiting, bulimia and laxative use).
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    Espaço Mudança
    (ISMT, 2009) Pêgo, Andreia Sofia Saimeiro; Guadalupe, Sónia (Orientadora); Macedo, Esmeralda (Orientadora)
    O “Espaço de Mudança”, projecto gerido pela Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro, tem um Programa de Educação Parental (PEP) que funciona por encaminhamento e sinalização de entidades deste Concelho. Neste sentido, o PEP é construído de forma a responder às características e especificidades da população-alvo que atende, não se baseando em nenhum programa- -modelo. Por este motivo, o presente estudo constituiu-se num estudo de caso com o objectivo de avaliar se o PEP está a responder aos fins para os quais foi construído. Neste sentido, incorpora a caracterização e avaliação familiar de cada participante, a avaliação do seu desempenho no decorrer das sessões, a análise de mudanças significativas ao nível das variáveis adaptabilidade e coesão familiar, recursos familiares, coping familiar e suporte social, e também a análise de mudanças nas dificuldades e/ou nos problemas identificados na sinalização. Através deste estudo foi possível verificar que as mulheres participantes do PEP constituem um grupo com baixas qualificações, com percursos de pobreza, sendo beneficiárias da prestação de Rendimento Social de Inserção (RSI), e com problemáticas que se encadeiam e influenciam várias áreas das suas vidas. Contudo, constituem-se num grupo heterogéneo a nível de competências e necessidades. Tidas no seu conjunto, podemos concluir que 4 das 5 participantes tiveram um bom desempenho, concluindo-se que o PEP foi adequado para esta maioria Ao nível das variáveis adaptabilidade e coesão familiar, recursos familiares, coping familiar e suporte social não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas ao longo do programa, porém é de realçar que, de forma global, as participantes melhoraram os seus resultados. É ainda possível verificar que o PEP teve um impacte positivo nas mesmas 4 formandas, as quais conseguiram ultrapassar algumas das dificuldades e/ou problemas que motivaram o encaminhamento. Foi possível concluir que o facto de se tratar de um grupo heterogéneo veio trazer ganhos para as participantes, contudo um dos elementos, que tinha uma problemática associada ao alcoolismo, deveria ter sido integrado num grupo com características diferentes, razão pela qual o PEP não se constituiu como uma resposta adequada para este elemento. O estudo revela ainda que o PEP no Espaço Mudança constitui uma mais-valia para colaborar na activação das competências pessoais, sociais e parentais das mães que passam por dificuldades acrescidas, sendo de promover e potenciar este tipo de intervenções construídas a partir das características e necessidades da população-alvo. /
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    Factores de Vida e a Intensidade da Sintomatologia Depressiva no Pósparto
    (ISMT, 2009) Agra, Sandra Cristina Mendes; Macedo, Esmeralda (Orientadora); Feliciano, Fátima (Coorientadora)
    A depressão refere-se a uma sensação de mal-estar relacionada com sintomas como tristeza e angústia, mas também contrariedade, labilidade e frustração, em consequência de algum acontecimento negativo. Em relação à depressão pós-parto, este diagnóstico é feito mediante a presença e ocorrência de sintomas num período de quatro semanas após o parto. Os primeiros sintomas costumam ser uma mistura de tristeza e de diminuição do humor, havendo uma rejeição do bebé por vezes associada a sentimentos de incapacidade em a mãe se imaginar com o seu bebé no futuro. Perante o facto de esta situação acarretar dificuldades acrescidas para a relação mãe/bebé e consequente desenvolvimento da criança, torna-se pertinente perceber que factores estão associados à ocorrência de sintomatologia depressiva materna no pós-parto a fim de delinear intervenções preventivas. Na presente investigação pretendemos caracterizar e avaliar o tipo de associação existente entre alguns factores sociodemográficos, ginecológicos e obstétricos, sociais e psico-sociais e a intensidade de sintomatologia depressiva presente em mães, nos dois primeiros meses pós-parto, junto de uma amostra de 40 mulheres, recrutadas na Unidade de Intervenção Precoce da Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, solicitámos o preenchimento de uma ficha de identificação construída para o efeito, a Escala de Depressão do Centro de Estudos Epidemiológicos e o teste dos Recursos Familiares. Os resultados obtidos em relação aos factores como a idade, a escolaridade, o estado civil, o número de pessoas que vivem no agregado familiar, o número de gravidezes, o planeamento da gravidez e as preocupações com o estado de saúde do bebé não apresentam valores que permitam afirmar da existência de associação com a intensidade de sintomatologia depressiva no nosso estudo. Em relação aos recursos familiares verificou-se que à medida que estes aumentam, diminui então a sintomatologia depressiva. É de esperar que no período pré-natal ocorra um despiste de situações de risco para a grávida e para o bebé.
