Ciências Jurídico, Político e Empresariais
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Esta coleção inclui os trabalhos académicos e científicos dos docentes e investigadores do ISMT na área das Ciências Jurídicas, Políticas e Empresariais.
No âmbito desta área, estão disponíveis os seguintes trabalhos:
- Artigos em revistas científicas internacionais e nacionais com arbitragem (pré e pós print)
- Livros (Autor) / Books (Author)
- Livros (Editor) / Books (Editor)
- Capítulos de Livros/Book Chapters
- Volumes de Atas/Proceedings
- Textos em volumes de Atas de encontros científicos nacionais e internacionais
- Resumos, postéres em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais
- Teses de Doutoramento / PhD Thesis
- Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations
- Outros documentos relevantes para as Ciências Jurídicas, Políticas e Empresariais / Other documents relevant to Juridical, Political & Business Sciences
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Percorrer Ciências Jurídico, Político e Empresariais por autor "Almeida, Vasco (Orientador)"
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- ItemCapital Intelectual e Desempenho Organizacional no Sector Farmacêutico Português(ISMT, 2011) Cordeiro, Ana Sofia Godinho; Almeida, Vasco (Orientador)Segundo o paradigma económico vigente, os intangíveis são hoje os principais factores de produção que criam riqueza no meio empresarial, devendo ser entendidos pelos gestores como factores críticos de sucesso. O conjunto de intangíveis que criam valor organizacional e sustentam a vantagem competitiva constituem o capital intelectual. Se no meio académico, o capital intelectual é visto como um motor do desenvolvimento económico, no âmbito da sociedade do conhecimento, já no meio empresarial apesar do reconhecimento da sua importância estratégica, poucos conseguem defini-lo e identificá-lo, não sabendo mesmo como tirar proveito dele. Acresce ainda o facto de o principal entrave poder estar relacionado na dificuldade em medir e representar o valor gerado por este recurso intangível. A generalidade dos autores que se dedica ao estudo do capital intelectual sustenta a existência de uma relação entre este e o desempenho organizacional, numa óptica de criação e manutenção de vantagens competitivas sustentáveis. Este trabalho apresenta um estudo exploratório realizado no âmbito da indústria farmacêutica portuguesa, com o objectivo de investigar, por um lado, a presença dos três elementos do capital intelectual: capital humano, capital estrutural e capital relacional e, por outro, o seu inter-relacionamento dentro do contexto farmacêutico português. Por fim, pretende-se investigar até que ponto o capital intelectual contribui para o sucesso das organizações analisadas. / According to the prevailing economic paradigm, intangibles are now the main factors of production that are creating wealth in the business world and they should be seen by managers as crucial factors of success. The intangible assets that create organisational value and sustain a competitive edge constitute intellectual capital. In academia intellectual capital is viewed as a driving force for economic development, in the context of the knowledge society, but in the corporate world, although recognised for its strategic importance few people can define it and identify it, or even know how to exploit it. The chief obstacle may be related to the difficulty in measuring and representing the value engendered by this intangible resource. Most authors involved in studying intellectual capital believe that it is related to organisational performance in terms of creating and retaining sustainable competitive advantages. This work is an exploratory study of the Portuguese pharmaceutical industry and it set out, first, to inquire into the presence of the three elements of intellectual capital, human capital, structural capital and relational capital, and also to examine their interrelations within the Portuguese pharmaceutical context. A final objective was to ascertain the part played by intellectual capital in the success of the organizations studied.
