Lapsos de memória e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores

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Data
2011
Autores
Daniel, Fernanda
Vaz, Alexandra
Vicente-Castro, Florencio
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Editora
Revista de Psicología y Educación
Resumo
Comummente atribuem-se os lapsos de memória às pessoas com idades avançadas. A evidência científica tem, no entanto, demonstrado que o esquecimento advém de uma multiplicidade de factores e que estes são referenciados na população independentemente da idade. A nossa questão de estudo é avaliar os lapsos de memória numa população em idade activa e com habilitações académicas de nível superior e verificar se existe associação com a tríade conceptual ansiedade, stress e depressão. Pretende-se igualmente verificar a relação entre os lapsos de memória e variáveis sociodemográficas. Este estudo é constituído por uma amostra de 68 professores que exercem a sua actividade profissional na Escola Básica do 2.o e 3.o Ciclos. Os instrumentos utilizados para a recolha dos dados foram o Questionário de lapsos de memória (QLM), as Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21) e um questionário sociodemográfico (elaborado por nós).Verificámos, nesta pesquisa, uma associação positiva entre lapsos de memória e estados emocionais negativos (Ansiedade, Stress e Depressão), ausência de associação entre os lapsos de memória e a idade e inexistência de diferenças significativas nos lapsos de memória consoante o sexo.
Descrição
Palavras-chave
ansiedade, stress, depressão, professores, lapsos de memória
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