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    A Importância da Equoterapia no desenvolvimento de Habilidades Cognitivas de Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
    (ISMT, 2021) Mendes, Joana Isabel Ferreira; Macedo, Esmeralda (Orientadora)
    Enquadramento: A eficácia das terapias assistidas por animais em algumas patologias tem vindo a ser questionada ao longo dos anos. Apesar de ser uma terapia pouco conhecida em Portugal, hoje em dia existem muitos indivíduos de diferentes faixas etárias a recorrer a este método terapêutico. Esta terapia é benéfica na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e intervindo ao nível físico, social e emocional. Objetivo: Verificar se as terapias assistidas por cavalos são eficazes no desenvolvimento de habilidades cognitivas e comportamentais de crianças diagnosticadas com perturbação de hiperatividade/défice de atenção. Método: A amostra compreende dois sujeitos do sexo feminino, com 6 e 8 anos de idade, pacientes de uma empresa de equitação terapêutica. Neste estudo foram implementados às crianças os subtestes informação, semelhanças, vocabulário, compreensão e memória de dígitos da Escala de Inteligência de Weschler para Crianças – 3º Edição (WISC-III) e aos pais o teste MTA SNAP-IV-pt-PT aplicados em dois momentos, com dois meses de intervalo recorrendo a uma metodologia descritiva decorrida durante dois meses entre os dois momentos de avaliação. Resultados: Verificou-se uma diferença significativa nos resultados do teste-reteste das crianças. A pontuação foi sempre maior ou igual no reteste, exceto no subteste memória de dígitos. Em relação aos problemas comportamentais, os pais referiram a existência duma melhoria significativa. Conclusão: Com esta investigação pode concluir-se que as crianças deste estudo evoluíram de forma positiva, tendo diminuído significativamente os sintomas ligados à hiperatividade e aos problemas comportamentais identificados pelos pais. Apesar de ser um estudo de caso, os nossos resultados apontam para alterações positivas no comportamento das crianças, assim como uma evolução significativa nas habilidades cognitivas evidenciadas pelas crianças. / Background: The effectiveness of animal-assisted therapies in some pathologies has been questioned over the years. Despite being a little-know therapy in Portugal, today there are many individuals of different age groups using this therapeutic method. This therapy is beneficial in improving the quality of life of individuals and intervening at the physical, social and emotional levels. Objective: Verifying whether horses-assisted therapies are effective in developing cognitive skills and reducing symptoms associated to behavioral disorders in children diagnosed with attention deficit/hyperactivity disorder. Method: The sample consisted of 2 girls aged 6 and 8 years, patients of an equine assisted therapy centre. In this study we implemented the subtests information, similarities, vocabulary, understanding and digit memory of the Weschler Intelligence Scale for Children – 3º Edition (WISC-III) to the children and the MTA SNAP-IV-pt-PT test to the parents. Both children and parents were tested twice, two months apart. Were implemented using a descriptive methodology elapsed for two months between the two moments of evaluation. Results: we verified a significant difference in the children’s test-retest results. The scores obtained were always higher or equal in the retest, with the exception of the digit memory subtest. In what regards behavioral disorders, parents reported a significant improvement in their children’s behavior. Conclusion: With this investigation it can be concluded that the children’s in this study evolved positively, having significantly decreased the symptoms associated with attention deficit hyperactivity disorder and behavioral disorders identified by the parents. Despite being a case study, our results point to positive changes in children’s behavior and also a significant evolution in cognitive skills evidenced by children. Evidence by children’s.
