Abstract:
A crise económica atual na Grécia deu origem a um novo interesse pela formação profissional, o que está ligado à perceção de que os programas de formação profissional podem fornecer uma alternativa a um percurso educativo académico e que podem impulsionar as perspetivas de emprego para os jovens. Neste contexto e com base nos resultados de um projeto de pesquisa de grande escala, maioritariamente qualitativo, que analisou o sistema de formação grego e envolveu um questionário a 150 stakeholders, este artigo exploratório original fornece uma exploração crítica sucinta, mas também compreensiva de três grandes temas associados a um aspeto chave da formação profissional na Grécia: a capacidade de resposta do mercado de trabalho. Estes temas que emergiram da análise do conteúdo do tema são: (i) questões relacionadas com o conteúdo; (ii) questões relacionadas com os intervenientes; e (iii) questões relacionadas com o desequilíbrio entre a oferta e a procura por cargos com formação profissional. Este artigo argumenta que, apesar de algumas forças, existem sérias fraquezas que prejudicam o potencial da formação profissional na Grécia em funcionar como uma alternativa efetiva aos estudos académicos e como um caminho eficiente na direção da integração no mercado de trabalho.