- ItemContribuição do Estágio Curricular para a Formação Académica e Profissional dos Estagiários: estudo de caso numa instituição de ensino superior(ISMT, 2013) Bolhão, Ana Filipa de Jesus; Almeida, Vasco (Orientador)O estágio curricular, quando bem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um importante componente do processo de formação académica e profissional, no qual o aluno se prepara para a inserção no mercado de trabalho mediante a participação em situações reais de trabalho podendo o aluno pode exercer de forma inicial a sua profissão e as funções inerentes à mesma. A presente dissertação parte de uma investigação qualitativa, realizada a dezasseis alunos da licenciatura de Marketing de uma instituição de ensino portuguesa em particular, bem como aos restantes intervenientes do processo de estágios (coordenador de estágios da instituição e gerentes de uma empresa acolhedora), tendo como objectivos analisar a importância do estágio curricular para o desenvolvimento profissional e académico dos estagiários; verificar se o estágio possibilita a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no curso; e entender quais são as contribuições que o estágio oferece à vida académica e profissional dos estudantes. A pesquisa exploratória realizada envolveu, inicialmente, um levantamento biográfico, apresentado por meio de uma revisão da literatura, e um estudo de caso, onde o instrumento utilizado para a recolha de dados foi a entrevista semi-estruturada. Os resultados apontam que, de uma maneira geral, os estágios contribuem para o desenvolvimento académico e profissional dos estudantes, na medida em que funcionam como uma útil ferramenta de preparação prática do estudante onde o mesmo pode aplicar os conhecimentos teóricos numa esfera prática e assim experimentar pela primeira vez a sua futura profissão. Contudo, verificou-se que o estágio, ao contrário das expetativas dos estagiários, não se traduziu em emprego efectivo na empresa acolhedora e não funcionou como uma ferramenta de inserção profissional evidenciando o facto de que o estágio curricular está, por vezes, a ser usado pelas empresas como forma de flexibilização do trabalho e contratação de mão-de-obra qualificada a baixo custo. Verificou-se ainda que existem muitas lacunas no processo de estágio, nomeadamente, ao nível do acompanhamento e supervisão prestado aos estagiários, tanto pela instituição de ensino como pela empresa acolhedora, o que empobrece a experiência vivenciada pelos alunos e diminui a sua satisfação. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para algumas reflexões ou futuras pesquisas que demonstrem qual a perceção destes factos nas demais instituições e, assim, refletir sobre a realidade do ensino superior português e dos estágios curriculares como um todo. / When well organized, structured and supervised the traineeship becomes one of the major components in the professional and academia training. In the traineeship, the student is trained for his first contact with the real work world by facing and dealing with real work situations in a certain company, being able to apply his former knowledge and performing the required work tasks. The present Master’s thesis resulting from an executed qualitative analysis by interviewing sixteen students with the 1st Degree in Marketing, at a certain portuguese teaching institution, as well as those involved in the whole process taking place during the traineeship of a student such as the host academia coordinator and those from the working institution (companies) where the traineeship takes place. The enquiry mainly consisted in the role and importance of the traineeship in the final academia and starting professional life of the students. This exploratory research was firstly based in a carefully elaborated state-of-the-art (literature review) as well as in a case-study in which data was collected using a semi-structured oral interview. Generally, the results appear to point out that the traineeship is very important and effectively contributes to the final academia and starting professional improvement of the students since the traineeship is a most useful tool in the practical training and effective application of the students knowledge in order to face and cope with their first job. Nevertheless, it was also verified that, against the expectations of the students, the traineeship carried out at a certain company did not result in their first effective job experience at the same place, i.e., the traineeship did not become their way of getting their first job at the same company where the traineeship was carried out. The students also revealed, at that time, their frustration since they were hoping that the traineeship would be an effective tool for them acquire professional placing to get their first job in the same place where it was carried out, sometimes accusing the companies of using it as low-cost unqualified hand labour. Finally, a few gaps in the whole process of the traineeship were also identified namely the lack of proper advisement and/or supervision of the students by the host institution itself as well as by the companies where the traineeship takes place. Therefore, this gap is the basis for the traineeship becoming a very poor experience and resulting in the students low degree of satisfaction. Hopefully, this thesis will contribute for further reflections and/or future researches demonstrating the reality of the Portuguese Academia Institutions and the aims of their traineeship.
- ItemDesenvolvimento de Carreiras: estudo de caso numa empresa de venda a retalho(ISMT, 2013) Augusto, Sónia Cristina Duarte; Almeida, Vasco (Orientador)O presente estudo tem como principal objetivo a exploração do processo dos indivíduos na gestão e no desenvolvimento da carreira, apresentar e discutir as principais abordagens do conceito assim como, as componentes inerentes à mesma. Este trabalho analisa os aspetos que influenciam o desenvolvimento de carreiras numa empresa de venda a retalho na área da distribuição e analisa a perceção que os colaboradores têm quanto ao seu percurso profissional, quanto às políticas de gestão dos recursos humanos da empresa, quanto à satisfação com a situação profissional e quanto às perspetivas futuras. Foi utilizado uma metodologia quantitativa, pela distribuição de um questionário de desenvolvimento de carreiras, que contou com 45 participantes em que foi possível observar, através dos dados recolhidos, que existe uma progressão profissional dos colaboradores ao longo do tempo de permanência na empresa, que esta desenvolve a progressão de carreiras com base em promoções por competência e que a progressão profissional está associada a uma mobilidade geográfica entre lojas. Contudo, conclui que tendem a ter poucas expetativas de ascensão profissional os colaboradores satisfeitos com o seu cargo e com o seu percurso profissional e os colaboradores insatisfeitos ou pouco satisfeitos com as políticas de gestão da empresa relativamente às oportunidades de progressão concedidas. A análise permitiu um conhecimento mais amplo acerca do desenvolvimento de carreiras, numa empresa multinacional do setor venda a retalho sendo um contributo para a área dos Recursos Humanos quanto aos estudos de carreira assim como para a empresa em estudo. / This studyʹs main objective is to exploit the process of individuals in management and career development, to present and discuss the main approaches to the concept as well as the components inherent to it. This paper analyzes the aspects that influence the development of careers in the retail business in distribution sector and analyzes the perceptions that employees have about their career progression, as the policies of human resources management of the company in meeting with professional status and future prospects of those employees. We used a quantitative methodology for the distribution of a questionnaire ʺCareer Developmentʺ, which featured 45 participants where it was possible to observe, through the data collected, that there is a professional development of employees over time spent in the company, that the company develops career progression based on competency and promotions that the professional development is associated with geographical mobility between stores. However, i concluded that employees satisfied with their job as well as employees that are dissatisfied or somewhat unsatisfied with the company management policies with regard to advancement opportunities granted tend to have few expectations for career progression. The analysis allowed for a deeper understanding of the Career Development in a multinational company that operates in the retail sale and it represents a contribution to human resources department regarding career studies for the company under study.