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    A Influência dos Ritmos Sociais no Desempenho Cognitivo dos Idosos: institucionalizados vs. não institucionalizados
    (ISMT, 2013) Brás, Olga Fernanda Pedrosa; Macedo, Esmeralda (Orientadora)
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    Manejo do Setting Terapêutico, Sentimentos Contratransferenciais e Caraterísticas dos Pacientes: interação e influência recíproca
    (ISMT, 2015) Lopes, Joana Filipa Nunes; Macedo, Esmeralda (Orientadora)
    O setting terapêutico é um fator transversal aos diferentes modelos teóricos, cuja função primordial é instituir o processo psicoterapêutico através do enquadramento espácio-temporal e relacional. A contratransferência é outro importante instrumento da psicoterapia psicodinâmica, que dá conta das reações emocionais do terapeuta ao material verbal e não verbal trazido pelo paciente à sessão, sob a forma de sentimentos contratransferenciais. São objetivos deste estudo: proceder à análise comparativa do estilo de manejo do setting em função das caraterísticas do paciente e do modelo teórico em que a terapia é conduzida; realizar a análise comparativa dos sentimentos contratransferenciais dos terapeutas em relação a pacientes em psicoterapia individual, em função do estilo de manejo do setting e das características pessoais dos pacientes em tratamento. A fim de concretizar estes objetivos foi conduzido um estudo empírico quantitativo de caráter transversal junto de 47 psicoterapeutas inquiridos através de plataforma online. O protocolo de investigação incluiu os seguintes instrumentos psicométricos: Escala de manejo do setting terapêutico (EST, Farate, Couto, 2013); versões em língua portuguesa da Feeling Checklist (FC, Holmqvist & Armelius, 1996) e Clinical Data Form (CDF, Westen et al., 1999). Os resultados evidenciam diferenças entre os vários modelos teóricos quanto às dimensões do manejo do setting terapêutico mais frequentemente utilizadas. Também foram encontradas diferenças significativas entre essas dimensões do setting e outras variáveis, tais como a faixa etária e as habilitações literárias dos pacientes. É importante ainda referir que o tipo de patologia do paciente não influencia a escolha de qualquer uma das dimensões do psicoterapeuta, quer estas se refiram aos fatores estratégia relacional ou conduta terapêutica. / Psycho-therapeutic setting is a cross-sectional factor common to the different theoretical models, and its primary function it to give the psycho-therapeutic process a space-time and relational framework. Countertransference is another important instrument of psychodynamic psychotherapy, giving account of therapist’s emotional reactions to the verbal and non-verbal material produced by the patient during the session, in the form of countertransferential feelings. The purpose of the present research focus on two goals: the comparative analysis of psychotherapist’s management setting style in connection with the patient’s personal characteristics and the psychotherapeutic model used during psychotherapy; and the comparative analysis of psychotherapist’s countertransferential feelings in connection with his/her management setting style and the patient’s personal characteristics. We conducted an empirical quantitative and cross-sectional study, using a sample of 47 psychotherapists inquired through an online platform. We used the following instruments: Management Therapeutic Setting Scale (EST, Farate, Couto, 2013), the Portuguese versions of Feeling Checklist (FC, Holmqvist, Armelius, 1996) and the Clinical Data Form (CDF, Western et al, 1999). The results show evidence of differences between the different psychotherapeutic models in what regards management setting style. We also found significant differences in the relationship between setting dimensions and patient’s age and education grade. It is important to point out that patient’s psychopathology does not affect psychotherapists choices whether these relate to relational or conduct therapeutic strategy.
