Comunicação e Tecnologias
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Percorrer Comunicação e Tecnologias por autor "Barata, Maria João"
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- ItemImagem Pública, Marketing e Comunicação Institucional: Uma Abordagem Sociológica de Três Conceitos Empresariais(Interacções, 2002) Barata, Maria JoãoEste artigo propõe uma reflexão sociológica e crítica sobre conceitos/práticas habitualmente tratados no âmbito das ciências empresariais – ‘imagem pública’, ‘marketing’ e ‘comunicação institucional’ – e que dizem respeito à gestão das relações que as organizações mantêm com os seus públicos. A análise desenvolvida questiona as dicotomias convencionais de público/privado, economia/cultura, material/simbólico e empresarial/institucional, procurando compreender como estes campos são transformados através da reflexividade generalizada – cognitiva e estética – das sociedades contemporâneas. A questão central do argumento que se segue é a relação cada vez mais intensa, no cenário actual, entre a gestão de relações económicas e a gestão de relações simbólicas e culturais. A questão de partida é a reconsideração da dualidade entre ciências sociais e ciências empresariais no quadro dos estudos sobre comunicação. Seguidamente, aqueles três conceitos serão pensados, do ponto de vista sociológico:as imagens públicas como representações da sociedade espectadora, o marketing como técnica de gestão do social e, mais especificamente, a comunicação institucional como gestão empresarial dos mercados simbólicos.
- ItemMedia e sua viabilização pelo mercado: uma reflexão crítica sobre audiências e públicos(Interacções, 1996) Barata, Maria JoãoEste breve artigo dá conta de algumas reflexões sobre a viabilização financeira de media audiovisuais: televisão e rádio. Tem particularmente em vista projectos orientados por valores não mercantis: valores sociais, culturais ou artísticos. Num primeiro momento, questiona-se criticamente o conceito de ‘audiència’. Num segundo momento, sugere-se que os receptores de media sejam encarados, não como um conjunto de indivíduos atomizados e passivos, mas como públicos com capacidade de acção na viabilização dos projectos mediáticos que lhes interessam. Num primeiro momento colocaremos um conjunto de questões com as quais pretendemos reflectir sobre os limites e deficiências do conceito que está na base do sistema de financiamento de rádio e televisão preponderante nos nossos dias. Isto é, questionaremos criticamente o conceito de "audiências". Num segundo momento sugerimos a necessidade de os "receptores" de media serem encarados, não como um conjunto de indivíduos atomizados e passivos, mas como públicos com capacidade de acção na viabilização dos projectos mediáticos que lhes interessem. A questão da viabilização dos projectos é a da viabilização pelo mercado, pelo que não consideraremos a questão dos financiamentos estatais, com a qual seríamos remetidos para outras problemáticas - do papel do Estado em relação à cultura, da definição de serviço público de televisão ou rádio, etc. (ainda que estas problemáticas estejam em relação com as que aqui colocamos).
- ItemRuth Finnegan. 2002. Communicating: The Multiple Modes of Human Interconnection. Londres: Routledge. 306 pp. ISBN: 0-415- 24118-9.(Interacções, 2004) Barata, Maria JoãoRuth Finnegan, antropóloga inglesa, propõe-se neste livro responder a uma questão muito básica: como é que nós, seres humanos, comunicamos? O seu ponto principal vai ser mostrar a diversidade e multisensorialidade dos modos de comunicação humana...