- ItemGestão de Recursos Humanos no Terceiro Setor: O Caso das Instituições Particulares de Solidariedade Social(ISMT, 2014) NOGUEIRA, RITA ALEXANDRA MOTA; Almeida, Vasco (Orientador)O presente trabalho tem como objetivo geral estudar a gestão de recursos humanos (GRH) no terceiro setor, focando-se especificamente nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Estas organizações têm vindo a demonstrar um papel cada vez mais relevante nas comunidades em que se inserem, pela sua missão em prestar serviços de cariz social e pela atual relevância como entidades empregadoras. A diversidade presente nas IPSS ao nível da estrutura, funcionamento, dimensão, organização e dinâmicas internas, proporciona o estudo e reflexão das especificidades na GRH. Para isso, abordam-se um conjunto de aspetos: i) diferenças entre meio empresarial e terceiro setor na GRH; ii) implicações da diversidade de respostas sociais e suas especificidades na gestão de pessoas; iii) o papel do Instituto de Segurança Social e as implicações legais na gestão de pessoas; iv) a localização geográfica e acesso a recursos humanos qualificados; v) a perspetiva das IPSS sobre os recursos humanos; vi) o perfil profissional dos colaboradores das IPSS; vii) práticas quotidianas na gestão de recursos humanos nas IPSS; viii) características da GRH nas IPSS (administrativa ou estratégica); ix) responsáveis pela GRH nas IPSS; x) o papel dos órgãos sociais na GRH; xi) profissionalização versus voluntariado; xii) a GRH, certificação e qualidade; xiii) as tendências do terceiro setor na gestão de pessoas. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e aplicada a técnica de entrevista para recolher o conhecimento, experiências e perspetivas de diferentes interlocutores do terceiro setor, dirigentes, técnicos superiores, diretores de serviço, investigadores e representantes nacionais e distritais das IPSS. Da sistematização e análise dos dados recolhidos retiraram-se várias conclusões. As pessoas são consideradas o recurso mais importante para estas organizações, pela natureza social e humana das atividades desenvolvidas, prestadas por pessoas e destinadas a pessoas. Neste sentido, é demonstrada a importância do potencial humano aquando do recrutamento e seleção, pela primazia de requisitos como o relacionamento interpessoal em detrimento das qualificações. O perfil profissional característico das IPSS reconhece a importância da polivalência, disponibilidade, comprometimento, confiança, proximidade afetiva, voluntarismo e sentido de missão dos colaboradores, os quais tendem a ser são vistos como investimento tanto quanto reúnam estes aspetos; caso contrário podem ser encarados como custo. Quanto à acessibilidade a recursos humanos, surgem diferentes modalidades, consoante fatores de localização, dimensão, formação e estrutura organizacional, bem como o fenómeno da fuga de mão de obra, indício da dificuldade em captar e reter recursos humanos. O modelo de GRH nas IPSS é de cariz tradicional, caracterizado por uma gestão porimproviso com diferentes níveis de sensibilidade e capacidade das IPSS, no que concerne à implementação de processos de GRH, tais como sistemas de progressão na carreira, recrutamento interno e sistemas de avaliação de desempenho. Quanto aos aspetos da motivação e satisfação profissional, é assumida a importância da proximidade e apoio aos colaboradores, indicativos de um sistema de recompensas informal. É percetível a resistência na aplicação de técnicas de desenvolvimento organizacional, comprovada pela limitação na formação dos quadros de colaboradores. No entanto as IPSS são confrontadas com a rigidez dos instrumentos legais. A responsabilidade pela GRH é mais ou menos partilhada entre a direção técnica e os órgãos sociais, condicionada pelo estilo de liderança e relação de confiança entre si, em norma, pouco clara quanto aos papéis e funções desempenhadas. Por fim, é percebida a necessidade de coexistência de uma gestão profissionalizada e de direções voluntárias mais capacitadas e sensibilizadas para o desenvolvimento de metodologias e estratégias de gestão de pessoas, adaptadas às especificidades das IPSS. Este trabalho pretende contribuir com um espaço