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    A Mudança Narrativa e a Formação Parental: estudo exploratório
    (ISMT, 2009) Jerónimo, Ana Rita Ferreira; Macedo, Esmeralda (Orientadora); Sequeira, Joana (Coorientadora)
    A presente investigação tem como objectivo analisar e descrever as mudanças ocorridas, em particular a transformação narrativa nos pais que frequentaram um grupo de Formação Parental, aplicando para tal, a Grelha de Análise do Processo Terapêutico (GAPT) enquanto instrumento de avaliação da mudança narrativa, ao longo das sessões do programa. A GAPT é constituída por 5 dimensões, que, correspondem aos eixos considerados importantes na transformação narrativa, ou seja na mudança dos sistemas. Nesse sentido foram transcritas e cotadas em painel de peritos, 10 sessões do Programa “Incredible Years”, tendo em conta os 4 subsistemas parentais que o frequentaram. Verificou-se que ocorreram Singularidades, em grande número, desde o início da intervenção e que estas tendiam gradualmente em diversificar-se, flexibilizando a narrativa: no Eixo das Interacções, na Forma como é Narrada a História, na sua Conotação e nos seus Temas Centrais. Em suma a amplificação das Singularidades possibilita a reorganização e reconceptualização coerente das experiências do sujeito, que quanto mais complexa for mais coerente é o seu significado
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    Na Condição de Prostituta, Que Redes de Suporte Social?
    (ISMT, 2009) Grosso, Vânia Isabel Monteiro; Macedo, Esmeralda (Orientadora)
    As definições tradicionais de prostituição tendem a enfatizar três aspectos: a existência de uma interacção de tipo sexual, a existência de uma retribuição económica por essa interacção e a existência de indiferença afectiva entre as partes envolvidas, isto é entre cliente e prostituta (Machado & Gonçalves, 2002) O conceito de “rede” tem surgido recentemente nos mais diversos domínios e com inúmeras designações associadas, pelo que pode falar-se de redes em áreas e aplicações tão diversas, pois é usado para “designar uma grande variedade de objectos e de fenómenos”. Os vínculos numa rede primária são, assim, essencialmente de natureza afectiva, não havendo qualquer formalidade na relação. Já as redes secundárias reportam-nos aos membros da nossa rede com os quais estabelecemos relações num contexto formal e com objectivos funcionais (Guadalupe, 2009) Tendo em conta o objecto de estudo, pretende-se com este trabalho de pesquisa, perceber quais as redes de suporte desta população, bem como a eficácia da rede em relação aos vínculos afectivos. Podemos assim apurar que relativamente às redes de suporte primárias estas prostitutas têm mais perto de si os seus companheiros e em seguida os seus filhos, mantendo, 29.4 % uma boa relação com a sua família e uma percentagem igual uma má relação familiar. Relativamente às redes de suporte secundárias, uma parte desta população recorre a politicas sociais activas, implementadas pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social operacionalizadas pela Segurança Social de Coimbra para o apoio social. Ao nível da intervenção social directa, recorrem à Associação Existências para o apoio emocional, psicossocial e de aconselhamento em contexto de gabinete ou em contexto outreach. /
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    O Papel da Transferência, da Contratransferência e da Interpretação da Transferência no Processo Psicoterapêutico: um estudo qualitativo
    (ISMT, 2016) Neves, Luís Filipe Vicente da Costa de Oliveira; Macedo, Esmeralda (Orientadora); Madeira, Luís Filipe de Jesus Calado (Coorientador)
    Este estudo é parte de um projeto cujo objetivo é o aprofundamento do conhecimento teórico-empírico sobre os mecanismos de identificação pré-consciente e de reconhecimento consciente da transferência e da contratransferência e sobre as condições de formulação da interpretação da transferência no tratamento psicanalítico. O estudo empírico qualitativo baseia-se na análise temático-categorial do material clínico de um processo de supervisão em grupo. Depois de uma breve revisão teórica dos conceitos psicanalíticos em investigação foi realizada a análise do material narrativo decorrente de sessões de supervisão clínica selecionadas e previamente registadas em áudio. A partir da análise e discussão dos resultados da investigação é possível identificar tanto as caraterísticas destes fenómenos inconscientes da relação terapeuta-paciente, como as diferenças de expressão em duas modalidades diferentes de tratamento psicanalítico, psicoterapia psicanalítica em “face-a-face” e em “cadeira-divã” sofá no caso deste estudo. / This study is part of a project aimed at deepening the theoretical-empirical knowledge not only on the pre-conscious identification and conscious recognition of transference and countertransference, but also on the process of formulating transference interpretation in psychoanalytic treatment. The qualitative empirical study is based on the thematic-categorical analysis of clinical material issued from a group supervision process. After a brief theoretical review of the psychoanalytic concepts in study, narrative analyses of the material issued from audio recorded sessions were performed. The goals of the study were met, meaning that it was possible to categorize the main features of these unconscious phenomena, as well as to and to identify some differences in their expression across two different modalities of psychoanalytic treatment, “face-to-face and couch psychoanalytic psychotherapy in the case of this study.
