Validação da Versão Portuguesa da Social-Emotional Expertise (SEE) Scale

A carregar...
Miniatura
Data
2021
Autores
Santos, Ana Beatriz Neto dos
Cunha, Marina (Orientadora)
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
ISMT
Resumo
Introdução: Lidar com as emoções, gerir sentimentos e saber estabelecer relações interpessoais são algumas competências socioemocionais que se tornaram tão relevantes, quanto as competências cognitivas, na promoção da autonomia, bem-estar e sucesso do indivíduo nas mais diversas áreas da vida. Deste modo, o desenvolvimento de instrumentos que avaliem as competências socioemocionais são cruciais, possibilitando uma compreensão do papel destas competências e um adequado planeamento de estratégias de intervenção. Objetivo: Traduzir e validar a escala Social-Emotional Expertise (SEE) para a população Portuguesa. Especificamente, foram analisadas a estrutura fatorial da SEE, fidedignidade e a sua validade convergente e divergente correlacionando-a com outras variáveis de relevo. Método: A amostra foi constituída por 258 participantes (210 mulheres e 48 homens), com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos. Os participantes preencheram um protocolo online que incluiu um questionário sociodemográfico, a SEE, a Schutte Emotional Intelligence Scale (SEIS), a Subjective Happiness Scale (SHS), e a Social Interaction Anxiety Scale (SIAS). Uma subamostra completou a SEE uma segunda vez, quatro semanas após a primeira administração para efeitos da análise da fidedignidade temporal. Resultados: A SEE apresentou uma estrutura bifactorial composta pelos fatores Adaptabilidade e Expressividade. Revelou uma boa consistência interna (α = .93) para o total e respetivos fatores (α Adaptabilidade = .92; α Expressividade = .83) e uma adequada fidedignidade testereteste (r = .58; p < .001). Mostrou associações positivas com a inteligência emocional (r = . 58; p < .001) e a felicidade subjetiva (r = .26; p < .001), e associações negativas com a ansiedade de interação social (r = -.36; p < .001). Não foram encontradas diferenças significativas de género, e a idade e escolaridade não se mostraram associadas às competências socioemocionais avaliadas pela SEE. Discussão: A escala Social-Emotional Expertise mostrou ser um instrumento válido e fidedigno para avaliar as competências socioemocionais em adultos na população Portuguesa. / Introduction: Dealing with emotions, managing feelings and knowing how to establish interpersonal relationships are some of the socio-emotional skills that have become as relevant, as cognitive skills, in promoting the individual’s autonomy, well-being and success in the most diverse áreas of life. Thus, the development of instruments that assess socioemotional skills is crucial, enabling an understanding of the role of these skills and adequate planning of intervention strategies. Objective: Translate and validate the Social-Emotional Expertise (SEE) scale for the Portuguese population. Specifically, the factorial structure of the SEE, reliability and its convergent and divergent validity were analyzed, correlating it with other relevant variables. Method: The sample consisted of 258 participants (210 women and 48 men), aged between 18 and 64 years old. Participants completed an online protocol that included a sociodemographic questionnaire, the SEE, the Schutte Emotional Intelligence Scale (SEIS), the Subjective Happiness Scale (SHS), and the Social Interaction Anxiety Scale (SIAS). A sub-sample completed the SEE a second time, four weeks after the first administration, for the purpose of temporal reliability analysis. Results: The SEE presented a bifactorial structure composed by the Adaptability and Expressiveness factors. It revealed good internal consistency (α = .93) for the total and respective factors (α Adaptability = .92; α Expressivity = .83) and an adequate test-retest reliability (r = . 58; p < .001). It showed positive associations with emotional intelligence (r = .58; p < .001) and subjective happiness (r = .26; p < .001) and negative associations with social interaction anxiety (r = -.36; p < .001). No significant gender differences were found, and age and education were not associated with socio-emotional skills assessed by the SEE. Discussion: The Social-Emotional Expertise scale proved to be a valid and reliable instrument to assess social-emotional skills in adults in the Portuguesa population.
Descrição
Palavras-chave
Competências socioemocionais - Socioemotional skills, SEE - SEE, Validação - Validation, Instrumento - Instrument, Avaliação - Evaluation
Citação