de reflexão para a elaboração de respostas mais eficazes e inovadoras que proporcionem o desenvolvimento organizacional, face às necessidades e transformações do terceiro setor. / This work main objective is the study of human resource management (HRM) in the third sector. It is focused specifically on Instituições Particulares de Solidariedade Social [Private Institutions for Social Solidarity] (IPSS). These kind of organizations have demonstrated an increased value in the communities they are inserted in, by providing social care services and by generating new jobs in the local communities. The study and reflection of HRM specificities is based on the variety in the structure, the purpose, the size, the internal organization and the dynamics of the different IPSS. For this purpose we explored the following aspects : i) the differences between business community and the third sector in HRM; ii) the implications of social responses diversity in people management; iii) the role of the National Insurance Institute and the legal impact on people management; iv) the geographic location and the IPSS access to skilled human resources; v) the understanding of IPSS on human resources; vi) the professional profile of IPSS employees; vii) the daily practices in human resource management on the IPSS; viii) the characteristics of HRM in IPSS (managerial or strategic); ix) who is responsible for HRM in IPSS; x) the role of executive board in HRM; xi) professionalization versus voluntary work; xii) HRM, quality and certification; xiii) the third sector trends in people management. The qualitative method and the interview technique were applied in order to gather knowledge, experiences and perspectives from several sources such as, different partners of the third sector, managers, service directors, technicians, researchers and national and local IPSS representatives. The results indicate several conclusions. Firstly the human resources are the most important resource of IPSS organizations due to the social nature of the services provided by them but also the importance of, the individual and social, skills required for these activities that are provided by people and are directed to people. This demonstrates the importance of interpersonal skills over professional qualifications during recruitment and selection. The IPSS recognize in their professionals the importance of versatility, availability, commitment, confidence, emotional proximity, voluntarism and sense of mission. If an employee fulfills these requirements, is considered an investment; otherwise might be seen as a cost. Regarding the accessibility of IPSS to qualified human resources, we consider different models, depending on location, size and training and organizational structure as well as the phenomenon run of hand labor, defined as the index of difficulty in capturing and retaining human resources. The model of HRM in IPSS is traditional in its nature and is characterized by management based on improvisation at different levels, regarding the implementation ofHRM processes such as career advancement systems, internal recruitment and performance evaluation. In regards to motivation and job satisfaction, it is valued the proximity and the support to the employees, showing therefore an informal system of rewards. There is a noticeable resistance to the application of organizational techniques which is demonstrated by controlling the formation of employees. However the IPSS are required to face the rigidity of legal instruments. The responsibility for HRM is shared between the technical direction and the management bodies, which depends on leadership style and mutual trust, and is generally unclear about the roles and duties performed. Finally, it becomes evident the need for coexistence between a professional management and a voluntary management, more capable and more sensible to the development of methods and strategies for people management, specifically adapted to each IPSS. This paper aims to contribute with space for reflection in the development of more effective and innovative responses for the organizational development, given the needs and transformations of the third sector.