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    O Perfil do Atleta Praticante de Natação: narcisismo, identidade Atlética, autoestima e ansiedade física social
    (ISMT, 2019) Rodrigues, Andreia Sofia Folgado; Macedo, Esmeralda (Orientadora)
    Objetivos: O presente estudo teve como objetivo geral verificar se existe uma relação entre narcisismo (grandioso e vulnerável), identidade atlética, autoestima e ansiedade física social com as diversas variáveis que constituem o questionário sociodemográfico e o questionário a respeito da prática de natação. Para este efeito foram traçados como objetivos específicos: 1) caracterização da amostra; 2) verificar se existe uma relação entre a prática da modalidade (nível competitivo; tempo de prática da modalidade e a idade de início da modalidade) e os instrumentos usados; 3) investigar se existem correlações entre os instrumentos utilizados. Materiais e métodos: Foi elaborado um questionário que inclui questões sociodemográficas e outras relativas à prática da modalidade, assim como instrumentos que mensuram o nível de narcisismo (NPI e HSNS), identidade atlética (AIMS-plus), autoestima (RSES) e ansiedade física social (SPAS-R). O público-alvo foi obtido através do contacto com as diversas Associações de Natação de todo o país e, também, partilhado nas redes sociais como o Facebook com o objetivo de inquirir praticantes casuais da modalidade. A amostra inclui 144 indivíduos, 81 do sexo masculino (56,3%) e 63 do sexo feminino (43,8%), com idades compreendidas entre os 9 e os 56 anos (M=21,15; DP=8,26). Resultados: Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas, maioritariamente nos instrumentos que avaliam a identidade atlética e a ansiedade física social. Os testes aplicados também demonstraram algumas correlações significativas entre si, especialmente entre o NPI e o HSNS. Discussão/Conclusão: Os dados obtidos suportam a hipótese de que as variáveis analisadas têm algum impacto na prática da modalidade. Aspetos como o nível competitivo, idade de início da prática da modalidade e género, afetam a vivência do desporto, especialmente em relação à identificação com o papel atlético. A particularidade de abordar uma modalidade específica constituiu uma limitação pela carência de artigos semelhantes, o que dificultou a comparação com outros estudos. / Objectives: The aim of this study is to verify if there is a relation between narcissism (grandiose and vulnerable), athletic identity, self-esteem and social physique anxiety and the variables present in the sociodemographical and swimming practice questionnaire. To complete this goal, the following specific objectives were drawn. 1) Characterize the sample; 2) verify the relation between the practice of swimming (competitive level, time of practice, starting age etc.) and the instruments used. 3) Investigate correlations between instruments used. Methods and materials: A questionnaire was built, including sociodemographical questions, as well as others regarding the practice of the sport, and also instruments that measure the level of narcissism (NPI and HSNS), athletic identity (AIMS-plus), self-esteem (RSES) and social physique anxiety (SPAS-R). The target audience was obtained by contacting several Swimming Associations from all over Portugal and also by sharing the questionnaire in social media (Facebook), with the goal of integrating casual swimmers in the study. The sample included 144 subjects, 81 males (56,3%) and 63 females (43,8%), with ages between 9 and 56 years old (M=21,15%; SD=8,26). Results: Statistically significant differences were found, mainly in the instruments that evaluate athletic identity and social physique anxiety. The instruments applied also show significant correlations between themselves, specially between the NPI and HSNS. Discussion/Conclusion: The data obtained sustains the hypothesis that the variables showcased hold some impact in the way the sport is practiced. Aspects such as the competitive level, age at beggining of practice and gender, do affect the way the sport is experienced, specially in the identification to the athletic role. The specificity of approaching a singular sport did pose as a limitation, due to the lack of similar articles, making comparisons more difficult.
