Instrumentos de Avaliação Psicológica

URI permanente para esta coleção:

Esta coleção integra os instrumentos e os formulários de pedido de uso de vários instrumentos de avaliação em psicologia e em neuropsicologia.

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 5 de 45
  • Item
    Mini-Avaliação Cognitiva de Addenbrooke (versões de teste e reteste)
    (2023) Espírito-Santo, Helena; Grasina, Alexandra; Lemos, Laura; Vilar, Maria Manuela; Simões-Cunha, Luís; Daniel, Fernanda
    Descrição: O M-ACE é um teste cognitivo de curta duração que avalia quatro domínios cognitivos: atenção/orientação, memória, fluência verbal e função visoespacial. O teste é composto por cinco itens, com uma pontuação máxima de 30 pontos. Propriedades psicométricas: Num estudo com utentes de Respostas Sociais em Portugal, o M-ACE demonstrou ser um instrumento fiável (ω de McDonald = .86, α de Cronbach = .85) e consistente ao longo do tempo (r = .72; ICC = .83) e entre avaliadores (κ = .92). O teste mostrou fortes correlações com medidas relacionadas, sustentando a sua validade de construto (r = .67). Além disso, o M-ACE foi eficaz em distinguir Défice cognitivo sem demência de cognição normal com um ponto de corte de 17 pontos (AUC = 0.81, Sensibilidade = 81.7%, Especificidade = 74.4%).
  • Item
    Questionário de Avaliação das Motivações para Revelar a Parentalidade Não-Genética por Doação de Gâmetas (QMRDG)
    (Departamento de Investigação & Desenvolvimento, 2017-02-28) Marques, Cristiana; Galhardo, Ana; Cunha, Marina; Couto, Margarida
    Descrição: Onze itens correspondentes a aspetos considerados para a decisão de revelar a origem nãogenética e nove itens referentes a aspetos associados à decisão de não revelar. Uma terceira componentedeste questionário engloba a totalidade dos itens e dirige-se a pessoas que não tenham ainda tomado uma decisão, independentemente de já terem sido pais por esta via ou de o poderem vir a ser. Os diferentes itens são respondidos numa escala de 5 pontos, indo de 1 (Discordo totalmente) a 5 (Concordo totalmente), sendo solicitada a indicação do grau de concordância relativamente a tratar-se de uma razão importante para a decisão. Propriedades psicométricas: O QMRDG revelou possuir itens claros e de fácilcompreensão (o estudo foi de desenvolvimento e estudo da validade facial).
  • Item
    Problem video game playing scale - Versão portuguesa
    (Departamento de Investigação & Desenvolvimento, 2018) Espirito-Santo, Helena; Tomázio, João; Madeira-Sério, Carla
    Descrição: Nove itens, duas opções de resposta (0-1 pontos); varia entre 0 pontos (Ausência de dependência a videojogos) e 9 pontos (Nível elevado de ependência a videojogos). Propriedades psicométricas: Alfa de Cronbach = 0,66; Estrutura fatorial com 1 fator e variância de 33,6 %.
  • Item
    Geriatric Depression Scale-8
    (Departamento de Investigação & Desenvolvimento, 2019) Duarte, Cristiana; Madeira-Sério, Carla; Daniel, Fernanda; Lemos, Laura; Espirito-Santo, Helena
    Descrição: Oito itens, duas opções de resposta (0-1 pontos); varia entre 0 pontos (Ausência de sintomas depressivos) e 8 pontos (Nível elevado de sintomas depressivos). A GDS-8 é uma versão breve da Geriatric Depression Scale de Yesavage et al. (1983) validada para rastrear sintomas depressivos entre pessoas idosas institucionalizadas. Propriedades psicométricas: Alfa de Cronbach = 0,87; Estrutura fatorial com 1 fator e variância de 52,5%. Análise ROC: sensibilidade = 80%; Especificidade = 77%; AUC = 0,82; Ponto de corte = 5/6.
  • Item
    Jasper/Goldberg Adult ADD Screening Examination (ADD-SE)
    (Departamento de Investigação & Desenvolvimento, 2019) Espirito-Santo, Helena; Duarte, Cristiana; Madeira-Sério, Carla; Lemos, Laura
    Descrição: Vinte e quatro itens, 6 opções de resposta (0-5 pontos); varia entre 0 pontos (baixa probabilidade de Distúrbio de Défice de Atenção) e 120 pontos (muito alta probabilidade de Distúrbio de Défice de Atenção). A ADD-SE identifica sintomas de Distúrbio de Défice de Atenção do adulto. Propriedades psicométricas: Alfa de Cronbach = 0,92; Estrutura fatorial com 4 fatores, explicando 57,0% da variância.