- ItemA Motivação do Envolvimento dos Bombeiros em Atividades de Voluntariado: um estudo de caso.(ISMT, 2015) Figueiredo, Ana Rita Leitão Matos de; Almeida, Vasco (Orientador)Este estudo teve como principal objetivo a análise dos fatores determinantes que levaram os bombeiros voluntários de uma corporação para a prática de voluntariado. Nesta investigação, começamos por fazer um enquadramento teórico sobre as perspetivas e tipos de motivação do voluntariado, focando-nos depois em alguns aspetos da sua prática em Portugal. A componente empírica deste estudo apoiou-se numa análise quantitativa a 92 questionários realizados a bombeiros voluntários, adaptados de um estudo realizado por Ward e Mckillop (2011) com uma escala do tipo Likert de 1 a 7 pontos. A análise da distribuição por sexo apontou uma proporção de homens superior à das mulheres (63 = 68,5% vs. 29 = 31,5%), com idades compreendidas entre os 17 e os 71 anos, sendo a média das mesmas de 37,77 anos (dp = ± 12,1). No que concerne ao estado civil, dos inquiridos (35 = 38%) são casados. Quanto à escolaridade, a moda estatística situou-se no secundário (52 = 56,5%). Os itens que compuseram a escala de motivação para o voluntariado apresentaram pontuações superiores a 4 pontos numa escala do tipo Likert de 7 pontos. A escala constituída por 17 itens relaciona os diferentes tipos de motivação, designadamente, social, interesse, prazer, material-egoísta, egoísta, altruísta, necessidade e dever moral. Estes itens foram avaliados nas seguintes variáveis: sexo, classe etária, escolaridade e antiguidade. As conclusões retiradas deste estudo revelaram, dominantemente, motivações do tipo altruísta e social, para a prática do voluntariado. Estes resultados basearam-se nos valores das significâncias estatísticas (p). Quanto à motivação dos elementos do sexo masculino e do sexo feminino, verificaram-se em ambas maiores percentagens no tipo de motivação altruísta. Na análise realizada consoante a classe etária, as respostas que obtiveram maior percentagem foram relativamente ao item altruísta. No que concerne à escolaridade, os inquiridos com ensino básico e secundário apresentaram um maior número de respostas nos itens altruísta e social. Nos licenciados o item com maior percentagem foi o dever moral. Na análise feita relativamente à interseção entre a motivação e os anos de voluntariado, obtiveram-se índices de motivação muito diferenciados, entre os quais interesse, prazer, social, egoísta, material-egoísta e necessidade. / This study aimed to the analysis of the determining factors that led the volunteer firefighters of a corporation to practice voluntary. In this investigation, we begin by making a theoretical framework on the perspectives and types of volunteer motivation, focusing us then in some aspects of their practice in Portugal. The empirical component of the study was supported on a quantitative analysis of 92 questionnaires by volunteer firefighters, adapted from a study by Ward & McKillop (2011) with a Likert scale from 1 to 7 points. The gender distribution, of the analysis indicated a ratio of greater than men to women (63 = 68.5% vs. 29 = 31.5%), aged between 17 and 71 years, and the average of 37 to 77 years (SD = ± 12.1). With regard to marital status (35 = 38%) are married. As for education, the statistical mode stood in the secondary on (52 = 56.5%). The items comprising the motivation scale for volunteering had scores greater than 4 points on a Likert scale of 7 points. The scale consists of 17 items lists the different types of motivation, namely social, interest, pleasure, material-selfish, selfish, selfless, necessity and moral duty. These items were evaluated in the following variables: gender, age group, education level and years of service. Conclusions from this study revealed mainly motivations of altruistic and social type for volunteering. These results were based on the values of statistical significance (p). Both male and female elements replied with the highest percentage for the type of altruistic motivation. In the analysis carried out according to age group, the answers with the greatest percentage were relative to the altruistic item. With regard to education respondents with elementary and high school education had a higher number of responses in altruistic and social items. At University graduate level the item with the highest percentage was the moral duty. In the analysis regarding the intersection between motivation and years of volunteering very different motivation indices were obtained including interest, pleasure, social, selfish, material-selfish and need.
- ItemA Motivação dos Trabalhadores numa Organização: um estudo de caso numa autarquia da região centro(ISMT, 2013) Ventura, Maria Elisabete Calçada; Almeida, Vasco (Orientador)
- ItemNível de Satisfação nos Cuidados Prestados em Estruturas Residenciais para Idosos: estudo comparativo entre instituições do sector lucrativo e do sector solidário(ISMT, 2015) Carvalho, Ana Margarida Raimundo Mourão de; Almeida, Vasco (Orientador)Com o aumento da esperança média de vida e, consequentemente, com o aumento do número de idosos que necessitam de respostas sociais capazes de proporcionar uma melhor qualidade de vida, a escolha da Instituição onde colocar o nosso familiar é cada vez mais exigente. Este estudo teve como principal objetivo realizar uma análise comparativa do grau de satisfação dos utentes, familiares e colaboradores de duas instituições distintas da região centro (uma do sector solidário e outra do sector lucrativo) pelos serviços prestados, procurando acima de tudo, acabar (ou talvez não) com o estereótipo de que a qualidade dos serviços prestados por uma instituição do sector lucrativo é sempre melhor que aqueles prestados por uma Instituição Privada de Solidariedade Social. As conclusões retiradas deste estudo revelaram que, contrariamente ao estereótipo que a sociedade nos impõe, os utentes, famílias e colaboradores da Instituição Privada de Solidariedade Social são os que mais se encontram satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados. No entanto, para além de não pudermos extrapolar estes resultados para a generalidade das instituições, para se compreender melhor os resultados obtidos neste estudo foi tido em conta a zona geográfica em que cada uma das instituições se encontra e o públicoalvo que ambas abrangem. / With increasing life expectancy and hence with the increasing number of elderly people who need social solutions capable of providing a better quality of life , the choice of the institution where you put our family is increasingly demanding . This study aimed to carry out , between these two types of institutions , a comparative analysis of the degree of user satisfaction , family and employees of two different institutions of the central region ( a supportive sector and one from the profit sector ) for services rendered, looking above all, end (or maybe not) with the stereotype that the quality of services provided by an institution of the profit sector is always better than those provided by a Private institution of Social Solidarity. Findings from this study revealed that, contrary to the stereotype that society imposes on us , the users , families and colleagues of Private Institution of Social Solidarity are the ones who are satisfied with the quality of services provided. However , besides we can not extrapolate these results to the majority of institutions , to better understand the results obtained in this study was taken into account the geographical area in which each institution is and the audience that both cover .