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    A Personalidade e os Sintomas Psicopatológicos numa Amostra de Estudantes de Psicologia
    (ISMT, 2014) Brites, Mara Patrícia Lourenço; Macedo, Esmeralda (Orientadora)
    Atualmente, as investigações acerca da personalidade e dos sintomas psicopatológicos, nos estudantes de Psicologia, parecem ser escassas. De modo a que nos pareceu interessante perceber um pouco mais sobre estas personalidades e sobre os sintomas psicopatológicos adjacentes aos mesmos. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo definir o perfil dos estudantes de Psicologia, explorando as variáveis: personalidade, sintomas psicopatológicos e a relação destas com as variáveis sociodemográficas sexo e anos de curso. Para que este estudo se pudesse realizar, foram inquiridos 240 estudantes, do primeiro e segundo ciclo de Psicologia, pertencentes a Instituições de Ensino Públicas e Privadas do Centro e Norte do País. O questionário foi enviado pelas escolas, sob a forma de hiperligação e foi composto pelo Inventário dos Cinco Fatores de Personalidade (NEO-FFI), pelo Inventário dos Sintomas Psicopatológicos (BSI) e pelo Questionário Sociodemográfico, formulado pelo investigador. No NEO-FFI, verificámos que a Conscienciosidade é a dimensão da personalidade mais predominante. E no BSI, averiguámos que a Depressão e o Psicoticismo foram os sintomas psicopatológicos que apresentaram valores médios mais elevados. Na comparação entre sexos pudemos observar que existem diferenças significativas na dimensão da personalidade Abertura à Experiência (NEO-FFI) e na Sensibilidade Interpessoal e Ideação Paranóide (BSI). Em ambos os instrumentos, pudemos observar, também, que o sexo masculino tende a apresentar valores mais elevados em comparação ao sexo feminino. Em suma, neste projeto de investigação encontrámos alguns resultados similares a estudos anteriores e, também, alguns dados que nos despertam a curiosidade e suscitam interesse para futuras investigações. / Nowadays, investigations about personality and psychopathological symptoms on Psychology students seem to be scarce. Because of that it seemed interesting to us to learn more about these personalities and about the psychopathological symptoms behind them. For that reason, the main purpose of the present study was to explore the profile of psychology students in what concerns personality, psychopathological symptoms and their relation with gender and years of graduation. We inquired 240 students, studying in public and private institutions from the centre and north of Portugal, and used three instruments: the NEO Five-Factor Inventory (NEO-FFI), The Brief Symptoms Inventory (BSI) and a Social-Demographic Questionnaire created by the investigator. The results showed that in the NEO-FFI, Conscientiousness was the most predominant dimension. Regarding the BSI, we found that Depression and Psychoticism were the symptoms that presented higher values. In what concerns gender, there was significant differences in the dimension Openness to Experience (NEO-FFI) and in Interpersonal Sensitivity and Paranoid Ideation (BSI). In both instruments there was a tendency to male students score higher than female students. In conclusion, we found some results that are similar to previous studies and also found some indicators that raise curiosity for further investigation on the profile of psychology students.
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    Recursos e Serviços dos Idosos: que relação com a satisfação com a vida
    (ISMT, 2011) Mamede, Anabela Lopes dos Santos; Macedo, Esmeralda (Orientadora)
    Este estudo integra-se no coorte I de um Projecto de Investigação baseado na população, denominado “ Trajectórias do Envelhecimento de Idosos em Resposta Social: Estudos dos factores Preditivos do Envelhecimento Saudável e da Demência. O principal objectivo deste estudo é verificar e descrever se existe relação entre a satisfação com a vida e os recursos sociais reais e os percepcionados pelos idosos institucionalizados do concelho de Coimbra. Como objectivos específicos propusemonos avaliar: a relação entre os recursos sociais reais e os percepcionados pelos idosos; a relação entre os recursos sociais reais e os percepcionados pelos informantes; conhecer a avaliação dos recursos sociais dos idosos avaliados pelo OARS; conhecer a satisfação com a vida dos idosos avaliados pelo SWLS; e finalmente avaliar a correlação entre o SWLS e o OARS. Foram avaliados 45 idosos com idades compreendidas entre os 65 e os 95 anos que se encontram em resposta social (lar e centro de dia). Na colheita de dados utilizámos o SWLS, (Satisfaction with Life Scale) e o OARS (Olders Americans