Desenvolvimento da Escala de Relevância das Redes Sociais na Comunidade LGBTI+

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Data
2021
Autores
Carvalho, Ema Filipa da Cruz Martins de
Galhardo, Ana (Orientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
Introdução: As redes sociais são um recurso cada vez mais popular a nível mundial, sendo uma ferramenta indispensável a vários níveis do quotidiano. Apesar dos diversos aspetos negativos que estas acarretam, é de salientar a sua utilidade no âmbito da comunidade LGBTI+ enquanto um meio que possibilita, aos seus elementos, uma maior ligação e um crescente acesso a informação relativa à comunidade, muitas vezes contrastando com o contexto offline no qual esta se insere. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo o desenvolvimento e validação da Escala de Relevância das Redes Sociais na Comunidade LGBTI+ (ERRS -LGBTI+), assim como caracterizar os padrões de uso e as motivações para o uso destas redes na referida comunidade. Metodologia: A amostra foi constituída por 83 participantes, com uma média de idades de 25 anos (DP = 7.45). A maioria dos participantes eram cisgénero (67.5%), homossexuais (48.2%) e bissexuais (33.7%). Os respondentes procederem ao preenchimento de um questionário sociodemográfico e dois questionários relativos ao modo de utilização e motivações associados ao uso das redes sociais, assim como um conjunto instrumentos de autorresposta, incluindo a ERRS-LGBTI+. Resultados: A ERRS-LGBTI+ demonstrou ser uma escala unidimensional, apresentando um alfa de Cronbach de .89. A presente escala revelou uma correlação positiva significativa de grande dimensão com a subescala modificada da MSPSS para a redes sociais, o que é sugestivo de validade convergente, verificando-se uma associação elevada com o score global de vergonha (EVEI) e uma correlação positiva de pequena dimensão com a subescala de sintomas depressivos da EADS. Discussão: A ERRS-LGBTI+ mostrou ser um instrumento fidedigno e válido, podendo servir como um ponto de partida para o delineamento de estratégias a serem implementadas em contexto online e offline, de forma a tornar o desenvolvimento destas minorias o mais confortável e inclusivo possível, salientando-se ainda a sua utilidade para fins de investigação. / Introduction: Social media are an increasingly popular resource worldwide, being an indispensable tool in most people everyday life. Therefore, and despite the negative aspects that they entail, social media are useful for people in the LGBTI+ community allowing its members to have a greater connection and greater access to information relating to the community, often in contrast to the offline context in which it is inserted. Objective: This study aimed to develop and validate the Relevance Scale of Social Networks in the LGBTI+ Community (ERRS-LGBTI+) to assess the benefits provided by social media specifically in this community, as opposed to the offline context. Methodology: The sample encompassed 83 participants, with a mean age of 25 years old (SD = 7.45). Most participants were cisgender (n = 56; 67.5%), 40 were homosexual (48.2%) and 28 were bisexual (33.7%). Respondents filled in a sociodemographic questionnaire and two questionnaires concerning the use and motivations for using social media. Participants also completed a set of self-report measures, including the ERRS-LGBTI+. Results: The ERRS-LGBTI+ proved to be a unidimensional scale, with a Cronbach alpha of .89. The ERRS-LGBTI+ revealed a strong significant positive correlation with the modified MSPSS subscale for social networks, which is suggestive of convergent validity. It showed a moderate association with the global shame score (EVEI) and, finally, a weak positive correlation with the DASS depressive symptoms subscale. Discussion: The ERRS-LGBTI+ showed to be a valid and reliable measure and may be used as a research tool as well as a tool to assess the relevance of social media contributing to the design of strategies to be implemented in an online and offline context, aiming an inclusive development of these minorities.
Descrição
Palavras-chave
LGBTI+ - LGBTI+, Redes sociais - Social media, Análise fatorial exploratória - Exploratory factor analysis, Propriedades psicométricas - Psychometric properties
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