- ItemPerceção de Justiça e Comprometimento Afetivo: um estudo de caso numa empresa alimentar da Região Centro(ISMT, 2015) Rocha, Ana José Filipe Nobre; Almeida, Vasco (Orientador)O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre a justiça organizacional e o comprometimento afetivo dos membros organizacionais, bem como, relacionar estas variáveis com vários indicadores sociodemográficos (sexo, idade, grau de instrução escolar, vínculo contratual, antiguidade e tipo de atividade desenvolvida). A investigação decorreu numa empresa da Região Centro do sector alimentar, sendo a amostra constituída por 114 trabalhadores que desempenham diversas funções, tendo-se aplicado a Escala de Justiça Organizacional e o Questionário de Comprometimento Afetivo para a recolha de dados. O estudo aponta para os seguintes resultados: os trabalhadores mais velhos, com mais anos de trabalho na empresa e com vínculo laboral efetivo, apresentam perceções de justiça mais positivas, bem como níveis de comprometimento afetivo mais elevados. As mulheres têm perceções mais elevadas em todas as dimensões da justiça organizacional, à exceção das dimensões interacional e informacional, bem como no comprometimento afetivo. Nas várias dimensões da justiça, são os indivíduos com maior escolaridade que apresentam perceções mais positivas, inversamente são os indivíduos com menor escolaridade a expressar maiores níveis de comprometimento afetivo. A avaliação da justiça organizacional parece não ser significativamente afetada pelas funções desempenhadas na empresa, uma vez que as respostas dos trabalhadores são homogéneas quer na área da justiça organizacional quer no comprometimento afetivo. / The study aims at showing how perceptions of justice predict organizational affective commitment and evaluate how demographic characteristics (gender, age, school level, type of labour contract, years of experience and professional tasks) may affect those perceptions. The research occurred in a food industry in the centre of Portugal, with 114 workers, with various professional functions, applying the Organizational Justice Scale and Affective Commitment Survey. The data suggest the following: older workers, with longer experience and a steady contract, show higher levels of justice perception and stronger bonding towards their organization. In all the dimensions of organizational justice, except in the interactional and informational, women have higher perceptions than men, as well in the evaluation of affective commitment. Individuals with higher levels of education show more positive perceptions in organizational justice, on the contrary the affective commitment is stronger in individuals with lower levels of education. It seems that the functions in the industry are not important for the evaluation of organizational justice and affective commitment, as the answers for most of the workers are similar.