Research and Services). A população idosa do nosso estudo revela na sua maioria estar insatisfeita com a vida e com limitações ao nível da saúde física, mental e no desempenho das actividades diárias. Verificámos no entanto, que não existe relação entre a satisfação com a vida e os recursos sociais, económicos, mentais e físicos, sendo que estes se correlacionam entre si. Este estudo possibilitou que se fizesse uma análise crítica acerca da institucionalização dos idosos, com vista a uma maior humanização neste grupo etário. / This study is part of the cohort I of a research project based on the population, called "Trajectories of Aging Social Response in the Elderly: Study of the Predictive Factors of Healthy Aging and Dementia. The main objective is to study and describe whether a relationship exists between life satisfaction and social resources are real and perceived by the institutionalized elderly in the municipality of Coimbra. Specific objectives we set out to assess: the relationship between social resources and the actual perceived by the elderly, the relationship between social resources and the actual perceived by informants, to know the assessment of social resources of the elderly evaluated by OARS; know the satisfaction life of the elderly evaluated by the SWLS, and finally evaluate the correlation between the SWLS and the OARS we evaluated 45 elderly aged 65 and 95 years who are in social response (home and day care). In data collection used in the SWLS (Satisfaction with Life Scale) and OARS (Olders Americans Research and Services). The elderly population of our study reveals mostly being dissatisfied with life and with limitations in terms of physical, mental and performance of daily activities. We found however, that there is no relationship between life satisfaction and social resources, economic, mental and physical and these correlate with each other. This study made it possible to do a critical analysis of the institutionalization of the elderly with a view to further humanize this age group.
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    A Regulação Emocional e a Perturbação Pós-Stress Traumático nos Bombeiros em Tempos de Pandemia da COVID-19
    (ISMT, 2020) Guerra, Maria Carolina Madeira; Macedo, Esmeralda (Orientadora)
    Os bombeiros estão na linha da frente na prestação de cuidados de saúde, inclusivamente durante a atual pandemia de SARS-CoV-2. Estes profissionais constituem um grupo de risco dado estarem continuamente expostos a acontecimentos potencialmente traumáticos onde podem desenvolver PPST e dificuldades de regulação emocional. Dada a pertinência do tema, o objetivo geral deste estudo foi explorar a relação entre a regulação emocional e a PPST, em bombeiros da região Centro Interior de Portugal, em tempos de pandemia da COVID-19 bem como a caraterização sociodemográfica dos mesmos. A amostra foi constituída por 107 bombeiros, com idades compreendidas entre os 18 e os 68 anos (M = 33,71; DP = 11,26), pertencentes a Corporações do distrito de Viseu. Já o protocolo de investigação foi composto pelos seguintes instrumentos: Questionário de Dados Sociodemográficos, Questionário sobre a COVID-19, Escala de Dificuldades de Regulação Emocional (EDRE) e Posttraumatic Stress Disorder Checklist – Civilian Version (PCL-C). Os principais resultados indicam que ao nível da regulação emocional, a nossa amostra de bombeiros, tende a utilizar mais a estratégia cognitiva consciência, no entanto, as dificuldades sentidas não parecem ser significativas. No que respeita à situação de trauma, que associamos à atual pandemia da COVID-19, os bombeiros revelam mais dificuldades, destacando-se o sintoma hiperativação. De um modo mais específico, são os bombeiros seniores que fazem mais evitamento, bem como aqueles que se encontram divorciados/separados, os que têm o ensino básico e os que têm filhos. Por sua vez, os bombeiros solteiros recorrem mais aos mecanismos objetivos e estratégias, este último também é utilizado pelos bombeiros que realizaram o teste à COVID-19. Tanto os bombeiros solteiros, como os que efetuaram o teste à COVID-19 revelaram mais dificuldades ao nível da regulação emocional. Verificamos igualmente que são os bombeiros profissionais que recorrem mais frequentemente ao mecanismo não-aceitação e os que têm filhos apresentam mais sintomatologia associada ao trauma. Também verificamos que existem correlações significativas negativas entre a sintomatologia de pós-stress traumático e as dificuldades na regulação emocional. Ao concluirmos recomendamos que durante ou após uma situação potencialmente traumática, os bombeiros possam ter acesso a apoio psicológico, de forma a diminuir a sintomatologia associada ao trauma e a promover a saúde psicológica. / Firefighters are at the forefront of healthcare provision, even during the current SARS-CoV-2 pandemic. These professionals are at risk because they are exposed to potentially traumatic events where they may develop PPST and difficulties in emotional regulation. The general objective of this study was to explore the relationship between emotional regulation and PPST, in firefighters from the Centro Interior de Portugal region, in times of the COVID-19 pandemic as well as the sociodemographic characterization. The sample consisted of 107 firefighters, aged between 18 and 68 years old (M = 33.71; SD = 11.26), belonging to Corporations in the district of Viseu. The investigation protocol was composed of the following instruments: Sociodemographic Data Questionnaire, Questionnaire on COVID-19, Emotional Regulation Difficulty Scale (EDRE) and Posttraumatic Stress Disorder Checklist - Civilian Version (PCL-C). The main results indicate that at the level of emotional regulation, our sample of firefighters tends to use cognitive awareness strategy more, however, the difficulties felt do not seem to be significant. With regard to the trauma situation, which we associate with the current pandemic of COVID-19, firefighters reveal more difficulties, highlighting the hyperactivation symptom. More specifically, it is the senior firefighters who do the most avoidance, as well as those who are divorced / separated, those with basic education and those with children. In turn, single firefighters use more objective mechanisms and strategies, the latter also being used by firefighters who performed the COVID-19 test. Single firefighters and those who tested positive for COVID-19 showed more difficulties in terms of emotional regulation. Professional firefighters are those who most resort to the non-acceptance mechanism and those who have children have more symptoms associated with trauma. We also found that there are significant negative correlations between the symptoms of traumatic post-stress and difficulties in emotional regulation. In conclusion, we recommend that during or after a potentially traumatic situation, firefighters may have access to psychological support, in order to reduce the symptoms associated with the trauma and to promote psychological health.
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    As Relações de Vizinhança nas Redes de Suporte Social dos Residentes no Bairro de Santiago em Aveiro
    (ISMT, 2009) Caetano, Ana Paula Pereira; Macedo, Esmeralda (Orientadora); Guadalupe, Sónia (Coorientadora)
    O presente estudo descreve o suporte social dos residentes do Bairro de Santiago em Aveiro. Numa perspectiva sistémica são analisadas as características estruturais, funcionais e contextuais da rede social pessoal do indivíduo, nomeadamente as relações que desenvolve com a vizinhança do bairro. A amostra é constituída por 80 moradores do bairro, 50 mulheres e 30 homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 83 anos. Para a avaliação das variáveis em estudo foi utilizado um questionário para a caracterização da situação sociodemográfica e socioprofissional, assim como a caracterização da residência e da relação percebida com a vizinhança; o Instrumento de Análise da Rede Social Pessoal numa versão adaptada (Guadalupe, 2009); e o eco-mapa para a caracterização da relação percebida com a rede secundária (Hartman &Laird, 1983). Os sujeitos da amostra são maioritariamente naturais da freguesia da Glória, residem com a família nuclear e apresentam um tempo médio de residência no bairro de 16 a 20 anos. A maior parte dos sujeitos reside em habitações arrendadas, sendo que cerca de metade da amostra refere que gosta de viver no bairro, sendo o seu local ideal de residência, indicam ainda ter uma relação muito próxima com os vizinhos. Os residentes mais velhos do bairro apresentam redes de suporte mais pequenas, mas com um tamanho maior nas relações de vizinhança na rede, associada a um tempo de residência no bairro mais alargado e ao facto de não apresentarem uma actividade produtiva, embora não se tenha verificado que estes valores sejam significativos. O local ideal de residência e a proximidade nas relações de vizinhança parecem ser decisivos na qualidade de suporte que a sua rede lhe oferece, nomeadamente na frequência de contactos com este quadrante da rede social. Este estudo permite-nos compreender alguns factores que tecem a rede interna deste bairro, percebe-se assim que cada vez mais a intervenção tem de ser voltada para o bairro como um todo, característica fundamental quando se pensa na intervenção neste contexto.
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