- ItemRelação entre Vulnerabilidade ao Stress e Estratégias de Coping: estudo de caso numa empresa de venda a retalho da Região Centro do País(ISMT, 2012) Tomás, Anabela Carvalho; Almeida, Vasco (Orientador)As situações indutoras de stress são uma constante imutável no dia-a-dia do ser humano e quando esta perturbação não é gerida de forma adequada, acarreta graves prejuízos na saúde dos indivíduos refletindo-se em diversas áreas das suas vidas nomeadamente no trabalho. O presente estudo tem como finalidade identificar a relação entre o stress e as estratégias de coping e perceber se os indivíduos com vulnerabilidade ao stress diferem dos indivíduos sem stress no que concerne às estratégias de coping utilizadas. A vulnerabilidade ao stress foi medida pela escala 23QVS, enquanto as estratégias de coping foram avaliadas pelo Inventário de Resolução de Problemas (IRP), tendo sido, ainda, utilizado um questionário sociodemográfico. A amostra foi composta por 62 trabalhadores de uma empresa de venda a retalho com idades compreendidas entre os 20 e os 44 anos (M=32,02 DP=5,770). Os resultados obtidos revelaram que a vulnerabilidade ao stress se correlaciona de forma negativa e altamente significativa com as estratégias de coping e que indivíduos com e sem vulnerabilidade ao stress não diferem quanto ao uso destas estratégias. / The stress-induction situations are a constant unchanging in human being life, and if this disturbance is not managed adequately can be harmful to the health of individuals and reflected in many areas of their lives including their work. The present study aims to analyze the relationship between stress and coping strategies, and understand if individuals with stress vulnerability differs from individuals without stress in respect to the use of coping strategies. Stress vulnerability was measured by the 23QVS scale and coping strategies by the Inventário de Resolução de Problemas – IRP (Inventory of Problem Solving), and we also used a sociodemographic questionnaire. The sample consisted of 62 workers of a retailing company with ages between 20 and 40 years old (M = 32,02; DP = 5,770). Our research studies reveal that stress vulnerability correlates negatively and highly with coping strategies, and individuals with and without stress vulnerability not differ in the use of these strategies.
- ItemResponsabilidade Social Interna e Motivação no Trabalho(ISMT, 2012) Almeida, Vera Luísa Coimbra de; Almeida, Vasco (Orientador)Este estudo teve como primeiro dos seus objectivos conhecer as percepções de um grupo de trabalhadores acerca de algumas políticas e de algumas práticas de responsabilidade social interna, nomeadamente, da formação oferecida pela empresa, da capacidade que esta tem de fomentar a sua autonomia e a sua iniciativa, das práticas de comunicação existentes na empresa, do equilíbrio que esta proporciona entre a sua vida profissional e a sua vida familiar, dos planos de saúde, segurança e apoio social por ela disponibilizados, da diversidade de mão-de-obra, da(des)igualdade em termos de remuneração e perspectivas de carreira entre homens e mulheres, dos esquemas de atribuição de prémios, da segurança dos postos de trabalho, da preocupação da empresa com a sua empregabilidade futura e, finalmente, da(in)existência de práticas discriminatórias. Procurou também alcançar dois outros objectivos, ou seja, descobrir se as percepções dos trabalhadores relativamente às políticas e às práticas acima descritas exercem ou não algum tipo de influência sobre a sua motivação no trabalho e perceber qual o papel que a antiguidade dos trabalhadores desempenha nesta relação. Após a apresentação e a análise de várias perspectivas históricas acerca da responsabilidade social das empresas surgidas a partir da década de 50 e de algumas das teorias da motivação que foram aparecendo ao longo do mesmo espaço de tempo, esta dissertação expôs um caso de estudo de 75 trabalhadores de uma empresa nacional de distribuição alimentar. Através dos dados recolhidos da aplicação de um questionário, este estudo explorou a relação entre as suas percepções acerca das políticas e das práticas de responsabilidade social interna em vigor na empresa e a sua motivação e qual o papel da sua antiguidade nesta relação. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos trabalhadores inquiridos apresenta uma percepção positiva relativamente às políticas e às práticas de responsabilidade social interna da sua empresa, à excepção do que se refere aos planos de saúde, segurança e apoio social por ela disponibilizados e à sua preocupação com a empregabilidade futura dos seus trabalhadores, e permitem concluir que as percepções positivas têm maior impacto sobre a motivação no trabalho, à excepção do que diz respeito à percepção do equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar proporcionado pela empresa. Conclui-se também que o papel da antiguidade na relação entre percepções das políticas e das práticas de responsabilidade social interna e motivação no trabalho é insignificante. / The primary objective of this study was to learn about the perceptions held by a group of workers concerning some of their company's policies and practices relative to internal social responsibility, in particular, any training offered by the firm, and its role in improving autonomy and initiative. Also of interest were the methods of communication within the firm, the balance provided between the professional and personal lives of personnel, and health, security and social support available to them. The study considered as well the diversity of the workforce, equality (or inequality) of remuneration, and career prospects between men and women, premium allocation schemes, job security, the company's concern for employability, and the existence (or not) of discriminatory practices. Secondary objectives were to discover if the perceptions of workers concerning the policies and practices mentioned above have (or not) any influence on their motivation at work, and to determine any effect of the length of service on this. Opinions were gathered by means of a questionnaire. After the presentation and analysis of various historical perspectives concerning corporate social responsibility from the 1950s onwards and of some of the motivation theories that appeared along the same period of time, this study examines the case of 75 employees of a national company in the food distribution business. The results of the afore-mentioned questionnaire show that the majority of those questioned has a positive attitude towards the policies and practices of their company's internal social responsibility, except concerning health-care, security and social support, and the firm's interest in their future careers, and lead to the conclusion that a positive perception has a greater impact on the workers' motivation. However, they are critical of the importance given by their employer to their personal lives. This study also concludes that length of service has insignificant impact on the perceptions of workers concerning their company's policies and practices relative to internal social responsibility, and on worker motivation.
- ItemSatisfação versus Motivação: um estudo numa empresa na área da automação e sistemas inteligentes da Região Centro(ISMT, 2013) Oliveira, Alexandra Maria Ferreira da Graça Leal de; Almeida, Vasco (Orientador)Introdução: A relação entre satisfação e motivação em contexto organizacional é algo que tem vindo a ser analisada ao longo dos tempos por diversos autores. O objetivo principal deste trabalho passou por identificar de que modo estes dois construtos se interligam face a uma situação de trabalho. Utilizando um questionário desenvolvido em parceria com o Departamento de Recursos Humanos e de Qualidade de uma empresa na área da automação e sistemas inteligentes da região centro, é igualmente, nosso objetivo, avaliar que variáveis podem influenciar os colaboradores da mesma a sentirem-se satisfeitos e/ou motivados. Metodologia: A amostra incluiu 70 colaboradores tendo sido avaliados apenas por departamento, grupo profissional e por tempo na organização. Para cada grupo de questões identificado a moda de respostas (Mo) foi de 35,7%, 44,3% e 47,1% respetivamente. Este grupo de colaboradores foi ainda inquirido no sentido de revelar qual o grau de satisfação, relação com o trabalho e classificação da importância percecionada face ao papel que desempenha na organização. Resultados: Não foram reveladas diferenças estatisticamente significativas nos níveis médios do departamento, apenas entre grupos de resposta ao nível do número total de respostas e no nível de significância (p): “grau de satisfação” p = 0,561; “relação com o trabalho” p = 0,571 e “classificação da importância percecionada” p = 0,074. O mesmo aconteceu para o grupo profissional (“grau de satisfação” p = 0,686; “relação com o trabalho” p = 0,118 e “classificação da importância percecionada” p = 0,311) e tempo na organização (“grau de satisfação” p = 0,41; “relação com o trabalho” p = 0,727 e “classificação da importância percecionada” p = 0,330). Discussão/Conclusão: Não existe uma ligação direta entre estes dois construtos satisfação e motivação, mas sim caraterísticas que levam os colaboradores a sentirem-se mais ou menos satisfeitos/motivados face ao trabalho que desempenham na organização. Estes resultados revelam também que, apesar de não existirem diferenças estatisticamente significativas, os colaboradores se sentem mais satisfeitos tendo em conta as tarefas que desempenham, a função que integram e o tempo a que trabalham na organização. O colaborador pretende manter uma relação próxima com o seu trabalho e vida pessoal e também para ter oportunidade de desenvolver competências e progredir na carreira. / Introduction: The relationship between satisfaction and motivation in organizations is something that has been discussed over the years by several authors. The main objective of this work was to identify how these two constructs can be interconnected in a work situation. Using a questionnaire developed in partnership with the Department of Human Resources and Quality of a company in the field of automation and intelligent systems in the central region, it is also our goal, evaluate variables that may influence employees to feel satisfied and/or motivated. Methodology: The sample included 70 employees assessed only by department, group work and time in the organization. For each group of issues the Mode of responses (Mo) was 35.7%, 44.3% and 47.1% respectively. This group of employees was also inquired in order to identify the degree of satisfaction, relation with work and classification of work importance developed in the organization. Results: We did not found statistically significant differences in mean levels of the department, only between the total number of responses in groups and in the significance (p) levels: “satisfaction level” p = 0,561; “work relationship” p = 0,571 and “classification of work importance” p = 0,074. The same happened to the work group (“satisfaction level” p = 0,686; “work relationship” p = 0,118 and “classification of work importance” p = 0,311) and to the time in organization (“level of satisfaction” p = 0,41; “work relationship” p = 0,727 and “classification of work importance” p = 0,330). Discussion/Conclusion: Doesn’t exist a direct link between these two constructs satisfaction and motivation, but characteristics that lead employees to feel more or less satisfied/motivated towards work their performance in the organization. These results reveal also, that despite the absence of statistically significant differences, these individuals feel more satisfied regarding the tasks they develop, the role and time in the organization. The worker wants to maintain a close relationship with his work and personal life, having at the same time the opportunity to develop skills and make progress in his career.